Secretaria de Educação esclarece números sobre a internet nas escolas

Velocidade na rede municipal é 20% do ideal, e não 2,5% como divulgado
terça-feira, 08 de março de 2016
por Jornal A Voz da Serra

A Secretaria Municipal de Educação entrou em contato com A VOZ DA SERRA para esclarecer alguns equívocos contidos na matéria "Internet ainda é precária nas escolas públicas de Nova Friburgo", publicada na edição do último fim de semana. Segundo a secretaria, o município conta com 121 unidades de ensino, incluindo creches e escolas, e não somente escolas, conforme foi divulgado. Dentro deste universo, as creches devem ser descontadas já que não possuem laboratórios de informática, pois “existe a preocupação de se trabalhar o controle motor das crianças.” Portanto, somente escolas do ensino fundamental possuem laboratórios.

Quanto ao número de 57 escolas que não possuem laboratório de informática, a secretaria esclarece que essa informação se referia somente aos laboratórios de informática do governo federal, dentro do Programa Banda Larga nas Escolas. Ainda segundo a secretaria, “apenas quatro escolas do ensino fundamental da rede municipal de Nova Friburgo não possuem laboratório de informática. Duas por furto e duas porque a gestão da escola fez mudanças nos espaços e ainda não liberou local para que o laboratório seja reinstalado.”

A secretaria esclarece também o erro cometido na diferenciação de megabyte e megabit, que gerou uma discrepância nos números finais do levantamento. A velocidade média nas escolas é de “2 megabytes, que significam 16 megabits, ou seja, mais de 20% dos 78 megabits mencionados na reportagem, e não 2,5%.”

Já o Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) da Secretaria Municipal de Educação diz desconhecer o número de 78 megabits como sendo o ideal pelo governo federal.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade