Tumulto e festa na apuração do carnaval

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Com mais de 30 minutos de atraso, a apuração dos desfiles de 2009 começou com a soma das notas dos blocos de embalo, categoria resistência. Conforme as notas iam sendo divulgadas, o clima esquentou, porque os representantes não concordaram com as notas 7 e 8 conferidas, respectivamente, nos quesitos resistência e criatividade para o bloco Máquina Tricolor. Em seguida, mais problemas na apuração da categoria avenida, pois as notas 7 e 8 em criatividade para o Xaropinho e a nota 8,5 em comunicação para o mesmo bloco provocaram a revolta dos dirigentes.

Pelo mesmo motivo, surgiram também problemas no resultado dos blocos de enredo, notadamente Julio Cesar Boy, presidente do Bola Branca, que não concordou com notas baixas em fantasia, alegorias e adereços, bateria, harmonia e samba-enredo. O pior de tudo foi a justificativa da jurada Beth Galhardo, do quesito samba-enredo. Ela disse: “A letra desenvolvendo bem o enredo, porém, extensa, prejudicando a facilidade no canto. Muitos componentes do bloco sem cantar o samba. Na parte melódica o refrão foi a grande sustentação do samba, fantasias com chapéu grande, dificultando o canto”, considerou a jurada.

TUMULTO NOVAMENTE - Antes da abertura da urna que continha os votos das escolas de samba, o vice-presidente da escola Alunos do Samba, Genivaldo Santana, entregou comunicado sugerindo acordo de cavalheiros para não abrir os envelopes com as notas de harmonia e evolução, alegando que a escola de Conselheiro Paulino foi prejudicada com o atraso na entrada na avenida. O documento causou um grande tumulto, com bate-boca, empurra-empurra, reunião, pressão sobre os jornalistas, ameaças e tudo mais. Depois de mais de 40 minutos de tumulto, os envelopes foram abertos e divulgadas as notas. Nos dois quesitos, por ironia, o Alunão teve duas notas máximas.

Logo após a abertura do primeiro envelope, novo problema, em face das notas conferidas ao bloco de enredo Unidos do Imperador, principalmente com as justificativas das notas apuradas.

A FESTA DA VILAGE – Por volta das 18h, finalmente, foi dado o resultado e proclamada a vitória da Vilage no Samba, que conquistou seu segundo bicampeonato: 1958/1959 – 2008/2009. Agora a verde-e-branco soma também quatro tricampeonatos e 23 títulos, sendo a escola que mais ganhou carnaval na cidade. Após a apuração foram entregues os troféus e centenas de vilagistas saíram pelas ruas em direção à quadra no bairro Duas Pedras.

É preciso explicar que a Vilage somou 190 pontos, ao lado da Unidos da Saudade, mas no critério desempate a escola somou nota 10 em todos os quesitos e a Saudade teve três notas menores.

O resultado dos blocos de embalo:

Categoria resistência

1º - 39 pts - Yabadabadoo

2º - 37 pts – Estação Riograndina do Samba

3º - 33 pts – Máquina Tricolor

Categoria avenida

1º - 59,9 pts – Se beber que se dane, Vem que tem e Guerreiros no Samba

2º - 59,4 pts - Unidos dos Papudinhos

3º - 58,5 pts - Arco-Íris Mundial

4º - 43,2 pts - Unidos do Xaropinho

5º - 31,4 pts - Bloco dos Malas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade