Mudança temporária da fachada da Usina Cultural terá arte de alunos do Ienf

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Quem passar neste carnaval em frente à Usina Cultural da Energisa, na esquina da Praça Getúlio Vargas com a Rua Dante Laginestra, poderá conferir um visual diferente. O grupo Jovens vivendo arte contemporânea, formado por alunos do curso de formação de professores do Instituto de Educação de Nova Friburgo (Ienf), foi convidado a pintar com temas carnavalescos os tapumes que protegerão os vidros do prédio da usina. A atividade artística foi realizada na quinta, 19, e sexta-feira, 20. As pinturas feitas com base em ilustrações da aluna Andrezza Emmerick, 18 anos, foram coloridas pelos demais alunos.

Criado em 2006, o Jovens vivendo arte contemporânea tem como objetivo desenvolver um trabalho de mediação cultural, levando os alunos a colaborar em criações e manifestações artísticas. Os trabalhos envolvem também o patrocínio de diversos cursos, como caricaturas e desenhos, possibilitando diversas atividades que vão desde a pintura até a produção de curtas-metragens e poemas.

Coordenado pela professora de artes Rose Borges, o grupo também conta com o auxílio de Cesar Lapa e Anna Clara Garcia, respectivamente professores de filosofia e literatura. Atualmente contando com 24 alunos, todos do curso de formação de professores, o grupo também busca, através das atividades desenvolvidas, ampliar os horizontes dos futuros professores, possibilitando-lhes desenvolver trabalhos diferenciados com crianças.

Os alunos envolvidos se encontram extremamente animados. O motivo: além de poder exibir sua arte, os adolescentes também viajarão para o Rio no próximo dia 27, para conferir a exposição de Vik Muniz no Museu de Arte Moderna, além de visitas ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e outra ao Paço Imperial, onde poderão conferir a exposição sobre Burle Marx.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade