Arquivo de Notícias
Bastidores da Política - 30 de junho 2011
domingo, 31 de julho de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Governador admite ter errado
e sanciona anistia dos bombeiros
A parte que cabia aos deputados estaduais foi cumprida na terça-feira, 28, quando a Assembleia Legislativa aprovou a anistia administrativa dos 439 bombeiros — dentre os quais 28 lotados em Nova Friburgo. O projeto aprovado na Alerj por 60 deputados estaduais foi encaminhado para sanção do governador Sérgio Cabral (PMDB) livrando os militares do risco de serem excluídos da tropa pela participação direta no movimento reivindicatório por melhores salários — que culminou na invasão do quartel central dos bombeiros no Rio de Janeiro e a consequente prisão dos manifestantes por uma semana, até serem colocados em liberdade por decisão liminar da Justiça.
Um dia após a anistia ter sido aprovada pela Alerj, o governador fez um mea-culpa durante entrevista concedida à Rádio CBN, na manhã desta quarta-feira, 29. Ele admitiu ter errado ao chamar de vândalos os bombeiros que invadiram o Quartel Central da corporação no último dia 3. Cabral, entretanto, fez uma ressalva: a outra parte também errou. Na opinião dele, a crise foi gerada por falta de diálogo.
“Faltou diálogo com o movimento, e eles erraram com a invasão. Eu errei quando os chamei de vândalos. Alguns líderes erraram com a ação abrupta de levar mulheres e crianças para a manifestação. Estou fazendo meu mea-culpa. Acho que a anistia vai ao encontro desse desarmamento de espírito”, disse, referindo-se ao projeto de lei 644/2011, aprovado por unanimidade pela Alerj.
Sérgio Cabral ressaltou que, antes da deflagração dos protestos, já vinha construindo um projeto de antecipação salarial através de um projeto de lei que ele mandou para Alerj em meados 2010 atendendo não só os bombeiros, como também aos policiais militares e civis, agentes penitenciários e funcionários do Degase.
Câmara vota hoje adicional de 20% no salário para agentes de trânsito e guardas municipais
A Câmara deve aprovar na sessão de hoje, 30, anteprojeto de lei de autoria do prefeito Dermeval Neto (PMDB) concedendo um adicional de 20% no salário dos agentes de trânsito e guardas municipais. O reajuste salarial será concedido às duas categorias através da criação de um adicional de penosidade (destinado a remunerar atividades que exigem o emprego de força excessiva, elevada concentração, atenção permanente ou imutabilidade da tarefa).
Segundo o projeto, o adicional será pago aos servidores que estiverem no exercício das funções próprias dos dois cargos. Para receberem o benefício, os guardas municipais e agentes de trânsito não devem ter registro de faltas, atrasos, abandono do posto, advertências ou suspensões registradas no mês anterior ao efetivo pagamento do benefício. O adicional será pago mensalmente, após aprovação da Câmara, em cima do vencimento básico.
“Não há dúvida que tais servidores desempenham atividades penosas, que cumulativamente causam fadiga de ordem não apenas física como também psicológica”, disse o prefeito nas justificativas do projeto.
Prefeito decreta luto oficial
pela morte de ex-deputado
O prefeito Dermeval Neto (PMDB) decretou luto oficial de três dias no município pela morte do empresário e ex-deputado estadual Paulo Cordeiro, ocorrida na última terça-feira, 28. Paulo Cordeiro exerceu mandato na Assembleia Legislativa entre 1987 e 1990. Ele também exerceu cargos de confiança no governo Heródoto Bento de Mello, na década de 80. Ele ficou conhecido pela habilidade em fazer articulações políticas.
Paulo Cordeiro morreu vítima de problemas respiratórios. Ele estava internado há cerca de um mês no Rio de Janeiro. O corpo do político foi velado no Salão Azul da Prefeitura e enterrado no Cemitério São João Batista.
Heródoto pede mais 60 dias
de licença médica à Câmara
Afastado do governo municipal desde setembro do ano passado, depois de ter sofrido um acidente durante visita à Suíça, Heródoto Bento de Mello encaminhou à Câmara nesta terça-feira, 28, um novo pedido de licença médica por mais 60 dias. Os quatro primeiros pedidos foram aprovados, um rejeitado e os três últimos apenas lidos no plenário. O novo documento é assinado pelo médico Bruno Machado, ex-diretor do Hospital Raul Sertã na gestão HBM.
Há quase um mês, depois de conceder entrevistas a órgãos municipais anunciando que estava preparando o seu retorno à Prefeitura, o prefeito afastado viajou para o sul do país. Ele está atualmente em Londrina, no Paraná, na casa de uma de suas filhas.
Vereadores farão sessão
específica com moradores
de Conselheiro no dia 14
A Câmara agendou para o dia 14 de julho sessão específica para ouvir os moradores do distrito de Conselheiro Paulino, um dos mais atingidos na tragédia climática de 12 de janeiro e que foi preterido no primeiro pacote de reconstrução anunciado recentemente pela presidente da República, Dilma Rousseff, e pelo governador Sérgio Cabral.
Autor da proposta de realização da sessão específica, o vereador Cláudio Damião lamentou em seu blog que a Câmara tenha recusado a sua proposta de realizar a reunião no próprio distrito, onde mais pessoas poderiam participar. O parlamentar anunciou que irá protocolar novos pedidos de sessões específicas para ouvir moradores de outras localidades devastadas no evento climático.
“A sessão específica será o espaço aberto para os moradores expor a situação de seus bairros e distritos, tornando-se, portanto, atores participantes do processo de reconstrução da cidade. Além disso, serão convidados setores governamentais das esferas municipal, estadual e federal, e também, empresas concessionárias de serviços públicos a fim de esclarecer questões. É preciso ouvir a população, e tem que ser agora. Já se passaram mais de cinco meses da tragédia, que deixou em Nova Friburgo milhares de desabrigados e desalojados. Daqui a cinco meses, teremos novas chuvas e se a população não for ouvida e participar do processo, será novamente vítima. Não podemos deixar que isso aconteça”, desabafou o vereador.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Deixe o seu comentário