Três reais e setenta centavos é o novo valor da passagem dos ônibus urbanos que passa e vigorar a partir desta terça-feira, 15, em Nova Friburgo. O reajuste de R$ 0,40 foi divulgado na última semana após acordo do governo municipal com representantes da empresa Friburgo Auto Ônibus Ltda (Faol), responsável por todas as linhas que circulam pelos bairros da cidade.
Segundo a prefeitura, o cálculo da nova passagem foi feito com base na variação da alta dos combustíveis no país, o custo da manutenção dos ônibus e também o reajuste nos salários dos rodoviários. Conforme noticiou a coluna do Massimo, na última semana, os funcionários da Faol tiveram aumento de 10% no salário e 16,12% na cesta básica. Com base em uma planilha com custos dos insumos, a concessionária havia solicitado a majoração da tarifa para R$ 4,07, mas a Prefeitura não aceitou.
Em contrapartida ao aumento da tarifa, a prefeitura informou que exigiu da Faol melhoria na manutenção e conservação dos ônibus e a compra de 20 novos veículos com ar condicionado e câmeras de segurança. A metade dos coletivos será adquirida pela empresa até maio e o restante até setembro deste ano. Em toda a frota, será instalado GPS para o sistema que disponibilizará em um painel eletrônico o tempo de chegada dos coletivos na nova rodoviária urbana, que está sendo reformada desde fevereiro. Os ônibus também serão monitorados pelo programa Cidade Inteligente.
Gratuidade aos 60 anos
Ainda foi definido na reunião realizada na última semana que a Faol cumprirá a lei municipal que concede a gratuidade da passagem aos idosos com faixa etária a partir dos 60 anos em Nova Friburgo. O benefício só era dado àqueles com mais de 65 anos, a exemplo do que ocorre em demais municípios. A emenda à Lei Orgânica que reduziu em cinco anos a gratuidade da passagem para idosos foi proposta pelo vereador Professor Pierre (Psol), em 2009, mas só foi aprovada em 2012. Na época, o governo municipal entrou com recurso contra a decisão da Câmara, mas a Justiça confirmou a constitucionalidade da lei.
“Foi um luta de sete anos. Eu travei um embate para fazer o executivo cobrar da empresa o cumprimento da gratuidade. Sem dúvida, garantir esse direito ao idoso foi uma das maiorias vitória do meu trabalho como vereador”, disse o parlamentar.
A RioCard anunciou que fará um bilhete eletrônico diferenciado para os idosos. O primeiro será gratuito e poderá ser adquirido na loja da empresa, na Rua Ernesto Brasílio, 39, no Centro. Os idosos, no entanto, não precisam do cartão para usufruir do benefício da gratuidade na cidade, basta apresentar ao motorista ou cobrador documento de identidade com foto.
Deixe o seu comentário