Massimo — 30/04/2016

sábado, 30 de abril de 2016

Decoro (1)

Na coluna de sexta-feira, 29 de abril, o Massimo falou sobre o desgaste acumulado nas relações entre o Legislativo, o Executivo e as concessionárias, ao longo destes três anos e meio de mandato.

Todavia, a patética sessão que debateu a renovação por mais dois meses dos contratos temporários na administração municipal tratou de deixar claro que a deterioração no Legislativo vai muito além, e já começa a corroer velhas máscaras de moralidade, gerando alguns momentos bastante reveladores.

Decoro (2)

É uma época especialmente interessante, portanto, para que o eleitor possa ver o tipo de caráter (?) que andou elegendo nos últimos tempos.

A menos, é claro, que todo mundo ache normal fazer ironia homofóbica no plenário do Legislativo, para citar apenas uma das baixarias.

Decoro (3)

Talvez seja oportuno lembrar que a casa é do povo, não da Mãe Joana.

E que a função da imprensa é mesmo a de registrar os fatos, por mais que isso incomode aquele tipo de político que prefere tramar longe dos holofotes, e que adoraria apagar da internet notícias que lhes sejam pouco abonadoras.

Felizmente, os tempos do “cale-se” já passaram.

E, se Deus quiser, não voltarão.

Aliás...

A esse respeito, há que se registrar a postura transparente do presidente Marcio Damazio, sempre assegurando total liberdade de ação para a atuação da imprensa no plenário.

Que sirva de exemplo para presidentes futuros.

Alerj em Friburgo (1)

A Comissão Especial da Alerj para o empoderamento da mulher no esporte e na política vem a Nova Friburgo nesta segunda-feira, 2 de maio.

Junto com a presidente da comissão, Martha Rocha, o deputado estadual Wanderson Nogueira e as deputadas Ana Paula Rechuan, Daniele Guerreiro, Márcia Jeovani e Zeidan sobem a serra para debater políticas públicas voltadas para o público feminino.

Alerj em Friburgo (2)

Esta será a quinta audiência promovida pela comissão, que defende uma mudança na educação básica para aumentar a representação feminina em todos os setores da sociedade.

O encontro será às 14h30, na Câmara dos Vereadores, e toda a sociedade é convidada a participar do debate.

Aspas

“Das 70 cadeiras da Alerj, somente nove são ocupadas por mulheres. É preciso ampliar essa representação e esse debate é fundamental para que se inicie esse processo", defendeu o deputado Wanderson Nogueira.

Logo depois...

Também nesta segunda-feira, às 18h, no Sindicato dos Têxteis, o deputado estadual Marcelo Freixo irá participar, a convite do ex-vereador Edil Nunes, de debate sobre o próximo processo eleitoral.

Também são esperados o prefeito de Itaocara, Gelsimar Gonzaga, e o professor Tarcísio Motta, quinto colocado na corrida eleitoral pela cadeira número um do Palácio Guanabara, dois anos atrás.

Novo comando

Alexandre Coimbra Meinhardt está deixando a presidência da Fundação Dom João VI.

E é ele próprio quem explica os motivos: “Por considerar que minha profissão, publicitário, e meu histórico de atuação em campanhas eleitorais poderiam interferir na imagem da Fundação Dom João VI nesse período, pedi afastamento da presidência. Achei que seria a decisão mais ética e correta para preservar o grande projeto da Fundação, que é totalmente apolítico, ainda que eu não tenha assumido nenhum compromisso em campanhas.”

Segue

“O Conselho, com participação de seu presidente, o prefeito, por unanimidade escolheu o advogado e já funcionário da Fundação, Dimas Felix, para ocupar a presidência interinamente até o dia 4 de junho, quando haverá nova reunião do conselho para decidir definitivamente quem será o no presidente”.

Qualidade da água (1)

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Dois Rios (CBH-R2R) fará a entrega de estações de monitoramento da qualidade da água, que vão compor um conjunto de cinco unidades automatizadas.

De acordo com Lícius de Sá Freire, diretor presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Dois Rios, as estações de monitoramento serão operadas pelos Comitês de Bacias Hidrográficas e vão disponibilizar dados para a sociedade, permitindo melhor gestão dos recursos hídricos.

Qualidade da água (2)

A previsão inicial é que sejam instaladas três estações na área de atuação do Rio Dois Rios. Uma em Nova Friburgo; uma em Cantagalo e uma em São Fidélis.

Já na área de atuação do CBH-BPSI a previsão é de ocorrer a instalação de uma estação no Rio Muriaé e outra na calha principal do Rio Paraíba do Sul.

Qualidade da água (3)

A entrega será realizada pelo secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, em cerimônia realizada neste sábado, 30 de abril, às 14h, na unidade do Inea em Nova Friburgo, sede do Comitê da Bacia do Rio Dois Rios - na Avenida Conselheiro Julius Arp, 85.

Questão de Justiça (1)

De emocionar a resposta dos leitores à bandeira defendida pelo Massimo de que o professor José Tadeu seja um dos friburguenses a conduzir a tocha olímpica durante a passagem do símbolo maior do olimpismo por Nova Friburgo.

Em especial, o Massimo gostaria de agradecer ao colega Girlan Guilland pelo apoio, dando início à campanha #TadeucomATocha.

É isso aí. Queremos ver o Tadeu conduzindo a tocha. E já somos muitos.

Questão de Justiça (2)

E já que estamos falando sobre homenagens justas, impossível não defender a indicação do nome de Júlio Cézar Seabra Cavalcanti - o eterno Jaburu - para identificar relevante aparelho cultural em Nova Friburgo.

As primeiras movimentações nesse sentido cogitaram o próprio Centro de Arte - o que faria todo sentido.

Questão de Justiça (3)

Algumas vozes, no entanto, sugerem que essa indicação já não seria possível, em função de comprometimentos anteriores, e defendem que o anfiteatro da Praça das Colônias seja batizado com seu nome.

O colunista agradece de antemão por eventuais esclarecimentos a respeito da disponibilidade ou não do Centro de Arte, convidando as autoridades municipais a considerarem o quanto antes a possibilidade deste tipo de homenagem ao bravo Jaburu.

Inesquecível

Domingo, 1º de maio, Dia do Trabalho.

Lá se vão 22 anos, que em nada reduziram a dor pela perda do inigualável Ayrton Senna, que nos deixou nesse dia, 22 outonos atrás.

Lá de cima, ao menos, o tricampeão deve estar bastante satisfeito com a grandiosidade de seu legado, materializado no suporte do instituto que leva seu nome a incontável número de jovens carentes espalhados por todo o Brasil.

A propósito...

Também neste domingo deve ser concluída a Super Caminhada, que começou no último dia 25 em Porciúncula, e segue até Niterói, num percurso de aproximadamente 300 quilômetros através de 16 municípios.

O organizador e atleta, Jefferson Lira, 67 anos, entrou em contato com o colunista, já em Cachoeiras de Macacu, dizendo que foi muito bem atendido durante sua passagem por Nova Friburgo.

A data de encerramento do evento foi escolhida em homenagem a Ayrton Senna.

Dia do trabalho

Aliás, dentro do atual cenário de retração econômica e desemprego crescente, faz todo o sentido que o feriado do Dia do Trabalho, 1º de maio, tenha caído este ano num domingo...

Foto da galeria
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.