Candidatos ao cargo de auxiliar de serviços gerais do concurso público da Prefeitura de Nova Friburgo farão neste sábado, 4, testes de aptidão física (TAF) para 52 vagas que não foram preenchidas na primeira vez que a avaliação foi aplicada, em fevereiro. O teste será realizado em quatro horários — 7h, 9h, 13h, 15h — no Ginásio Helena Deccache, do Friburguense Atlético Clube, em Olaria. O edital de convocação com a relação dos candidatos está disponível nos sites www.exatuspr.com.br e www.pmnf.rj.gov.br.
A prefeitura oferece 100 vagas para auxiliar de serviços gerais com salário de R$ 807,93. Em fevereiro, 500 candidatos aprovados na prova objetiva para o cargo foram convocados para fazer o teste de aptidão física. Destes, 48 candidatos conseguiram concluir com êxito a avaliação, por isso, a comissão do concurso decidiu realizar novamente o teste para preencher as 52 vagas restantes para o cargo de auxiliar de serviços gerais. O restante dos candidatos que não fizeram a avaliação em fevereiro foram convocados para fazer este novo teste.
O TAF deste sábado terá quatro etapas: o candidato deverá com um único impulso e sem corrida de aproximação, saltar para frente, buscando ultrapassar o espaço de 2,14 metros, para homens, e 1,66 metro, para mulheres, demarcados no chão. Após o salto, os classificados farão abdominais (25 para homens e 15 para mulheres) e, depois, flexões (20 para homens e 15 para mulheres), ambas deverão ser realizadas em um minuto.
Na última fase do teste, os homens deverão correr 1.600 metros e as mulheres, 1.200 metros em 12 minutos. Somente os candidatos aprovados nas quatro etapas do teste se classificarão no concurso.
Segundo o edital, os candidatos convocados deverão apresentar na hora do teste um documento de identidade original, atestado médico e também deverão estar trajados com roupa própria e adequada à prática de atividades físicas. O candidato que descumprir essas normas não poderá realizar o TAF.
Teste físico na Justiça
Em março, a Defensoria Pública entrou com uma ação civil pública pedindo a anulação do teste de aptidão física aplicado em fevereiro. Segundo o órgão, vários candidatos reclamaram que avaliação exigiu habilidades de elevado grau de dificuldade e incompatíveis com as funções desempenhadas em cada cargo. Somente cerca de 9% dos avaliados foram aprovados no teste para serviços gerais, por exemplo. O processo está em andamento na 1ª Vara Cívil de Nova Friburgo.
Deixe o seu comentário