Arquivo de Notícias
Bastidores da Política - 29 de junho 2011
domingo, 31 de julho de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Prefeito e presidente da Câmara
almoçam para estreitar relações
Conforme havia sido anunciado pelo colunista Giuseppe Massimo, o prefeito Dermeval Neto (PMDB) e o presidente da Câmara, Sérgio Xavier (PP), almoçaram ontem, 28, num restaurante em Mury. O encontro reservado teve como principal objetivo estreitar o relacionamento entre os poderes Executivo e Legislativo. As duas principais autoridades políticas de Nova Friburgo também trataram das ações envolvendo obras de reconstrução do município após a tragédia climática de 12 de janeiro.
Detalhes sobre as conversas não foram divulgadas à imprensa. Porém, o boato sobre uma suposta renúncia do prefeito — que circulou em redes sociais e nas esquinas da cidade — também foi tratado à mesa por Dermeval e Serginho. Na segunda-feira, 27, após retornar do feriado de Corpus Christi e de um encontro com integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Nova Friburgo (Codenf), o próprio prefeito desmentiu a especulação política.
Glauber anuncia a instalação
no país de escritório da
ONU para catástrofes
O Brasil ganhará o primeiro escritório para Redução de Catástrofes Climáticas da Organização das Nações Unidas (ONU). O anúncio foi feito pelo deputado federal Glauber Braga (PSB), que havia feito a reivindicação diretamente às Nações Unidas, numa recente participação de um encontro da entidade na Suíça. O escritório será instalado provavelmente em Niterói, na Universidade Federal Fluminense.
“Em maio participei da Conferência da ONU sobre Desastres Naturais em Genebra, Suíça. Na ocasião me reuni com a representante da secretária geral da ONU, Margareta Wahlstrom, e com o representante do Ministério das Relações Exteriores, Milton Rondó Filho. Mostrei para eles a necessidade de ser instalado no Estado do Rio um escritório da Estratégia Internacional das Nações Unidas. Precisamos ter um gerenciamento in loco”, explicou Glauber.
O escritório terá a função de auxiliar o Brasil na promoção da prevenção em desastres climáticos, para minimizar a perda de vidas humanas. As prefeituras e os Estados terão um suporte muito maior. Os prefeitos terão acompanhamento de técnicos e estudiosos sobre o assunto. Num só local ficarão disponíveis todos os dados, estudos e pesquisas sobre catástrofes naturais. A instalação deve acontecer no segundo semestre de 2011.
Em meio à desfiliação de Marina,
PV faz encontro regional sábado
O Partido Verde de Nova Friburgo recebe no próximo sábado, 2, representantes partidários de vários municípios do Estado do Rio, inclusive da regional. O encontro acontecerá provavelmente no plenário da Câmara de Vereadores, com as presenças do presidente estadual, Alfredo Sirkys, e da deputada Aspásia Camargo. A reunião dos verdes tem como foco a tragédia climática ocorrida em janeiro, mas, a provável desfiliação da ex-senadora e ex-candidata à presidência da República, Marina Silva — terceira colocada no pleito de 2010 — deverá monopolizar as discussões em Nova Friburgo.
Depois de três meses de queda de braço com a cúpula do PV, a ex-senadora Marina Silva deve anunciar na próxima semana sua saída do partido. Ela planeja reunir verdes e simpatizantes num movimento político baseado na internet antes de articular a criação de outra sigla para disputar o Planalto em 2014. A ideia é divulgar a decisão no dia 6, em ato público em São Paulo ou Brasília. O grupo de Sirkys é adversário interno da ex-senadora.
PDT troca presidente municipal
e líder partidário no Legislativo
O PDT de Nova Friburgo realiza convenção municipal neste sábado, 2, na sede da Academia Friburguense de Letras, na Praça Getúlio Vargas. O evento — das 14h às 18h — será destinado a ratificar mudanças no comando da sigla pedetista, que estão sendo costuradas ao longo dos últimos dias. O atual presidente do partido, o ex-vereador Joel Duarte, anunciou ontem, 28, que não concorrerá à reeleição. Entendimentos internos apontam para o lançamento de uma chapa única, desta vez encabeçada pelo empresário Naim Rocha, que deverá suceder Duarte. O ex-deputado estadual e atual suplente de senador, Olney Botelho, continuará como presidente de honra.
Ainda na convenção será anunciada a mudança da liderança do partido na Câmara. Seguindo um acordo prévio para revezamento na função perante o Legislativo friburguense, o cargo será entregue ao vereador Luciano Faria, atual vice-presidente da Câmara. Os demais cargos da executiva pedetista serão definidos numa reunião interna, prevista para acontecer nesta quinta-feira, 30.
Deputado se diz preocupado
com incertezas do aluguel social
O desencontro de informações sobre os aluguéis sociais que estão sendo pagos à população das sete cidades da região serrana do Rio afetadas pela tragédia climática de janeiro, segue perturbando o deputado Luiz Paulo Corrêa da Rocha (PSDB) — presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), que investiga as causas da devastação. Tanto a CPI, como os representantes do Escritório de Gerenciamento de Projetos da Casa Civil do Estado do Rio (EGP-Rio), concordam que os números podem chegar a dez mil famílias assistidas pelo programa. Durante a reunião administrativa realizada no gabinete do deputado Nilton Salomão (PT), porém, o secretário de Estado de Assistência Social do Rio de Janeiro, Rodrigo Neves, declarou que hoje este número só chega a sete mil famílias. E existem as pessoas atendidas diretamente pelas prefeituras, num total ainda não contabilizado.
“Sem dúvida nenhuma o desencontro preocupa a comissão, porque o número de aluguéis sociais vai definir o número de habitações a serem construídas”, comentou Luiz Paulo. Segundo ele, para chegar ao número de novas casas é preciso abater, do total de aluguéis sociais, o número de desapropriações assistidas. “Fica claro o problema, já que estamos produzindo 7.600 habitações. Seguramente nós temos uma população desabrigada na ordem de dez mil famílias. Existe um déficit de 2.400 habitações. Se esta diferença não estiver dentro das habitações assistidas, vai faltar casa e vai acabar o período de aluguel social, que é de um ano”, alertou o deputado.
O parlamentar espera que cada uma das prefeituras afetadas envie à comissão o número exato de benefícios distribuídos. Assim, com dados precisos, a secretaria poderá acertar no planejamento das construções. “No meu entendimento, o Estado deveria produzir dez mil habitações, porque se tivermos 20% de desapropriações assistidas essas duas mil que restariam podem servir para as pessoas que moram em áreas de risco”, completou o parlamentar.
O secretário Rodrigo Neves apresentou os números de aluguéis sociais concedidos pelo governo, divididos por cada uma das sete cidades. Em Nova Friburgo o benefício é pago a 2.490 famílias, mas a própria Prefeitura admite que outras 1.700 famílias já preencheram o cadastro solicitando a inclusão no programa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Deixe o seu comentário