Na última sexta-feira, 27 de fevereiro, a sede da banda Campesina Friburguense abrigou a premiação Melhores do Carnaval 2009. Sempre homenageando grandes nomes do carnaval friburguense, este ano foi a vez do carnavalesco Eduardo Rodrigues, o Eduardinho, um dos grandes e mais memoráveis vencedores do Concurso Municipal de Fantasias – este ano sagrado campeão com a fantasia Tributo à Lei-Ur.
A comissão julgadora paralela foi organizada pela Associação Friburguense de Imprensa (AFI) e realizou seu trabalho pela quarta vez. O evento, apresentado pelo radialista Marcelo Merecci, começou com a leitura de um manifesto assinado pelo presidente José Duarte. Na nota a AFI lembrou que há 52 anos vem cumprindo o dever de defender, valorizar e resgatar o respeito à classe jornalística. Também elogiou o desempenho do atual governo na realização de um carnaval cheio de novidades, lotando a avenida, como há mais de 15 anos não se via. No entanto, a lista de críticas foi um tanto quanto mais longa. A primeira delas foi em relação à inversão do trajeto dos desfiles, considerada objeto de discussão de 90% dos sambistas, por conta do horário extensivo dos desfiles. Declarou-se que a Avenida Alberto Braune não é mais compatível com a grandiosidade tomada pelo carnaval friburguense, que, para os próximos anos, precisa urgentemente de um novo local, capaz de atender as expectativas gerais.
A Liga das Escolas de Samba também não foi poupada com críticas quanto aos critérios de avaliação, quesitos e jurados. A AFI também se mostrou particularmente ofendida com o descumprimento do credenciamento para os profissionais de imprensa, alegando que diversas pessoas que nada teriam a ver com a área receberam o privilégio. Ainda a respeito do credenciamento, lamentou-se a proibição da imprensa em circular no camarote oficial do prefeito Heródoto Bento de Mello e seus convidados.
Por fim, a nota da AFI destacou o desrespeito sofrido pela classe durante a apuração dos campeões do carnaval, quando diversos jornalistas foram acusados pela liga carnavalesca de tumultuarem o processo, sendo, assim, solicitados a deixar o local dos trabalhos. O manifesto foi encerrado com o anúncio do lançamento do 2º Fórum de Carnaval de Nova Friburgo, a se realizar entre os dias 13 e 17 de abril próximos, na Academia Friburguense de Letras (AFL), quando será discutido o futuro do carnaval de Nova Friburgo.
Finalizada a demonstração pública de descontentamento, foi chegada a hora da festa. Ansiosas, diversas personalidades do carnaval aguardavam a oportunidade de entregar e receber os certificados de melhores do ano. O primeiro a ser chamado ao palco foi o grande homenageado da noite, Eduardo Rodrigues, que recebeu o certificado das mãos de José Duarte.
Eduardinho lembrou os sacrifícios cometidos, principalmente nos primeiros anos em que participou dos concursos de fantasia, quando, trabalhando como mecânico, muitas vezes passou por dificuldades financeiras para comprar adereços para os trajes. “Ninguém faz nada sozinho, e muitos me ajudaram nesses anos. Fiz minhas fantasias com a ajuda de Deus e dos amigos e agradeço a todos por isso”, disse o sempre sorridente Eduardinho.
Na ocasião também foi revelado o nome do homenageado de 2010, Coracy Martins, pelos seus mais de 30 anos de trabalho jornalístico voltado para o carnaval e música popular brasileira.
Entre os destaques da premiação estiveram o momento em que Eduardinho voltou ao palco para entregar o prêmio referente ao 35º Concurso Municipal de Fantasias a Julio Santos, proporcionando, assim, um belo encontro de duas gerações de vencedores do referido concurso. Don Bira também foi convidado a entregar o troféu de Destaque do Povo ao passista Luciano Lacraia, que, emocionado, dançou e posou para fotos. O jornalista José Duarte foi homenageado, recebendo das mãos de Marly Pinel, vice-presidente da AFI, um certificado por seu trabalho e dedicação, pelos quase 20 anos de jornalismo friburguense e sua grande contribuição à AFI, praticamente reerguida graças a sua administração.
Ao fim do evento, o presidente da Campesina, Carlos Magno da Silva, reiterou que a sede da banda estará sempre de portas abertas para momentos como aqueles. Já Frank James, secretário municipal de Esportes, representando o prefeito e a Secretaria de Turismo, agradeceu o brilhante desempenho e prometeu que as falhas deste ano serão corrigidas no próximo carnaval. José Duarte voltou ao palco para informar que em 2010 serão introduzidas as categorias de Melhor Intérprete para blocos de enredo e escolas de samba.
Deixe o seu comentário