Van e micro-ônibus escolar apreendidos pela Autran

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

A Autarquia Municipal de Trânsito (Autran) está empreendendo uma operação com o objetivo de reprimir a circulação de vans e micro-ônibus que fazem o transporte escolar sem as condições básicas para essa prestação de serviço. Todos os veículos – inclusive de outras cidades que circulam em Nova Friburgo – estão sendo fiscalizados, e o superintendente da Autran, Hudson Aguiar Miranda, solicita a colaboração dos pais para garantir o sucesso da operação.

De acordo com Hudson, a operação da Autran visa a preservar a vida dos alunos, principalmente crianças. “Nosso maior patrimônio são nossos filhos, que se não forem olhados com cuidado podem sofrer problemas quanto ao transporte escolar”, afirma.

A fiscalização pretende tirar de circulação os veículos que fazem transporte escolar sem o cadastro na Autran, que não têm os cintos de segurança (deve ser um para cada passageiro), veículos com características particulares fazendo transporte coletivo e motoristas sem habilitação para tal serviço.

Hudson frisa que a fiscalização tem foco nos condutores e no estado de conservação dos veículos: “Afinal, esses veículos transportam algo de mais precioso, que são vidas humanas, que têm de ser preservadas. Nós queremos que as crianças tenham segurança e por isso esse maior controle do transporte escolar”.

Seis homens da Autran estão empenhados nessa operação todos os dias, em vários locais e horários diferentes. Até os veículos de outras cidades, mas que circulam em Nova Friburgo, estão sendo fiscalizados, com prioridade para o transporte escolar.

O superintendente da Autran disse que a operação será sistemática, por tempo indeterminado, porém, boa parte dos motoristas já compareceu à Autran para se regularizar, apenas alguns poucos insistem em circular sem condições. Hudson apela aos pais de alunos que ajudem nessa fiscalização dos veículos de transporte escolar, verificando se têm o selo da Autran fixado no parabrisas.

Na última quinta-feira, 19, mais um micro-ônibus escolar e uma van foram apreendidos durante a fiscalização e levados para o pátio da Autran. Além de não cadastrados na autarquia, um dos motoristas falava ao celular enquanto dirigia. Neste caso, só são liberados depois de se enquadrar às exigências da Autran.

A comunidade pode ajudar fazendo denúncias à Autran através dos telefones 2526-9261 e 2526-9262.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade