Nova Friburgo oferece uma série de opções de lazer neste feriado prolongado. Roteiros não faltam para quem gosta de apreciar a natureza e as áreas verdes que cercam a cidade, famosa por suas belezas naturais. A chegada do frio também dá um charme a mais a conhecidos pontos turísticos friburguenses, que costumam registrar um aumento de visitantes com a queda da temperatura. Confira algumas boas sugestões de passeios para serem feitos neste feriadão:
1 - Perto das montanhas
Os melhores atrativos para o ecoturismo e os esportes ao ar livre estão em Nova Friburgo. Locais como o Parque Estadual dos Três Picos são referência para quem quer curtir o que a natureza tem de melhor. Conhecido como o paraíso dos escaladores, o parque abriga um imponente conjunto de montanhas onde está o Pico Maior, ponto culminante de toda Serra do Mar — com 2.366m. Junte-se a isso um cenário exuberante, repleto de cachoeiras, trilhas, mirantes, afloramentos rochosos e áreas remanescentes de Mata Atlântica, ideais para um passeio bucólico. Para chegar a esse rico cenário, basta pegar a RJ-130 e entrar no km 46, onde fica a unidade local do parque.
Outra boa opção de passeio nesta época é ir ao Pico do Caledônia, que tem 2.257m e é a 2ª maior montanha da Serra do Mar. O acesso se dá pelo bairro Cascatinha e o visitante vai de carro até a portaria, seguindo por um trajeto com uma subida íngreme nos 2 km finais. Depois, é preciso encarar uma escadaria de 630 degraus (25 minutos de caminhada) para alcançar o pico, de onde se avista até a Região dos Lagos. O ideal é fazer o passeio pela manhã, quando a visibilidade é maior. Mais informações pelo telefone (22) 2523-5025.
2 - Circuito Tere-Fri
Está localizado na RJ-130, estrada com 68 km de extensão que liga Nova Friburgo a Teresópolis, cujo trajeto já permite apreciar lugares aconchegantes circundados por áreas remanescentes de Mata Atlântica. Em todo o percurso da estrada, o clima convida a contemplar as charmosas montanhas da serra fluminense. Ao longo da rodovia, há uma série de atrações, como o Jardim do Nêgo, que fica no km 55 da estrada e é uma criação do artista cearense Geraldo Simplício, o Nêgo. Ele mora no local há mais de 30 anos e utiliza os barrancos em torno de seu sítio como matéria-prima para criar originais esculturas naturais. Vale a pena visitar o espaço, situado no distrito de Campo do Coelho, e aberto diariamente, das 8h às 17h. Crianças até 12 anos não pagam ingresso. Mais informações pelo telefone (22) 2543-2253.
Outro atrativo do Circuito é o complexo que reúne a Queijaria e Chocolataria Suíça, localizado no km 18 da RJ-130. O espaço é o endereço certo para desfrutar de belas paisagens, saborear chocolates artesanais e queijos produzidos com leite de vaca e cabra. Neste mês de aniversário da cidade, vale conferir também o Memorial da Colonização, que retrata um pouco da história dos suíços colonizadores de Nova Friburgo. O complexo funciona de segunda a domingo, das 9h às 18h. Nos fins de semana é possível conferir outros atrativos nos jardins do espaço, como lojas de artesanato e o Museu de Taxidermia. Mais informações pelos telefones 2529-4358 (Casa Suíça) ou 2529-4000 (Queijaria Suíça).
3 - Lumiar e São Pedro da Serra
A tranquilidade das vilas de colonização suíça, as corredeiras do Rio Macaé, o Encontro dos Rios, a Pedra Riscada e a extensa região de Mata Atlântica preservada, são os maiores atrativos destes dois lugarejos, localizados a cerca de uma hora do centro de Nova Friburgo. Para os apaixonados por esporte, os locais tornam-se ainda mais interessantes, já que suas características possibilitam a prática de caminhadas, mountain bike, escalada, entre outros.
Para se chegar aos dois distritos, basta pegar a RJ-142, estrada que liga Nova Friburgo a Casimiro de Abreu, e que oferece uma vista privilegiada das montanhas e da natureza. Chegando ao centro de Lumiar, os principais atrativos são as lojinhas de artesanato e os restaurantes de comida caseira. São Pedro também é um ótimo destino para quem quer fazer um passeio bucólico neste feriadão. Na Praça João Heringer e na Rua Rodrigues Alves há uma variedade de ateliês e lojas de artesanato, além de restaurantes e bares com saborosos pratos. Destaque também para a primeira igreja da região, construída pelos colonos suíços. De linhas simples, a edificação apresenta a torre sineira fora do corpo principal da igreja.
Deixe o seu comentário