O papel da mídia no Brasil, passagens de uma carreira bem-sucedida no jornalismo, muita história política brasileira e um arguto senso crítico profissional e político. Este é o cardápio de “O Quarto Poder – uma outra história” (editora Hedra), livro que o jornalista Paulo Henrique Amorim lançará em Nova Friburgo, no Teatro Sânia Cosmelli, a partir das 18h30 da próxima quinta-feira, 17. A noite será aberta com uma fala de Guilherme Estrella, ex-diretor da Petrobras e coordenador da descoberta do Pré-Sal, e seguirá com uma palestra de Amorim, e depois haverá venda e sessão de autógrafos do livro.
Paulo Henrique Amorim é um jornalista conhecido dos brasileiros. Ele tem mais de 50 anos de carreira, e trabalhou em diversos órgãos de imprensa. Atualmente é apresentador da Rede Record, e já foi correspondente da revista Veja e da Rede Globo em Nova Iorque (de onde aparecia regularmente para programas da emissora, inclusive o Fantástico), editor-chefe do Jornal do Brasil e da Revista Exame, e já recebeu um Prêmio Esso de jornalismo.
Também foi um dos precursores do jornalismo on-line no Brasil, com passagens pelo Zaz, Terra, IG e Uol. Atualmente o jornalista edita o blog “Conversa Afiada”, com notícias e análises ácidas sobre o panorama político brasileiro, com explícito apoio ao trabalho de Lula e do PT, e críticas a grandes corporações da mídia e à atuação do PSDB.
Ao longo do texto de “O Quarto Poder”, Paulo Henrique conta passagens de sua carreira, narra episódios da política brasileira, e oferece ao leitor uma reflexão sobre a história da TV comercial brasileira - e os rumos que ela tomou. Algumas passagens são curiosas, como o dia em que o então dono da Rede Globo, Roberto Marinho, o demitiu por ter exibido no Jornal da Globo um esquema de corrupção no Instituto Brasileiro do Café.
O cientista político e professor Rodrigo Garcia, que está organizando o evento, acredita que não poderia existir melhor hora para a visita de Paulo Henrique Amorim. Segundo o professor, “o Brasil vive um ambiente político e econômico complexo, comparável aos períodos pré-54 (suicídio de Getúlio vargas) e pré-64 (golpe militar)”. Por isso, “a presença de um intelectual que reflete muito sobre o Brasil, e expressa fortemente suas opiniões, é uma chance de pensarmos juntos, mesmo aqueles que discordam do jornalista”.
O lançamento conta com o apoio para a divulgação da Luau TV e da Rádio Comunidade FM, e do Sindicato dos Bancários, que viabilizou sua realização.
Serviço:
Lançamento do livro “O Quarto Poder – uma outra história” (Editora Hedra), de Paulo Henrique Amorim.
Dia 17 de março, quinta-feira, às 18h30. Teatro Sânia Cosmelli, Rua Monsenhor Miranda, 100, Centro.
Entrada franca.
Preço do livro: R$ 49,90.
Deixe o seu comentário