Arquivo de Notícias
Bastidores da Política - 22 de novembro 2011
sexta-feira, 06 de abril de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Estado e Município discutem prorrogação
e ampliação do aluguel social para 2012
Os governos estadual e municipal começaram a discutir na última sexta-feira, 18, a prorrogação e a ampliação do programa aluguel social para atender as famílias desabrigadas e desalojadas pela tragédia climática de 12 de janeiro. Atualmente, cerca de 2,5 mil famílias já são beneficiadas na cidade, porém, como as casas populares ainda nem começaram a ser construídas, haverá necessidade do benefício continuar sendo pago em 2012. Além disso, cerca de 2,2 mil famílias cadastradas no mesmo programa ainda não conseguiram ter acesso ao aluguel social de R$ 500 mensais. O assunto foi discutido pelo novo secretário municipal de Assistência Social, Josué Ebenézer, e o secretário estadual de Assistência Social, Rodrigo Neves, intermediado pelo presidente interino da Câmara, Luciano Faria (PDT), e pelo deputado estadual Luiz Martins (PDT). O vereador Pierre Moraes também participou do encontro, no Rio de Janeiro.
Rodrigo Neves garantiu à comitiva friburguense que já existe recursos disponíveis para prorrogar e ampliar o pagamento do benefício em Nova Friburgo. Ele, porém, voltou a destacar que só poderá incluir novas famílias no programa caso a Prefeitura entregue a documentação completa das famílias, o que, segundo garantiu, “não foi feito ainda”. Esta discussão, aliás, não é nova. Desta vez, porém, o novo secretário municipal de Assistência Social se comprometeu a organizar uma força-tarefa para entregar a documentação exigida, num curto espaço de tempo, provavelmente até o início de dezembro.
“Vamos providenciar uma triagem no cadastro já existente para chegar ao número exato de famílias que necessitam do aluguel social. Paralelamente, entregaremos a documentação exigida para resolver de vez o problema. O Estado garantiu que, cumprida as exigências, os recursos serão liberados”, disse Ebenézer, acrescentando que Rodrigo Neves também se prontificou a vir a Nova Friburgo em 15 de dezembro para assinar com o prefeito interino, Sérgio Xavier (PMDB), o termo de cooperação para a renovação do programa com o município por mais 12 meses.
O presidente interino da Câmara elogiou a reabertura das negociações entre as secretarias municipal e estadual de Assistência Social. Na opinião de Luciano Faria, o município estava sendo prejudicado com a falta de entendimento entre as duas partes, mas está confiante que o impasse já está solucionado. Ele disse ter ficado surpreso com a informação de Rodrigo Neves de que Nova Friburgo foi a única das 92 cidades do Estado do Rio a não ter assinado em julho o Pacto de Gestão do Sistema Único de Assistência Social, que visa fortalecer e aprimorar programas e serviços fundamentais para a melhoria do atendimento às famílias mais carentes.
O vereador Pierre Moraes também elogiou a aproximação das duas secretarias. “Estamos satisfeitos com o resultado da reunião e entendo que o secretário Rodrigo Neves se sensibilizou com as reivindicações do município e prometeu ajudar a solucionar os problemas levantados”, disse.
Escolhidos os novos secretários de Turismo, Esporte e Fazenda
Mais três nomes foram anunciados nesta segunda-feira, 21, para compor a linha de frente do governo Sérgio Xavier: a turismóloga Bianca Tempone é a nova secretária de Turismo; o advogado e contador Rafael Tavares Garcia assume a secretaria de Fazenda; e Renato Satiro será o novo secretário de Esportes, embora só tenha se comprometido a assumir o cargo em alguns dias. Eles vão substituir José da Motta, Francisco Assis e Frank James, respectivamente. O professor Francisco Assis, porém, está sendo convidado a permanecer no novo governo municipal ocupando novas funções.
Ainda existem várias pendências para a formação do novo secretariado. Até agora, foram definidos os nomes de André Guedes (Governo), José Gonzaga Reis (Controlador Interno), Robson Breder (Procuradoria), Wilson Tavares (Conselheiro Paulino), Renato Abi-Râmia (Saúde), Clauber Domingues (Obras) e Alexandre Cruz (Serviços Públicos). A então subsecretária de Administração, Ana Paula Navega, ocupa o comando da pasta interinamente e não está descartada a sua efetivação. O ex-diretor de operações da Autran, Carlos Alberto Bayer, está interino na superintendência da autarquia. O arquiteto Gustavo Sarruf será mantido no secretariado, provavelmente acumulando as pastas de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Projetos Especiais.
A princípio, os secretários de Olaria, Rafael Rodrigues; de Meio Ambiente, Eduardo de Vries; de Ordem Urbana, Hudson Aguiar; de Educação, Marcelo Verly; e de Cultura, Roosevelt Concy, estão mantidos em suas funções. O secretário de Agricultura, Roberto Wermelinger, deixou o cargo para assumir uma cadeira na Câmara, na vaga do vereador licenciado Renato Abi-Râmia. O futuro do secretário de Ciências e Tecnologia, Igor Pinto, ainda é uma incógnita. O seu nome está na cota política do PT, que tanto poderá referendar a permanência de Igor como indicar outro nome do partido para o cargo.
Wermelinger e Samuel Grassini
assumem cadeiras na Câmara
Mais duas mudanças vão ser efetivadas entre hoje e quinta-feira na composição da Câmara. O advogado Roberto Wermelinger já deixou a Secretaria Municipal de Agricultura e passará a ocupar a cadeira do vereador licenciado Renato Abi-Râmia, recém-nomeado para comandar a Saúde. A outra alteração é a posse do suplente Samuel Grassini para o lugar de Nami Nassif. Grassini obteve na Justiça o direito de assumir o mandato enquanto o vereador licenciado Marcelo Verly continuar à frente da Secretaria de Educação.
Recentemente, já haviam ocorrido outras duas mudanças no Legislativo com o retorno do ex-secretário de Serviços Públicos, Vanor Breder Pacheco, no lugar de Jorge Carvalho; e de Márcio Damásio assumindo a vaga de Sérgio Xavier, atual prefeito interino.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Deixe o seu comentário