Massimo — 15/04/2016

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Guerra ao mosquito (1)

A atualização mais recente do boletim epidemiológico em Nova Friburgo confirmou alarmantes 2.440 casos de dengue só neste ano, além de 54 casos de suspeita de Zika em gestantes.

O número já é 1.255% maior do que o de todos os casos registrados na cidade em 2015.

Guerra ao mosquito (2)

Como parte da estratégia para ampliar o combate ao mosquito transmissor, serão assinados diversos convênios hoje, 15, às 16h no gabinete do prefeito Rogério Cabral.

Toda a imprensa foi convocada, para apoiar as campanhas de conscientização.

Auditoria estadual (1)

Conforme antecipado pelo Massimo na coluna de ontem, 14, o deputado Wanderson Nogueira protocolou na quarta-feira, 13, um requerimento - assinado também por outros 30 parlamentares - de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para auditoria das contas do estado e investigação da atual crise econômica.

Auditoria estadual (2)

A justificativa do requerimento ressalta a “grave crise que o estado do Rio de Janeiro vive e a necessidade do Poder Legislativo cumprir seu papel fiscalizatório”.

Ainda de acordo com o texto, falta dinheiro para pagar servidores públicos e bolsas de estudo já concedidas, a previdência está falida e não há recursos para honrar contratos, adquirir insumos, prover hospitais e escolas.

Auditoria estadual (3)

Caso seja aprovada, a CPI será composta por sete membros e terá prazo de 90 dias para conclusão dos trabalhos, prorrogáveis conforme o regimento interno da Alerj.

Até a publicação no Diário Oficial, os parlamentares ainda têm a chance de retirar suas assinaturas do documento.

Reação popular

Como não poderia deixar de ser, a situação de aposentados e pensionistas do funcionalismo estadual gerou revolta e indignação, servindo de combustível para manifestações que só tendem a se intensificar nos próximos dias.

Em Nova Friburgo, professores se reuniram na manhã de ontem, 14, na Praça Dermeval Barbosa Moreira em protesto às condições de trabalho que os levaram a entrar em greve, e também ao não pagamento dos inativos.

Maternidade (1)

A Defensoria Pública entrou em contato com o colunista no fim da tarde de quarta-feira, 13, para dividir as seguintes informações.

“Buscando garantir o direito à acompanhamento do pré, trans e pós parto das parturientes usuárias da Maternidade Municipal de Nova Friburgo, amparado pela lei 11.108/2005 e pela portaria 2.418/ 2005 do Ministério da Saúde, a Defensoria Pública vinha, há alguns anos, ajuizando uma série de demandas individuais para garantir a presença de acompanhante com a gestante nos momentos do parto.”

Maternidade (2)

“Assim, em 2015, a fim de oferecer uma solução coletiva e definitiva para a questão, a Defensoria Pública prestou informações ao Ministério da Saúde para providências. O Ministério da Saúde, por sua vez, considerando as informações prestadas, entendeu pela realização de auditoria na referida Maternidade.”

Maternidade (3)

“Diante disso, na manhã de 13/04/2016, os profissionais do Ministério da Saúde, com o acompanhamento do defensor público em atuação no Núcleo de Primeiro Atendimento de Nova Friburgo, iniciaram inspeção na Maternidade Municipal.

O relatório da referida inspeção deverá ser finalizado nos próximos dias.”

Transparência animal (1)

O presidente da Comissão de Direito dos Animais, vereador Ceará, enviou ofício nesta quarta-feira, 13, ao prefeito Rogério Cabral “sugerindo e solicitando” a inclusão e disponibilidade de informações sobre a Subsecretaria do Bem-Estar Animal (Ssubea) no Portal da Transparência.

Transparência animal (2)

A prestação de contas sugerida inclui informações como o número de castrações realizadas através da subsecretaria, os nomes dos beneficiários das castrações, detalhamento dos atendimentos prestados, denúncias de maus-tratos recebidas e demais atividades realizadas desde a entrada em vigor da Lei de Acesso à Informação.

Outros vereadores engajados na causa animal também serão convidados a assinar o documento.

Alô, empresário!

Termina hoje, 15, o prazo para que empresários da indústria possam cadastrar desafios no projeto #MandaProSENAI, que vai mobilizar estudantes a buscar soluções para problemas do setor metalmecânico.

As inscrições são feitas pelo site www.firjan.com.br/mandaprosenai.

Se o desafio for selecionado, um grupo de estudantes vai desenvolver um projeto para propor a solução.

Foto da galeria
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.