Concurso público: Exatus nega irregularidades no teste de aptidão física

Para a empresa, candidatos foram reprovados porque não se prepararam para a avaliação
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016
por Alerrandre Barros
Candidatos fizeram o teste na quadra do estádio César Guinle (Foto: Leitor via WhatsApp)
Candidatos fizeram o teste na quadra do estádio César Guinle (Foto: Leitor via WhatsApp)

A Exatus, empresa que realiza o concurso público da Prefeitura de Nova Friburgo, afirmou que não houve qualquer irregularidade no teste de aptidão física, aplicado no último fim de semana, na quadra do Friburguense Atlético Clube, em Olaria. Nesta terça-feira, 23, a empresa disse, em parecer técnico, que a maioria dos candidatos foi reprovada porque não se preparou adequadamente para as provas físicas. A Exatus se manifestou depois da suspeita de que a avaliação teria exigido habilidades incompatíveis com as atribuições dos cargos.

Foram aplicados quatro testes físicos. No primeiro, chamado de “impulsão horizontal”, a pessoa deveria, com único impulso e sem corrida de aproximação, saltar para frente, e ultrapassar o espaço de 2,14 metros, para homens, e 1,66 metros, para mulheres, demarcados no chão. Para a empresa, candidatos não foram aprovados neste teste porque não treinaram com “antecedência e especificidade”, não realizaram “aquecimento corporal prévio” e também não utilizaram a “técnica correta no salto”. Além disso, segundo o parecer técnico, fatores como falta de coordenação motora e sobrepreso podem ter afetado também o desempenho do candidato. A Exatus ainda citou que algumas pessoas não usaram tênis, por isso, escorregaram na quadra.

Após o salto, os classificados seguiram para os abdominais (25 para homens e 15 para mulheres) e, depois, para as flexões (20 para homens e 15 para mulheres), ambas deveriam ser realizadas em um minuto. Na última fase do teste, homens deveriam correr 1.600 metros e mulheres 1.200 metros em 12 minutos. Somente os candidatos aprovados nas quatro provas da avaliação se classificaram no concurso.

“O teste foi aplicado de acordo com o previsto no edital de abertura do concurso. É importante ratificar que além de cobrança dos testes serem baseadas nas normas técnicas estabelecidas nas literaturas, foi apresentado um vídeo demonstrativo com todas as orientações de como executar cada modalidade e os erros mais comuns cometidos nas execuções. Para assegurar a integridade física de todos os avaliados foi exigido a apresentação de atestado médico comprovando aptidão para realização das provas e ainda  disponibilizamos uma ambulância para eventual emergência”, informa o aparecer técnico que A VOZ DA SERRA teve acesso. O documento foi assinado por Elon Junior, consultor da Exatus para os testes de aptidão física.

Cerca de 950 candidatos aprovados nas provas objetivas para os cargos de agentes de limpeza pública, auxiliar de serviços de sepultamento, auxiliar de serviços gerais, calceteiro, carpinteiro, guarda municipal, jardineiro, servente de obras e trabalhador braçal tiveram que fazer os testes físicos aplicados nos dias 20 e 21 de fevereiro, no estádio César Guinle. Nesta quarta-feira, 24, foi divulgado o resultado da avaliação e, de acordo com a Prefeitura de Nova Friburgo, somente 185 pessoas foram aprovadas no teste. O prazo para recurso abre no dia 29 de fevereiro e deve ser efetuado até o dia 1º março no site www.exatuspr.com.br.

Protesto bem-humorado

Centenas de candidatos que participaram da seleção se fantasiarão de atletas, na tarde desta sexta-feira, 26, e caminharão do Centro de Turismo até a sede da Prefeitura de Nova Friburgo como forma de protesto contra a avaliação. O grupo ainda se organiza para entrar na Justiça contra o concurso. A manifestação está marcada para as 16h.

“Esse teste foi um exagero, porque parecia que estavam selecionando militares ou atletas para os Jogos Olímpicos”, disse Haike Rodrigues Neves. Ele concorreu ao cargo de guarda municipal, foi aprovado no salto, mas não seu deu bem na terceira etapa da avaliação física. “Eu machuquei o tornozelo, mas pelo menos consegui ser aprovado no salto. Eu vi que muitas pessoas machucaram o pé porque não havia caixa de areia na quadra”.

Conforme A VOZ DA SERRA noticiou no início da semana, o vereador Christiano Huguenin acionou o Ministério Público do Estado Rio de Janeiro (MPRJ), pedindo a instauração de inquérito para investigar as supostas ilegalidades cometidas no teste de aptidão física. O órgão ainda não se pronunciou sobre o caso.

Próximas etapas do concurso

Além do teste de aptidão física e da prova de títulos, haverá ainda prova prática obrigatória para os candidatos aos cargos de calceteiro, carpinteiro, costureira, cozinheira, eletricista, instrutor de artesanato, instrutor de corte industrial, jardineiro, mecânico, merendeira, operador de esteira, operador de máquina rolo compressor, minicarregadeira e retroescavadeira, operador de motoniveladora, operador de usina de asfalto, pedreiro, pintor e serralheiro. A data desta etapa do concurso ainda não foi definida pela banca, por isso, os candidatos devem ficar atentos ao site da Exatus.

Em janeiro, a prefeitura adiantou para A VOZ DA SERRA que os candidatos devem começar a ser convocados para tomar posse nos cargos em março deste ano.

Mais‭ ‬de‭ ‬30‭ ‬mil pessoas se inscreveram para concorrer a‭ ‬868‭ ‬vagas oferecidas pela Prefeitura de Nova Friburgo.‭ ‬Os salários variam de R$‭ ‬807‭ ‬até R$‭ ‬3‭ ‬mil.‭ ‬As provas objetivas foram aplicadas nos dias‭ ‬13‭ ‬e‭ ‬20‭ ‬de dezembro.‭ ‬Além das vagas que serão preenchidas imediatamente,‭ ‬o certame formará um cadastro reserva,‭ ‬cujo prazo de validade será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período uma vez.

  • Cópia do parecer técnico da Exatus (Foto: A VOZ DA SERRA)

    Cópia do parecer técnico da Exatus (Foto: A VOZ DA SERRA)

  • Cópia do parecer técnico da Exatus (Foto: A VOZ DA SERRA)

    Cópia do parecer técnico da Exatus (Foto: A VOZ DA SERRA)

  • Cópia do parecer técnico da Exatus (Foto: A VOZ DA SERRA)

    Cópia do parecer técnico da Exatus (Foto: A VOZ DA SERRA)

  • Cópia do parecer técnico da Exatus (Foto: A VOZ DA SERRA)

    Cópia do parecer técnico da Exatus (Foto: A VOZ DA SERRA)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: concurso 2015
Publicidade