Arquivo de Notícias
Bastidores da Política - 24 de maio 2011
domingo, 31 de julho de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Prefeitura faz mutirão em Conselheiro e adia início de terraplanagem das casas
Máquinas, caminhões e dezenas de trabalhadores braçais iniciam nesta terça-feira, 24, mutirão de limpeza na região de Conselheiro Paulino. A informação — anunciada semana passada pelo prefeito Dermeval Neto — foi confirmada ontem, 23, pelo secretário municipal de Obras, Hélio Gonçalves Corrêa. A operação deve durar três dias e será repetida semana que vem.
Segundo Helinho, o mutirão desta semana abrangerá a Avenida dos Ferroviários, Califórnia, Ouro Preto e Prado. Na semana que vem os bairros beneficiados serão Floresta e São Jorge, entre outros. O mutirão terá duas retroescavadeiras e outras máquinas menores, além de vários caminhões e pelo menos a participação de 50 funcionários braçais.
Prevista para ser iniciada na semana passada e transferida para ontem, segunda-feira, a operação de terraplanagem do terreno desapropriado pela Prefeitura, no Parque das Flores, onde serão construídas 61 casas populares com recursos do SOS Nova Friburgo, foi novamente transferida e só deverá começar amanhã. A transferência, segundo Helinho, deve-se a mudanças no projeto original. “Estamos mudando para melhor o projeto de acesso ao terreno”, justificou o secretário que, a partir do início do serviço, acredita que ficará pronto em 15 dias.
Enquanto isso, a Prefeitura também está fazendo modificações no processo para a contratação da empresa que construirá os 61 imóveis. A princípio foi escolhida uma empresa do Paraná, que trabalha com uma tecnologia de construção com concreto PVC, mas, como existem outras no país que também executam o mesmo trabalho, a Procuradoria da Prefeitura está refazendo o processo e convocando as demais empresas para participar do processo licitatório. Após a conclusão da parte burocrática e o início da construção, a expectativa é de que as casas fiquem prontas num prazo recorde de 60 dias. Os imóveis são destinados exclusivamente a famílias que estão em abrigos públicos, após a tragédia climática de 12 de janeiro.
Participação do PT no governo
gera polêmica entre os próprios petistas
Na semana passada, conforme já foi noticiado, a executiva municipal do PT aprovou por sete votos a dois a adesão do partido ao atual governo municipal, inclusive assumindo o controle da Secretaria de Ciências e Tecnologia. Desde então, o assunto virou polêmica interna, com reações de partidários que foram votos vencidos ou que não puderam opinar na polêmica situação.
A primeira reação pública foi do vereador Cláudio Damião, um dos dois membros da executiva a ter votado contra a adesão petista. Ele defende que o suposto acordo seja discutido amplamente no diretório (33 membros) e, ao mesmo tempo, acusou a ala favorável à proposta de “estar precisando de um emprego e estar atrás de uma boquinha na Prefeitura”. Agora, uma nova reação: o ex-vereador petista Edil Nunes, sindicalista do setor vestuário e um dos líderes do Fórum Popular (que reúne diversos sindicatos e partidos políticos) encaminhou e-mail à coluna destacando não ser favorável à decisão da executiva do PT Nova Friburgo “sem antes ter havido uma discussão democrática no diretório, que está legalmente constituído e há tempos não vem sendo ouvido pela executiva”.
Segundo Edil, “mais uma vez o povo de nossa cidade vai encarar o PT como o ‘partido da boquinha’ que, para participar do governo, indicará alguns nomes a cargos na Prefeitura”, disse ele. “A executiva do PT não convocou ninguém para um debate democrático, ainda mais sabendo se tratar de um partido que tem que se posicionar a fim de auxiliar na reconstrução da cidade, junto ao governo petista da Dilma”, acrescentou.
Ainda em tom crítico, Edil disse que “é uma vergonha, estou fora, fazerem reuniões internas no PT para discutir cargos na Prefeitura, enquanto o mais importante é lutar por uma cidade melhor, sem ficar só pensando no próprio umbigo”, destacou. Segundo ele, “já há casos de pessoas na executiva do PT com cargos comissionados em governos fora de nossa cidade e que não aparecem para trabalhar, mas apenas para receber”, acusou.
O presidente e o vice do PT local, Norival Spíndola e Igor Pinto, respectivamente, além da secretária de Comunicação do partido, Valéria Gomes, foram contatados sobre o assunto, mas, por enquanto, preferem não comentar a polêmica.
Deputados visitam áreas devastadas e
participam de encontro em Nova Friburgo
Apenas sete dos 17 deputados federais que fazem parte da Comissão Especial de Medidas Preventivas à Catástrofes Climáticas estiveram em Nova Friburgo no último sábado, 21, visitando as áreas devastadas na tragédia de janeiro. A comitiva visitou a Rua Cristina Ziede e Praça do Suspiro, ambos no Centro, e os bairros Floresta, Três Irmãos, Jardim Califórnia, Jardinlândia, Duas Pedras e Córrego Dantas. Em seguida os parlamentares participaram de reunião com prefeitos e representantes dos municípios serranos atingidos na tragédia, na Queijaria Suíça, em Conquista. Os deputados ficaram impressionados com os estragos e prometeram lutar pela liberação de recursos junto ao governo federal.
A comitiva foi liderada pelo deputado friburguense Glauber Braga (PSB), relator e coordenador da comissão. Participaram ainda Perpétua Almeida (PCdoB/AC), presidenta da comissão, Dr. Aluizio (PV), Adrian Mussi (PMDB), Ademir Camilo (PDT), Fernando Jordão (PMDB) e Luci Choinack (PT). Os deputados estaduais Rogério Cabral (PSB) e Nilton Salomão, que integram a CPI da Alerj sobre a Tragédia Climática, também estiveram no encontro da Queijaria e nas visitas às localidades atingidas.
Segundo Glauber, um dos principais objetivos da reunião foi entregar aos municípios atingidos os protocolos e a documentação necessária para que as prefeituras se cadastrem no programa Cidades Resilientes, que tem a finalidade de garantir uma ação local estruturada nas diretrizes da Organização das Nações Unidas (ONU), para redução de riscos de desastres. No Brasil, seis cidades do Estado de Santa Catarina, que também já foram atingidas por catástrofes naturais, estão cadastradas no programa.
Após a reunião política, o deputado Glauber ainda se reuniu com representantes do Córrego Dantas para ouvir suas demandas. O deputado morava no bairro e também teve sua casa atingida na tragédia.
Alerj analisa hoje veto sobre projeto que concede empréstimo a empresas serranas
A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) vota, hoje, 24, veto parcial do governador Sérgio Cabral ao projeto aprovado pela casa que autoriza a realização de empréstimos a empresas localizadas em áreas em situação de calamidade ou emergência, como Nova Friburgo e outros seis municípios serranos.
O governador Sérgio Cabral rejeitou trecho, incluído por emenda parlamentar, que mantinha, entre as exigências a serem cumpridas, a regularidade com os direitos trabalhistas, o que, segundo ele, impede a urgência da transação. “Ao excluir a possibilidade de financiamento às empresas que tenham débitos trabalhistas, reduziu substancialmente o escopo desta providência, que é, como já dito, o de possibilitar o soerguimento dos empreendedores situados naquelas regiões”, explica Cabral.
Inea busca interagir com procuradores
para dar celeridade a ações ambientais
A presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marilene Ramos, vai ao Ministério Público (MP/RJ), acompanhada de membros da equipe técnica do instituto, onde prestará esclarecimentos a respeito da estrutura organizacional, do funcionamento e da necessária dinâmica do órgão ambiental. O objetivo é traçar um diagnóstico das demandas judiciais encaminhadas quase diariamente pelo MP ao Inea e que impõem dificuldades à necessária agilidade do órgão nas ações contra os crimes ambientais.
Na ocasião, os procuradores também serão cadastrados, receberão login e senha para terem acesso ao portal do Inea, de modo a acompanharem o andamento de processos online. Entre outras ferramentas, poderão ainda manter comunicação direta para solicitação de vistorias, reuniões e emergências. A proposta é de garantir a interatividade entre as equipes dos dois órgãos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Deixe o seu comentário