Arquivo de Notícias
Novo protesto hoje
terça-feira, 25 de junho de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Manifestação pacífica está marcada para às 18h, na Praça Dermeval Barbosa Moreira
Nos mesmos moldes da manifestação pacífica ocorrida na noite de quarta-feira passada, 19, Nova Friburgo terá um novo protesto popular hoje, terça-feira. A concentração está marcada para 18h, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, em frente ao Centro de Turismo. Este não deverá ser o único da semana: uma outra manifestação, seguindo o movimento nacional, está sendo convocada para amanhã, quarta-feira, no mesmo horário e local.
A nova manifestação está sendo convocada nas redes sociais, em especial, pelo Facebook — na página Protesto Popular Geral — tendo como principal motivação o valor da tarifa de ônibus e a luta pelo passe livre para todos os estudantes da rede pública.
A exemplo do que aconteceu no primeiro protesto (com a participação de cerca de sete mil pessoas, segundo dados da PM), os manifestantes também voltarão às ruas para cobrar a melhoria dos serviços de saúde e educação pública, a reconstrução de Nova Friburgo, entre outros temas do cotidiano friburguense. A luta contra a corrupção no país também é tratada como prioridade.
"Então, pessoal, queremos um manifesto totalmente pacífico como o do dia 19. Pedimos a colaboração e a conscientização da população, para que fiquem de olho nos vândalos que só querem destruição. Por causa dessas pessoas (baderneiros) nós ficamos "pichados” na cidade e com a própria PM”, diz o texto principal da convocação no movimento no Facebook. Na referida página, até ontem à tarde, mais de cinco mil pessoas já haviam confirmado presença no protesto de logo mais.
Além do primeiro protesto no último dia 19, Nova Friburgo já registrou outras duas manifestações nos dias subsequentes. Ambas no entorno do Paissandu, sem registro de incidentes entre os participantes e a Polícia Militar.
Paissandu se transforma em alvo dos manifestantes
Desde o início dos protestos populares em Nova Friburgo no último dia 19, o Paissandu se transformou em um dos alvos principais dos manifestantes. Na rotatória, durantes as manifestações da semana passada, o trânsito foi interrompido em três oportunidades — quarta, quinta e a última na sexta-feira, 21, quando centenas de pessoas ocuparam as pistas.
Embora o terceiro protesto tenha sido divulgado antecipadamente, motivando o fim do expediente em vários setores da economia friburguense, ocorreu um extenso engarrafamento em vários sentidos. O trânsito ficou interrompido por quase duas horas, mas, segundo a Polícia Militar, não houve registro de incidentes. Porém, nas três vezes em que houve o fechamento do Paissandu, motoristas que ficaram presos no engarrafamento reclamaram muito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Deixe o seu comentário