(SECOM) - O deputado federal Chico D’Angelo esteve em Nova Friburgo segunda-feira, 2, para tratar da instalação de um campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na cidade. A visita, que partiu de um convite feito no escritório do deputado, em Niterói, pela secretária do Programa Integrado de Ação Comunitária (Piac), Marcia Elize Rufino de Souza, já rendeu bons frutos. D’Angelo ficou entusiasmado com os projetos da nova administração e disponibilizou seu gabinete em Brasília para cuidar dos assuntos de interesse do município.
“Apesar de ser médico, a educação sempre fez parte das minhas principais metas de governo. Eu e minha equipe estamos empenhados em trazer para cá a UFRJ, que dará à cidade uma melhor qualificação aos seus jovens e maior acesso a quem não pode pagar uma universidade particular. Estarei, na próxima quinta-feira, com o ministro da Educação, Fernando Haddad, juntamente com o presidente Lula, em visita a Cabo Frio, já para discutir esses objetivos”, revelou o deputado.
Antes de seguir ao gabinete do prefeito, Chico D’Angelo se reuniu com a equipe de Marcia Elize no Centro de Convivência da Terceira Idade e participou da reinauguração simbólica do espaço, que promove cursos e atividades físicas para idosos. Marcia adiantou que uma audiência com o reitor da UFRJ já foi marcada, respondendo à carta enviada pelo prefeito Heródoto Bento de Mello à instituição de ensino superior, que ressaltou a importância da universidade em Nova Friburgo. “O desejo do prefeito de instalar aqui um campus da UFRJ faz parte dos planos de tornar a cidade um polo universitário, já que atendemos a estudantes de toda a região. Acredito que o ministro da Educação será simpático à ideia, levando em conta esse número significativo de jovens que frequentam nossas universidades e faculdades”, disse a secretária do Piac.
Portas abertas em Brasília
O prefeito Heródoto Bento de Mello recepcionou o deputado em seu gabinete e conversou longamente sobre a saúde, assunto que D’Angelo conhece bem, pois é médico e já foi secretário do setor em Niterói. Ambos discutiram a possibilidade real do aporte de verbas federais ao município. “Sou da base do governo no Planalto e posso ajudar muito Nova Friburgo, que é referência na região. Além da UFRJ, vou apoiar todo projeto que visa à melhoria da qualidade de vida do friburguense”, disse o deputado, que logo depois se dirigiu a Heródoto: “Prefeito, dinheiro em Brasília há, só precisamos de projetos bem planejados e isso eu já sei que o senhor sabe fazer”.
“Estou com muitos pedidos na ponta da língua”, brincou o chefe do Executivo, que ressaltou o papel de força motora da região exercida por Nova Friburgo. Heródoto ainda lembrou que a cidade tem todas as características necessárias para se tornar uma das melhores do país, bastando seriedade e compromisso. “Nosso clima é fantástico, a natureza é ímpar, o povo é educado e ordeiro, estamos no Paraíso. Pecamos em não exercer nossa vocação para o desenvolvimento nos últimos anos, mas agora é hora de mudança. Projeto não nos falta e apoio parece que estamos conseguindo. A UFRJ é o primeiro passo para a preparação técnica dos nossos jovens e a construção de um futuro promissor para nossa cidade”, garantiu o prefeito.
Uma nova visita do deputado foi marcada para o próximo mês, quando as negociações em torno da vinda da universidade federal já devem estar bem avançadas.
Deixe o seu comentário