Alunos do Cefet concluem pesquisa para Inventário de Oferta Turística

Dados foram enviados para a UFF. Levantamento abrange informações também de Cachoeiras de Macacu, Teresópolis e Petrópolis
quarta-feira, 01 de junho de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Estudantes visitaram locais de hospedagem, atrativos turísticos, restaurantes e similares e reuniram informações que irão compor o inventário (Foto: Divulgação)
Estudantes visitaram locais de hospedagem, atrativos turísticos, restaurantes e similares e reuniram informações que irão compor o inventário (Foto: Divulgação)

Um grupo de 15 estudantes do curso de Tecnologia em Gestão de Turismo do Cefet (Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca), dos campi de Nova Friburgo e Petrópolis, concluíram na última terça-feira, 31 de maio, a pesquisa de campo para a elaboração do primeiro Inventário da Oferta Turística (IOT). Além de Nova Friburgo, o projeto contempla ainda os municípios vizinhos de Cachoeiras de Macacu, Teresópolis e Petrópolis.

Realizado a partir de uma parceria entre o governo do estado do Rio de Janeiro, a Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense (UFF) e o Cefet-RJ, a pesquisa foi coordenada pela professora Bianca Tempone Felga de Moraes, docente do curso de Gestão em Turismo e diretora do campus Nova Friburgo. Durante 14 dias, os alunos visitaram meios de hospedagem, atrativos turísticos, restaurantes e similares e outros serviços turísticos das quatro cidades.

O IOT tem como objetivo mapear atrativos, infraestrutura, equipamentos e serviços turísticos, assim como a cadeia produtiva do turismo. O levantamento serve como referência para investimentos privados, em função do detalhamento minucioso da oferta turística. A iniciativa integra também o Programa Nacional do Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Vale destacar ainda que os estudantes que fizeram parte do projeto receberam treinamento teórico e prático para iniciarem as atividades de pesquisa de campo, além de bolsa-remuneração da Fundação Euclides da Cunha (UFF) e ajuda de custo diária, para alimentação, uniforme e crachá de identificação, transporte e um tablet onde foram inseridas as informações coletadas durante a pesquisa de campo. Eles ganharam ainda certificados pelos treinamentos realizados e pelas atividades de pesquisa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Cefet | Turismo
Publicidade