Mal acabou a folia e as agremiações se preparam para o carnaval 2010

segunda-feira, 02 de março de 2009
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) - Os desfiles das escolas de samba idealizados por carnavalescos e presidentes das agremiações escondem muitas vezes histórias curiosas de amor e sacrifício pelo carnaval. Todo o aparato técnico que envolve o maior espetáculo de rua do país não teria a mesma força sem a alegria dos foliões e o esforço de quem trabalha de forma incansável nos barracões das escolas.

O próprio prefeito Heródoto Bento de Mello fez questão de saudar os desfilantes na passarela do samba, cumprimentando cada agremiação que passava. Um exemplo de que o carnaval é coisa séria e deve ser tratado como tal é a porta-bandeira do bloco de enredo Bola Branca. Patrícia Crescêncio, 24 anos, confeccionou a própria roupa e chegou ao fim da avenida com câimbra nos braços. “Há 13 anos me dedico ao carnaval o ano inteiro. Tenho orgulho de poder encher o peito e dizer que isso tudo aqui é a minha vida”, disse.

O secretário de Turismo, Sergio Madureira, ficou impressionado com a garra dos passistas e mencionou o esforço dos integrantes das escolas de samba em todas as entrevistas que concedeu à imprensa. “É um espetáculo feito com muito suor e lágrima. Tudo começa nos barracões, com um trabalho incessante que se prolonga durante todo o ano. Estou absolutamente maravilhado com a beleza apresentada pelas agremiações na avenida. Parabéns ao povo friburguense, que sabe fazer um carnaval de excelente qualidade”, elogiou Madureira.

De fato, o trabalho nos barracões das agremiações já começa neste mês de março, quando reuniões definem o enredo do carnaval 2010.

João Fernandes, 80 anos, mais conhecido como Coreia, vive o carnaval há 45 anos. Ele é um dos fundadores da Vilage no Samba e compositor de diversos sambas-enredo das escolas de Nova Friburgo. Seu João tem orgulho de atravessar os 500 metros da avenida cantarolando a própria composição. “Minha vida é o samba e nele vivo as minhas mágoas e alegrias. Deus criou a mulata e nós a fizemos sambar”, brincou seu João, que chegou ao fim do desfile muito emocionado e saudando o grande público.

Amor pelo samba

A pequena Giovana Abraão Quintes, de 10 anos, começou a desfilar aos 5, sempre na Vilage no Samba. Cadeirante, ela atravessou a Alberto Braune guiando sozinha, através de um controle de mão, a cadeira motorizada. E no último domingo Giovana não se contentou em passar pela pista somente uma vez. Quem viu os desfiles assistiu à menina distribuindo sorrisos ao público no bloco de enredo Globo de Ouro e na Vilage. “Giovana sempre foi uma menina muito ativa e apaixonada pelo batuque do samba. A iniciativa de desfilar foi sempre dela e isso acabou me contagiando”, contou Desiré Abraão dos Santos, tia de Giovana, que foi à avenida empolgada com a alegria da sobrinha.

BAILE DA RESSACA - Neste sábado, 28, a partir das 18h, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, acontece o encerramento da folia friburguense, com o Baile da Ressaca. A programação da noite começa com o baile da terceira idade e ainda terá apresentações do cantor Don Bira e o grupo Samba e Nostalgia e as bandas Flor da Jamaica e Farofas.com.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade