Dicas para uma viagem segura e tranquila neste carnaval

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Quem vai pegar a estrada para curtir o carnaval fora de casa deve observar alguns cuidados com a casa, o veículo e durante o trajeto, a fim de garantir a segurança e evitar acidentes. Antes de viajar os motoristas devem fazer uma checagem no veículo, para verificar o estado de pneus e estepe, setas, lanternas, faróis, luzes de ré e de freio. Também é recomendável avaliar as condições dos equipamentos de segurança como extintor de incêndio, triângulo, macaco, chave de roda e cinto de segurança. Outro detalhe é não descuidar de amortecedores, pastilhas de freio, nível do fluido de freio, velas, embreagem, filtro de ar, filtro de óleo, óleo do motor, nível de água no radiador e no depósito do limpador de parabrisa.

A atenção na estrada também deve ser redobrada neste período, quando o fluxo de veículos é muito intenso nas estradas estaduais e federais. Quem vai dirigir deve ter uma alimentação leve e jamais tomar bebida alcoólica antes ou durante a viagem. Durante o percurso os motoristas devem evitar trafegar ou parar no acostamento e respeitar a sinalização, jamais ultrapassando quando a faixa à esquerda for contínua. Também é recomendado reduzir a velocidade ao trafegar nos perímetros urbanos e, em caso de chuva e neblina, manter os faróis baixos. Outra medida que garante a segurança na estrada é manter a distância mínima de 40 metros do veículo à frente, principalmente se este for ônibus ou caminhão.

Os cuidados com a casa são outro item importante para quem quer evitar surpresas na volta do carnaval. Por isso, deve-se desligar todos os aparelhos das tomadas, principalmente os que usam extensões ou benjamins, pois pode haver risco de incêndio. Outra dica importante é fechar todas as torneiras antes de viajar, para evitar vazamentos.

Vale destacar que é fundamental reforçar a proteção da porta da cozinha, já que as estatísticas indicam que os arrombamentos são mais frequentes nesse local. Outro procedimento importante é não guardar objetos de valor em casa. O ideal é fazer seguro e depositá-los em cofres particulares de agências bancárias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade