Um estudo completo que promete detalhar, organizar e ajudar a desenvolver o esporte em pelo menos 12 municípios da Região Serrana do Rio de Janeiro. O projeto “Lidera Rio nos Esportes”, desenvolvido pelo Sebrae, será apresentado nesta quinta-feira, 14, a partir das 9h30, no auditório do Senai Nova Friburgo. A cidade vai ser a anfitriã do evento, que terá a presença de prefeitos ou representantes dos 12 municípios integrantes do projeto, secretários de esportes, patrocinadores e realizadores de eventos no setor e demais envolvidos, direta ou indiretamente, com o objeto de trabalho.
Cada representante receberá um livro com todas as informações referentes ao esporte nas cidades da região. O material, desenvolvido ao longo de dez meses de pesquisas e levantamento de dados, mostra, por exemplo, o número de praticantes em cada modalidade por município, o valor do investimento feito pelas prefeituras no setor, todas as praças esportivas de cada localidade, a estrutura, a cobertura que é feita pela mídia, dentre outros dados. Alguns deles, inclusive, curiosos, como o fato de que apenas três das 12 cidades pesquisadas possuem uma secretaria específica de esportes.
Outra informação que impressiona é a quantidade de profissionais envolvidos diretamente com os municípios na área esportiva: apenas 90, sendo que, deste total, apenas 35 são graduados em educação física.
“Nós participamos de um grande estudo, e a partir de então, produzimos dois materiais: um diagnóstico e um calendário de eventos esportivos. Nós acreditamos que, com esse material sendo apresentado aos prefeitos, autoridades e desportistas, o esporte possa ser potencializado na região. A partir de agora é possível dimensionar esse setor através do trabalho. É um marco para o esporte, e talvez, um divisor de águas para Nova Friburgo e região”, destaca o secretário de Esportes de Nova Friburgo, Raul Marcos.
Imediatamente após a entrega do material, o mesmo será disponibilizado na página oficial da Prefeitura de Nova Friburgo para o acesso da população em geral. Também será lançado um site durante o evento, onde haverá um calendário fixo de eventos oficiais de todas as cidades envolvidas. O portal apresentará não só as datas, como também o contato de cada organizador e as características dos eventos.
A ideia é que qualquer pessoa com a intenção de investir em esporte na região possa obter elementos que colaborem para um melhor planejamento estratégico desses eventos. Com as datas definidas e o diagnóstico apontando as características de cada município, acredita-se que o trabalho de divulgação, a busca por patrocínio e atração de participantes sejam otimizados.
O Lidera Rio
O trabalho pioneiro na Região Serrana contou com o apoio dos consultores do Sebrae, que desenvolve o projeto Lidera Rio em diversos setores, como no esporte. O objetivo é levantar informações pertinentes que possam ajudar a conhecer detalhes e impulsionar cada área, interligando-as ao desenvolvimento econômico e social das cidades. A ação também conta com a atuação de voluntários ligados a cada tema, que se dedicaram durante quase um ano para apresentar um projeto de relevância para os municípios.
“Sem dúvida, este será o primeiro passo de outros muito maiores que poderão surgir. Estamos confiantes no desenvolvimento econômico que será incrementado com ações no segmento, e o “Lidera Rio nos Esportes” será parte fundamental desta grande iniciativa. Teremos ainda as olimpíadas e a passagem da tocha olímpica em nossa cidade no dia 30 de julho, uma semana antes de começar a olimpíadas. Será uma grande motivação para as pessoas”, acredita Raul.
Deixe o seu comentário