O ano de 2016 tem sido marcado até agora por episódios político-econômicos que afetam diretamente o cotidiano dos brasileiros. Em meio a toda essa efervecência, a proximidade das olimpíadas no Rio de Janeiro e as eleições municipais, para escolha dos novos prefeitos e vereadores, ganham relevância em rodas de conversas e alertam empresários para as oportunidades no crescimento turístico e econômico no estado.
Dados recentes da Secretaria Estadual de Turismo, inclusive, apontaram maior procura de turistas pelo interior fluminense no carnaval, período que registrou crescimento de 43% no período, ou seja, mais de 2,3 milhões de pessoas que curtiram as belezas do estado do Rio no mês de folia. Nova Friburgo pode ser beneficiada pela expectativa da vinda de mais turistas ao longo do ano. A cidade, além dos diversificados atrativos naturais é reconhecida pela gastronomia, sua hotelaria, pontos turísticos e o polo de moda íntima.
Com essa possibilidade emergentes de incremento ao turismo, representantes do poder público, gestores e instituições ativas ao projeto Rio Serra Mar, se reuniram no último dia 15, para esclarecer estratégias do plano de marketing afim de alavancar o roteiro turístico da região. O encontro foi realizado em Rio das Ostras e o eixo destacado a respeito do projeto Serra Rio Mar é a consolidação de pequenos negócios nas principais cidades da serra, principalmente em Nova Friburgo.
O presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo, Flávio Stern, afirma que há tempos os pontos turísticos da cidade acolhem públicos distintos com características peculiares, e o projeto do Sebrae/RJ possibilitou essa forte mudança.
“Nunca havíamos pensado que é possível para o turista ir à praia de manhã e à noite curtir um jantar na serra, a 15 graus. Essa integração dos roteiros é possível, pois há cidades que ficam a duas horas de distância uma da outra. E é importante para que se possa conhecer toda a diversidade do nosso estado, as diferenças gastronômicas e histórico-culturais em um raio de até 200 quilômetros do principal polo emissor, que é a cidade do Rio de Janeiro”, explica Stern, proprietário do restaurante Trilhas do Araçari, restaurante rústico e vegetariano localizado no distrito de Mury.
O Projeto Serra Mar
O nome, originado da união entre a serra e o mar, teve início em 2013 pelo Sebrae/RJ com a colaboração de empresários de vários municípios da Região Serrana. Nova Friburgo está inclusa no plano de pesquisa e se tornou um importantíssimo guia turístico para aqueles que quiserem desfrutar a essência do município.
O gestor e analista de marketing do Rio Serra Mar, Bruno Fernandes, esclarece que pretende criar um plano, que possibilite um diálogo com o mercado, exibindo os roteiros de forma inclusa. “O plano tem papel fundamental na hora de direcionar nossos esforços para fortalecer e promover o roteiro integrado, beneficiando diretamente os 400 pequenos negócios envolvidos no projeto”, destaca ele.
Para promover o roteiro de forma organizada, foram desenvolvidos um manual que segue uma linha de identidade visual aprovado pelos participantes. O material contém folders, guia turístico e selo para os empreendimentos participantes.
O projeto Rio Serra Mar já possui um site que dispõe as cidades participantes. Ao clicar na localidade, o viajante poderá conferir mais detalhes e também, dicas dos estabelecimentos parceiros. Mais detalhes sobre o projeto podem ser conferidos no site www.serramarrio.com.br.
Deixe o seu comentário