Diante do Tigres do Brasil, o Friburguense ainda parecia uma fera ferida por conta da eliminação na primeira fase do campeonato carioca. O fato de não conquistar uma vaga na Taça Guanabara é apontado como um dos motivos para a atuação abaixo da média da equipe na primeira rodada da Taça Rio. No entanto, não há tempo para lamentações. O Tricolor da Serra terá, a partir deste sábado, 19, mais seis partidas para afastar qualquer risco de rebaixamento e tentar buscar o inédito título da competição. O adversário, o América, vem embalado pela vitória sobre a Cabofriense em sua estreia e promete ser mais um rival complicado para o Frizão.
“Entramos no jogo como temos entrado. O Tigres jogou por uma bola parada, marcou muito forte e acabou achando o gol. Isso foi determinante até o final do jogo. Só que começamos nos primeiros 20 minutos muito apáticos em relação ao que vínhamos fazendo nos últimos jogos. Chegamos duas vezes na frente do gol, uma com o Rômulo, uma com o Gleison, mas não fizemos. Tivemos muitas faltas laterais, faltas frontais a um passo da grande área. Mas não fomos eficientes na conclusão. Isso foi determinante”, avalia Andreotti.
A atual fase do estadual é traiçoeira, e não permite tantos erros. Em sexto lugar na classificação, com zero pontos, o time de Nova Friburgo estaria rebaixado caso a competição terminasse hoje. Portanto, a ordem no Friburguense é começar a reagir já neste duelo contra o tradicional alvirubro carioca.
“Perdemos um jogo onde tínhamos programado situações diferentes. Então, temos que entrar na realidade da competição. Conversei com os jogadores, e expliquei que essa é uma competição que pode te deixar disputando o título da Taça Rio, mas tem o descenso também. Temos que manter o espírito competitivo, principalmente nos primeiros 20 minutos. Pagamos o preço e temos que aprender. Ainda bem que foi o primeiro jogo. Qualidade nós temos, só faltou o espírito. Acho que o fato de não ter ficado entre os quatro e não ter entrado na fase decisiva deu um baque na gente. Procurei trabalhar isso, senti muito essa reação, mas temos que esquecer”, comentou o técnico tricolor.
Promoção: garrafa pet vale um ingresso
O Friburguense, em parceria com a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Fferj), anunciou uma promoção para a próxima rodada da Taça Rio. O torcedor que for ao Eduardo Guinle para assistir ao duelo entre Friburguense x América poderá trocar uma garrafa PET vazia por um ingresso, sem acréscimo algum de dinheiro. Basta levar a garrafa à entrada do estádio para assistir ao duelo. Os objetivos da promoção são atrair um bom público ao estádio em Nova Friburgo e também impactar o meio ambiente de forma positiva.
Jorge Luiz retorna; Guerra suspenso
Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, Jorge Luiz não atuou na derrota para o Tigres. O desfalque foi bastante sentido pelo Friburguense, que encontrou várias dificuldades para criar oportunidades de gol. Um pouco mais recuado, o camisa dez tem jogado com uma espécie de segundo volante, qualificando a transição entre a defesa e o ataque. Sem Jorge, Gleison ficou praticamente sozinho na criação. E o próprio Gerson Andreotti admite que o “maestro”, como é chamado pela torcida, fez falta ao Tricolor da Serra na primeira rodada.
“O Jorge Luiz é um jogador que vem muito bem na equipe. Ele preenche muito bem o time do Friburguense, com a bola, sem a bola. Realmente fez falta. Mas achei, em um todo, que a gente entrou muito frio, querendo fazer o resultado naturalmente. Mas, hoje, você tem que ser muito mais aguerrido”, observou Andreotti.
Expulso contra o Tigres, Diego Guerra vai cumprir suspensão automática. Durante a semana, o técnico do Frizãoi testou algumas alternativas. Original da posição, o zagueiro Bruno é um dos candidatos, mas o mais provável é a improvisação do volante Pierre, que atuou no setor durante o Torneio Otávio Pinto Guimarães de 2015 e em algumas partidas do Estadual deste ano. Para a vaga de Rômulo, negociado com o futebol sueco, Lohan e Jefinho são as principais opções. Bernardo Ribeiro corre por fora.
Desta forma, a tendência é que o Frizão entre em campo com Marcos, Ronaldo, Cadão, Pierre e Flavinho; Bidu, Vitinho, Jorge Luiz e Gleison; Jefinho (Lohan) e Caíque.
Classificação - Taça Rio
1º- Macaé, 3 pontos
2º- América, 3 pontos
3º- Portuguesa, 3 pontos
4º- Tigres, 3 pontos
5º- Cabofriense, 0 ponto
6º- Bonsucesso, 0 pts
7º- Friburguense, 0 ponto
8º- Resende, 0 ponto
2ª rodada - Taça Rio
Sábado, 19 - Resende x Bonsucesso, Trabalhador
Sábado, 19 - Friburguense x América, Eduardo Guinle
Sábado, 19 - Macaé x Portuguesa, Moacyrzão
Sábado, 19 - Cabofriense x Tigres do Brasil, Correão
A sequência do Frizão
Sábado, 19 - Friburguense x América, Eduardo Guinle
26 de março - Cabofriense x Friburguense, Correão
30 de março - Friburguense x Resende, Eduardo Guinle
3 de abril - Bonsucesso x Friburguense, a definir
9 de abril - Friburguense x Macaé, Eduardo Guinle
17 de abril - Portuguesa x Friburguense, Luso Brasileiro
Deixe o seu comentário