Arquivo de Notícias
Bastidores da Política - 19 de outubro.
terça-feira, 11 de janeiro de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Glauber crê que Dilma dará
a volta por cima no município
Em 2006, o tucano Geraldo Alckmin derrotou Lula no primeiro turno em Nova Friburgo, mas, no segundo, Lula deu a volta por cima, virou o jogo e, além de conquistar o voto da maioria dos friburguenses, foi reeleito presidente da República. Este é o mesmo enredo político que o deputado federal eleito Glauber Braga (PSB) acredita que aconteça novamente neste ano, com relação à candidatura petista de Dilma Rousseff. Ela perdeu para José Serra (PSDB) no primeiro turno no município, por 39% a 30% dos votos válidos.
“Estou confiante de que Dilma vença em Nova Friburgo, em todos os municípios da região (Centro-Norte Fluminense) e no Brasil”, disse Glauber Braga durante evento pró-Dilma, organizado por ele no plenário da Câmara de Vereadores. O plenário lotado teve a presença de prefeitos, vereadores e outras lideranças políticas e também contou com a participação especial do presidente nacional do PSB, Roberto Amaral. O deputado estadual reeleito, Rogério Cabral (PSB), esteve na Câmara, mas o suplente de senador e deputado estadual, Olney Botelho, não foi ao evento devido a uma indisposição física, porém, enviou representante.
“A eleição de Dilma é muito importante para Nova Friburgo e toda a região, que poderão ter um momento especial com o trabalho conjunto dela, do governador (Sérgio Cabral), dos deputados eleitos (Glauber e Rogério Cabral) e do senador suplente (Olney). Estou muito confiante”, reiterou.
Dermeval exonera dois secretários
O prefeito em exercício, Dermeval Neto (PMDB), anunciou ontem, 18, a exoneração de dois secretários municipais: o de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Luiz de Mello Flores Guinle, e de Pró-Leitura, Francisco Gregório da Silva Filho. Os dois atos de exoneração já foram assinados pelo chefe do Executivo interino ontem e são publicados nesta terça-feira, 19.
Por enquanto, Dermeval não definiu quem serão os substitutos. Existe a possibilidade da Secretaria Pró-Leitura, criada pelo prefeito licenciado, Heródoto Bento de Mello, ser rebaixada a departamento subordinado à Secretaria Municipal de Educação. Neste caso, o departamento seria entregue a um funcionário de carreira da área.
Francisco Gregório, natural do Acre e morador do Rio de Janeiro, é conhecido nacionalmente como escritor e contador de histórias. A subsecretária de Pró-Leitura, Maria Clara Cavalcanti de Albuquerque, também foi dispensada.
Luiz Guinle, de tradicional família, estava à frente desde o início de 2009, após o prefeito Heródoto fazer uma reforma administrativa no governo. Ultimamente sua principal função vinha sendo afinar o intercâmbio empresarial, comercial, turístico e cultural entre Nova Friburgo e Suíça. Segundo informações, a pedido de Heródoto, o ex-secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico esteve no país europeu para tratar da participação friburguense em um grande evento suíço, em 2011.
Prefeito em exercício pede
retirada de anteprojeto
do Orçamento de 2011
O prefeito em exercício, Dermeval Neto (PMDB), pediu ao líder do governo na Câmara, Jorge Carvalho (PMDB), para que providencie a retirada do anteprojeto de lei que estima a receita e fixa a despesa de Nova Friburgo para o exercício fiscal de 2011, cuja proposta, encaminhada pela Secretaria Municipal de Fazenda, é de R$ 350.199.831,00. O pedido do prefeito interino deve acontecer na sessão legislativa desta terça-feira, 19.
Em relação ao exercício deste ano, o orçamento do ano que vem é cerca de 15% maior (R$ 44 milhões). A justificativa para a retirada do anteprojeto é que Dermeval Neto pretende conhecer de perto todo o processo e, eventualmente, pedir algumas modificações. A matéria encontra-se em trâmite na comissão de Finanças e Orçamento do Legislativo (CFO) e está marcada para esta quarta-feira, 20, uma reunião no plenário da Câmara para discussão da proposta do Executivo, mas que deverá ser adiada para outra oportunidade.
Gabeira vota pela neutralidade
do PV, mas apoiará José Serra
O deputado federal e candidato derrotado ao governo estadual, Fernando Gabeira (PV), votou pela proposta de neutralidade do PV no segundo turno das eleições presidenciais durante encontro nacional. A proposta acabou sendo aprovada por 88 a quatro, referendando a posição de independência da terceira colocada na eleição presidencial, Marina Silva (PV), dona de 19,6 milhões de votos no primeiro turno, no pleito decisivo do próximo dia 31.
Individualmente, os filiados verdes estão liberados para aderir às campanhas da petista Dilma Rousseff ou do tucano José Serra. Gabeira, que ficou em segundo lugar na disputa pelo governo estadual, endossou que apoiará a candidatura de Serra. O governador reeleito do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), por outro lado, é um dos principais cabos eleitorais de Dilma.
Eleitor só pode ser preso em caso de flagrante após dia 26
Desde o último sábado, 16, até 48 horas após o término da eleição de 31 de outubro, nenhum candidato que disputará o segundo turno das eleições no país poderá ser preso, salvo se em flagrante, de acordo com a norma prevista no artigo 236 do Código Eleitoral. O salvo conduto, como é chamado, é uma garantia para que ninguém possa impedir ou atrapalhar o exercício do voto.
Para os eleitores, a regra inicia-se apenas cinco dias antes das eleições. O salvo conduto ao eleitor valerá a partir do dia 26 e se estenderá até às 17h do dia 2 de novembro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Deixe o seu comentário