Cuca no Flamengo por muitos anos

terça-feira, 03 de março de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Bastou que o comandante do apocalipse saísse do Botafogo, para que os títulos voltassem ao time de General Severiano. Com Ney Franco no comando, mesmo com o plantel praticamente mudado em relação ao do ano passado, o Botafogo foi a melhor equipe da Taça Guanabara, a que mostrou o melhor padrão de jogo e sagrou-se campeã com todos os méritos; enquanto isso, lá na Gávea, Cuca continuava sua sina de derrotado, levando o Flamengo ladeira abaixo. Que Deus conserve Cuca no Flamengo, por muitos e muitos anos, pois é o técnico certo para o time certo e para nossa felicidade.

Na realidade, foi um primeiro turno medíocre, que espelha bem a pobreza em que se transformou o nosso estado. O futebol com suas administrações desastrosas – tanto isso é verdade, que nossos ex-quatro grandes clubes devem, cada um, mais de R$ 200.000.000 (duzentos milhões de reais) – nada mais é que um reflexo do que ocorre com os ocupantes do Palácio Guanabara e com nossos políticos, em geral.

Da mesma maneira que dirigentes de clube gastam perdulariamente, pois não é o deles que está em jogo, nossos governantes atuam de modo semelhante, pois seus desmandos administrativos são pagos pela população e nada lhes é cobrado.

Já tivemos a promessa de um governador em acabar com a banditagem em uma semana, outro fazendo acordos escusos quando da construção da Via Lagos e seu pedágio estratosférico, um terceiro proibindo a polícia de subir os morros para deixar traficantes trabalharem em paz e uma infindável lista de atuações condizentes com o lema de “governar não pelo bem de todos, e sim pelo sucesso de uns poucos”.

Mas nesse domingo, o clube da estrela solitária provou, e isso deve servir de exemplo para todos, que a união faz a força, um trabalho sério e bem conduzido dá bons resultados, e o importante é acreditar, ter fé, depender de si próprio. No início da competição, colegas da mídia, portadores de bolas de cristal ou por pura adivinhação, já propagavam o favoritismo de Flamengo e Fluminense como prováveis ganhadores da Taça Guanabara. Deixaram de fora o Vasco, garfado pela federação, e o Botafogo, ridicularizado como o time do chororô. Aliás, chora melhor quem chora por último, pois lágrimas de felicidade são mais doces.

Esqueceram que futebol se ganha no campo, quando juízes e bandeirinhas não influenciam nos resultados, que o outrora melhor futebol do Brasil desapareceu e os times estão todos nivelados por baixo, proporcionando espetáculos ruins, duros de se ver. Quando surge um plantel mais equilibrado, melhor treinado e com uma diretoria que quer mostrar serviço, o resultado é o que se viu nesse domingo: Botafogo campeão da Taça Guanabara.

Quanto ao Cuca, a torcida já o homenageou com aquele grito que não quer calar: vice, vice, vice-campeão!!!

Max Wolosker Neto, médico e jornalista.

E-mail: woloskerm@gigalink.com.br

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade