O resultado preliminar da prova prática do concurso público da Prefeitura de Nova Friburgo será divulgado em duas etapas, nesta semana, no site da Exatus (www.exatuspr.com.br), empresa que realiza o certame. Segundo a comissão do concurso, na terça-feira, 19, será publicada a listagem com as notas dos candidatos que foram avaliados para os cargos de cozinheira e merendeira. No dia seguinte, 20, será disponibilizada a classificação dos demais cargos. Haverá ainda a fase de recursos.
“É importante destacar que a divulgação dos resultados é de exclusiva responsabilidade da empresa Exatus, responsável pelo concurso publico, sendo certo, no entanto, que a comissão do concurso tem cobrado regularmente por agilidade na divulgação dos resultados de todas as etapas”, informa a nota enviada pela Prefeitura nesta sexta-feira, 15.
A prova prática foi realizada nos dias 19 e 20 de março por candidatos a alguns cargos de nível fundamental que foram aprovados nas provas objetivas. Essa fase é eliminatória e classificatória para as vagas de calceteiro, carpinteiro, costureira, cozinheira, eletricista, instrutor de artesanato, instrutor de corte industrial, jardineiro, mecânico, merendeira, operador de esteira, operador de máquina rolo compressor, minicarregadeira e retroescavadeira, operador de motoniveladora, operador de usina de asfalto, pedreiro, pintor e serralheiro. O resultado da prova prática seria disponibilizado no dia 1º abril, mas devido a um erro no arquivo do resultado, a divulgação foi postergada para o dia 5, até que foi novamente adiada.
Prova de títulos e TAF
Continua sem data prevista a divulgação do resultado definitivo da prova de títulos. Nesta fase, realizada no fim de janeiro, pontos foram acrescentados à nota final de candidatos aos cargos de nível superior que apresentaram diplomas de pós-graduação (mestrado e doutorado) e também para o cargo de professor, cujo requisito mínimo é o nível médio com formação de professores. Neste caso, os avaliados deveriam entregar certificado de graduação. A comissão do concurso informou que a Exatus está finalizando a análise dos recursos.
Nesta segunda-feira, 18, o candidato ao cargo de auxiliar de serviços gerais, Marcello Hechert Gripp, faz o teste de aptidão física (TAF), às 10h, no estádio do Friburguense Atlético Clube, em Olaria. Ele foi convocado para fazer a avaliação neste mês depois que registrou recurso em que questionava o resultado da prova objetiva, aplicada em dezembro do ano passado. De acordo com a Exatus, as notas dele não foram contabilizadas por causa de um erro na apuração da lista de presença. O candidato foi registrado como “ausente”, como se não tivesse feito a avaliação, foi reprovado e, portanto, não realizou o TAF na ocasião. Marcello será avaliado da mesma forma que os demais candidatos que fizeram o teste em fevereiro deste ano.
Enquanto isso, segue na Justiça ação da Defensoria Pública que pode anular o TAF. O defensor Diogo do Couto Esteves argumenta que a avaliação exigiu habilidades de elevado grau de dificuldade dos candidatos e incompatíveis com as funções desempenhadas em cada cargo. Na liminar, ele também diz que há algo de errado porque cerca de 80% dos candidatos foram reprovados no teste, e ainda sustenta que as leis que criaram ou regulamentaram os cargos em Nova Friburgo não prevêem a necessidade do teste de aptidão física no certames municipais.
A juíza Paula Teles, da 1ª Vara Cível de Nova Friburgo, vai definir qual o andamento será dado a esta etapa do processo depois que a Prefeitura e a Exatus entregarem as defesas e também após opinião do Ministério Público.
Mais de 30 mil pessoas concorrem a 868 vagas, com remuneração variando entre R$ 807 e R$ 3 mil, oferecidas pela Prefeitura de Nova Friburgo. Os candidatos aprovados e classificados devem começar ser convocados para tomar posse nos cargos no fim deste mês, quando termina o prazo de validade dos contratos dos funcionários terceirizados. O concurso terá validade de dois anos e pode ser prorrogado. Neste período, mais vagas podem ser preenchidas a partir da necessidade da administração municipal.
Deixe o seu comentário