Mau tempo adia etapa da Friburgo Eco para março
As chuvas que castigaram a cidade desde o meio da semana passada e persistiram no fim da semana obrigaram os organizadores da Friburgo Eco Adventure a adiar a prova, válida pela etapa de Nova Friburgo. A provável data do evento será dias 14 e 15 de março. Devido às chuvas, várias barreiras caíram ao longo do percurso, impedindo a passagem dos carros de resgate, comprometendo a segurança da competição.
O coordenador Rafael Basalo, da Rafael Basalo Sports, afirmou: “Tudo já estava preparado, até tínhamos condições de realizar a prova, improvisando um desvio no local onde as barreiras caíram, mas preferimos adiar, para não colocar em risco a integridade física dos mais de mil atletas que viriam de fora da cidade para participar do evento”.
América pode ser o primeiro time
a ter futsal para deficientes visuais
O América deu importante passo para se consolidar como a primeira equipe de futebol no Brasil que pratica e oferece escolinhas para deficientes visuais. É assim que o site oficial do América Futebol Clube, uma das mais tradicionais equipes do Rio de Janeiro, noticia a parceria com a Urece Esporte e Cultura. Em reunião com o vice-presidente de esportes olímpicos do América, Ricardo Baptista, e com o supervisor de futsal do clube, Charles Calomino, a diretoria da Urece acertou as bases de um contrato de parceria, que deve ter duração de três anos.
O objetivo maior do projeto é a criação de uma escolinha de futebol para crianças com deficiência visual nas dependências do clube. Assim, seriam preparados jovens valores, que ingressariam na equipe de futebol para cegos da Urece. Os Tigres de Bengala, dessa forma, teriam a quadra da sede da Rua Campos Sales para a realização de treinamentos e demais atividades. “Para nós seria vantajoso, porque teríamos uma quadra muito boa e bem localizada, que permitirá a melhoria na qualidade de treinamentos da equipe”, diz o presidente da Urece, Anderson Dias. “Além disso, trabalhando junto com a diretoria do América, fica mais fácil conseguir patrocínios para todo o projeto, desde as escolinhas até o time principal de futebol para cegos”, acrescentou o dirigente.
Além do futsal para cegos, a parceria deve abranger também a natação, bem como atividades sociais e culturais desenvolvidas pela Urece e pelo América. “É uma parceria bastante abrangente, porque abarca o futebol, a natação e as atividades culturais, já que contam com teatros e outros locais onde podemos desenvolver várias atividades em parceria”, explica Dias.
Mas não é só a Urece quem vê com bons olhos o início da parceria. Pelo lado do América, Ricardo Baptista afirma que este projeto marca a volta do América como prestador de serviços sociais. “É um sonho para o América iniciar este projeto. Só quem convive com esses atletas pode ter consciência do valor deles. O América tem muito a ganhar com esta parceria. São pessoas com esta raça e vontade de viver que precisamos dentro do nosso clube”, diz Baptista, que, bastante animado, já projeta o futuro. “Para nós seria um orgulho muito grande ver o time da Urece jogando com a camisa do América em competições estaduais, regionais, nacionais e internacionais”.
As negociações já estão bastante adiantadas e até o fim de semana será assinada uma carta de intenções. Mesmo que o contrato ainda não esteja assinado, a parceria já tem data para sair do papel. No próximo dia 24 a equipe de futsal da Urece se apresentará na abertura do campeonato interno das escolinhas de futebol do clube. Há também a vontade de realizar um show com uma das bandas apoiadas pela Urece, no teatro do América. (Sylvio Campos, assessoria de imprensa da Urece)
Macaé goleia o Fri e deixa tricolor na última colocação
Jogando na Arena Guanabara, em Araruama, domingo, 15, o Macaé Esportes goleou o Friburguense na última rodada da Taça Guanabara e empurrou o Frizão para a última colocação do grupo B, com 5 pontos. Em três dias o Frizão levou duas goleadas: a primeira contra o Botafogo (5 x 1), no Estádio Eduardo Guinle, no meio de semana. Assim, o Fri termina de forma melancólica a Taça GB e precisa melhorar muito se quiser aspirar à classificação na Taça Rio a partir do dia 8 de março, quando enfrentará o Vasco da Gama, em São Januário.
O time tricolor começou bem o jogo, mas depois que tomou o primeiro gol, aos 23 minutos, se descontrolou e passou o resto do primeiro tempo cometendo muitos erros de passe. Novamente deixou os nervos mandarem na partida e foi para os vestiários em desvantagem. O gol do Macaé foi marcado por Léo Macaé.
O Macaé retornou para o segundo tempo melhor, marcou o segundo gol aos 22 minutos, através de Glauber, o terceiro quatro minutos depois, com Walacer, de pênalti, e o quarto aos 35 minutos, com Jackson, além, inclusive, de ter levado um banho de bola.
Agora o Frizão continuará intensificando os treinamentos, podendo até fazer amistosos nestes mais de 20 dias que terá de folga no Estadual, para estrear bem contra o Vasco da Gama.
Miosótis sediará etapa do Circuito Vinculado
Na última sexta-feira, 13, as professoras Ana Paula Charret e Zezé Costa, acompanhadas pela coordenadora do parque aquático do Educandário Miosótis, professora Fernanda Lack, estiveram no Rio de Janeiro participando da primeira reunião de 2009 realizada pela Federação Aquática do Rio de Janeiro (Farj). O encontro tratou da aprovação do código, regulamentos e calendários das competições de natação para o ano.
Muito bem recebidas, as professoras trouxeram para Nova Friburgo, especificamente para o Educandário Miosótis, uma etapa do Circuito Vinculado de Natação, prevista para maio, e uma etapa do Circuito Master de Natação. Além do intercâmbio de seus atletas com o Botafogo, Olaria, Realengo e CBSM, já há um primeiro encontro marcado para abril, quando o Educandário Miosótis realizará seu 1º Festival de Natação.
As professoras informaram ainda que a equipe de natação está solidificada, aberta a novos atletas e animada para as competições deste ano: Vinculado, Serrano e Travessia, levando o nome de Nova Friburgo para o Brasil.
Deixe o seu comentário