Massimo — 13/05/2016

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Wally

A semana mais agitada dos últimos anos em Brasília, diversos canais transmitindo ao vivo as atividades no Congresso Nacional, e eis que a câmera registra a movimentação do deputado Sóstenes Cavalcante, próximo a três rostos bastante conhecidos por aqui: o prefeito Rogério Cabral, o presidente da Câmara Municipal, Marcio Damazio, e o ex-líder de governo e secretário de Obras, Alexandre Cruz.

Aconteceu na terça-feira, 10.

Alguém mais viu?

Títulos de cidadania (1)

O Legislativo realiza hoje sua grande festa anual para entrega dos títulos de cidadania friburguense, e também da Comenda Barão de Nova Friburgo, maior honraria municipal, que em 2016 será entregue ao comandante do 11º BPM, coronel Carlos Eduardo Hespanha.

Nos bastidores, no entanto, o clima não é lá de muita festa não.

Títulos de cidadania (2)

Além das diversas e bem conhecidas rixas entre vereadores - algumas, vale notar, florescendo entre parlamentares de mesma nominata - a cerimônia voltou a ser motivo de divisão em plenário.

O filme já foi visto antes: rejeição em plenário a personalidade indicada, e polêmica em torno da realização ou não de coquetel ao fim da cerimônia.

Títulos de cidadania (3)

Quanto à confraternização após a festa, a desinformação novamente andou fazendo seus estragos.

No fim, o cenário é o mesmo do ano passado. Sem verba da própria Câmara, alguns vereadores concordaram em promover um coquetel com recursos próprios. Outros optaram por celebrar de outras formas.

Ninguém precisa se sentir ofendido, portanto, se não for convidado para uns drinques após a homenagem.

Detalhe importante

O vice-presidente da Câmara, vereador Marcelo Verly, lembra o colunista de um detalhe importante, que acabou passando batido nas notinhas dedicadas à palestra que o professor Rildo Cosson (foto) ministrou na última terça-feira, 10, aqui em Nova Friburgo.

Aspas

“Cosson, que atua no Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (Cefor), falou da Tribuna Laura Milheiro de Freitas, abordando a importância dos legislativos na formação democrática e cidadã dos munícipes. Dezenas de pessoas acompanharam a palestra e receberam certificado ao seu final.”

IML

O deputado estadual Comte Bittencourt somou-se às vozes contrárias ao fechamento da representação friburguense do Instituto Médico Legal.

Em plenário, o parlamentar argumentou que está faltando bom senso na logística.

Aspas (2)

“Não faz sentido o IML de Nova Friburgo, que atende a toda a região Centro-Norte serrana, ser fechado e incorporado ao de Teresópolis. A população teria que se deslocar mais de 70 quilômetros. O ideal, já que sabemos ser necessário a redução de IMLs no estado, seria Teresópolis ser incorporado ao de Petrópolis, onde a distância é muito menor”, defendeu.

General Osório

O vereador Dr. Luis Fernando solicitou e conseguiu agendar uma audiência pública no próximo dia 23, uma segunda-feira, para debater com representantes da Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana, e também com moradores e comerciantes, os prós e contras da obra que pretende deixar a Rua General Osório em mão dupla.

A iniciativa também teve o apoio do vereador Wellington Moreira, que reside na localidade há mais de 40 anos.

Área restrita

A Secretaria de Obras solicita aos motoristas que não estacionem seus veículos nas ruas Manoel Rodrigues; Afonso Sardou; Humberto Gomes e Zair Pires Pirazzo na próxima quinta-feira, 19, no período entre 7h e 12h.

O motivo: cerca de 95 casas serão demolidas no Alto da Vilage, e as citadas ruas precisam estar livres para que máquinas e caminhões da prefeitura possam circular livremente.

Imperdível

Acontece neste fim de semana (dias 14 e 15 de maio) a 16ª edição do já tradicional encontro anual de carros antigos de Nova Friburgo, realizado pela Acanf.

O evento é sensacional, e representa uma ótima oportunidade para que friburguenses e turistas tenham a chance de conferir de perto verdadeiras joias sobre rodas, que contam boa parte da história do automóvel em terras brasileiras.

Cultura e solidariedade

E o que é melhor: os momentos de entretenimento, nostalgia e cultura vêm embalados em cores de solidariedade.

Afinal, como de hábito, os organizadores pedem que visitantes levem um quilo de alimento não perecível, que mais tarde será doado a quem mais precisa.

Ou seja: é para ir e levar toda a família.

Qualificação cervejeira (1)

O polo cervejeiro de Nova Friburgo já representa um bom exemplo de como estímulos governamentais - quando atribuídos com critério - podem efetivamente estimular vocações econômicas.

Desde a criação do programa de incentivo às microcervejarias na cidade, através da lei municipal 4.409, de agosto de 2015, o setor não para de crescer. Até então, havia cinco empresas legalizadas e oito cervejarias artesanais. Hoje são sete legalizadas, cinco em fase de legalização, sete em planejamento e dez artesanais. Mais oito marcas de outros locais buscam áreas para produzir no município.

Qualificação cervejeira (2)

Para atender à crescente demanda por profissionais habilitados, o Sebrae está com inscrições abertas para duas oportunidades de qualificação.

Das 13h às 17h na próxima terça-feira, 17, será promovido um seminário técnico de Boas Práticas em Fabricação de Cervejas Especiais. O evento é gratuito, aberto a todos os empreendedores do setor, e acontece no Escritório Regional do Sebrae em Nova Friburgo.

Qualificação cervejeira (3)

Também estão abertas as inscrições para o curso de capacitação em análise sensorial para cervejarias, previsto para acontecer em julho na Padaria Escola do Senai de Nova Friburgo, com datas a definir.

O objetivo é qualificar profissionais e empreendedores do setor para entenderem melhor conceitos de harmonização e combinação de sabores, conhecerem mais sobre os tipos de cervejas e suas bases de produção e identificarem defeitos sensoriais das cervejas associados a aspectos tecnológicos, a fim de assegurar a qualidade da bebida.

Valores e outras informações podem ser obtidos pelo telefone (22) 2523-0540.

Sinal?

Alguém observou, nas redes sociais, que o primeiro dia a começar sem o governo do PT em 13 anos será justamente uma sexta-feira 13.

Para o supersticioso tetracampeão Zagallo, deve ser um bom sinal.

Mas, e para você? É?

Foto da galeria
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.