Neste sábado, 28, a Estação Livre — local onde funcionava a antiga Rodoviária Urbana, na Praça Getúlio Vargas — vai receber seu primeiro evento cultural. A apresentação faz parte do projeto “Banda na Praça”, realizado mensalmente em parceria com a prefeitura, através da secretaria municipal de Cultura. Quem vai estrear o espaço será a Real Banda Euterpe Friburguense, que teve seu nome alterado recentemente para acompanhar a decisão da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, que oficializou o título de “Nova Friburgo como Cidade Real”.
O concerto, marcado para começar às 17h, terá regência do maestro titular Nelson José da Silva Neto, e será um dos últimos eventos especiais em comemoração ao 198º aniversário de fundação, decretada pelo rei Dom João VI, de Nova Friburgo. Neste fim de semana também acontecem outras atrações, como o 57º Jogos Florais e a I Feira Cultural de Nova Friburgo, fechando o festivo mês de maio.
Além da apresentação deste sábado, o público também poderá conferir, no próximo dia 12 de junho, um novo concerto da Real Banda Euterpe. Desta vez, a participação acontece em um dos tradicionais festejos de Santo Antônio, também padroeiro da banda. A apresentação da Euterpe, na Festa de Santo Antonio, acontece durante a noite na Praça do Suspiro, no Centro.
Estação Livre
A Estação Livre foi inaugurada pela prefeitura no último dia 19 de maio. Para deixar de ser uma rodoviária urbana e se transformar em um espaço cultural, o local sofreu uma série de modificações. A principal delas foi a retirada de grades e catracas, durante as obras de revitalização iniciadas em fevereiro, para o livre acesso dos usuários. As plataformas de ônibus no formato espinha de peixe também acabaram e foram substituídas por calçadões nos lados sul e norte. Além da reforma dos banheiros, a parte interna recebeu painéis com fotos da cidade. O espaço amplo tem como intuito abrigar eventos artísticos e culturais.
Orçada em R$ 160 mil e custeada pela prefeitura, o novo espaço conta com um posto 24 horas da Guarda Municipal. A execução dos trabalhos foi concluída na quarta-feira, 18 de maio, e ficou a cargo da Confia Construtora, empresa com sede em Rio das Ostras, vencedora da licitação.
Deixe o seu comentário