Sebrae realiza encontro para truticultores de Nova Friburgo

Reunião foi realizada no escritório regional da instituição e discutiu metas e ações para fortalecer cadeia produtiva
terça-feira, 05 de abril de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Próximo encontro será uma visitação aos criadouros de truta do município; objetivo é realizar uma troca de experiências entre os truticultores (Foto: Lúcio Cesar Pereira)
Próximo encontro será uma visitação aos criadouros de truta do município; objetivo é realizar uma troca de experiências entre os truticultores (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

Na última segunda-feira, 4, os produtores de truta de Nova Friburgo participaram de mais um encontro de capacitação e fortalecimento do setor na região. O evento foi promovido no escritório da Regional Serrana I, do Sebrae-RJ. De acordo com a Associação dos Truticultores de Nova Friburgo, um dos principais objetivos da reunião foi estabelecer metas e planejar ações que fortaleçam a cadeia produtiva local, através do associativismo entre os produtores. 

Um dos fatores motivadores desse encontro é a busca pela implementação do registro das trutas produzidas em Nova Friburgo, denominada Indicação Geográfica (IG). Além de atribuir reputação, valor e identidade própria aos produtos friburguenses, a indicação geográfica poderá incentivar a comercialização, estabelecendo uma criação de vínculo e confiança com o consumidor estimulando investimentos na própria área de produção. Com isso, espera-se valorizar as propriedades aumentando a oferta de empregos no setor.

De acordo com a analista do Sebrae-RJ em Nova Friburgo, Márcia Moreira, que atua junto aos segmentos de agronegócios e agroindústria, a documentação parece estar cada vez mais perto de ser conquistada: “A truta é uma tradição em Nova Friburgo que está sendo resgatada. Esse trabalho conjunto entre o Sebrae, a Fiperj, o município e os truticultores tem o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva para dar visibilidade à produção através da implementação de várias ações, inclusive a indicação geográfica. O diagnóstico já foi realizado e agora estamos unindo os truticultores para que tenhamos uma cadeia fortalecida e viável para apresentarmos ao setor responsável pela IG”, afirma Márcia. 

Ainda segundo a analista, o encontro dos produtores de truta é fundamental para estabelecer, através do associativismo, uma base sólida que possibilite a definição de estratégias, missão e visão do grupo, reforçando o comprometimento de seus integrantes a longo prazo. “A organização e preparação da cadeia produtiva da truta são fatores determinantes para iniciar a consolidação e o reconhecimento dessa atividade do município em todo o Estado do Rio. É através da troca de experiências e com simulações de negociações em conjunto, que ocorrem durante os encontros, que são estabelecidos os rumos que beneficiam o coletivo, levando em consideração as variáveis financeiras e de mercado e os entraves legais que podem interferir no dia a dia dos produtores. Por isso o associativismo é considerado uma peça fundamental nesse processo”, destaca.

“Nossas reuniões costumam acontecer quinzenalmente. Além de fortalecer o setor e permitir a troca de experiências entre produtores, esses encontros também nos qualificam para o mercado”, diz o médico veterinário e criador de trutas em Nova Friburgo Frederico Lucho Rose, de 33 anos. 

Na próxima segunda-feira, 11, os produtores de truta de Nova Friburgo realizarão outro encontro. Desta vez, a troca de experiências será nos criadouros. Os truticultores farão uma visitação entre seus trutários. O ponto de encontro será às 8h, no escritório da Regional Serrana I do Sebrae, na Rua Fernando Bizzotto, 72. Já no dia 2 de maio, o Sebrae também realizará um Seminário de Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica para Montagem de Trutários na região.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Truta
Publicidade