Arquivo de Notícias
Bastidores da Política - 20 de agosto.
terça-feira, 31 de agosto de 2010
por Jornal A Voz da Serra
Vereadores e deputados não devem votar nada até o término das eleições
Com cinco vereadores candidatos a deputado e a pauta de votações trancada desde o fim do recesso parlamentar de julho, a tendência é que a Câmara de Nova Friburgo só volte a analisar alguma matéria importante em plenário depois das eleições de 3 de outubro. Na sessão de terça-feira, 17, por exemplo, a reunião dos vereadores durou cerca de dez minutos. No momento, um projeto encaminhado em regime de urgência (30 dias), de autoria do Executivo, concedendo incentivos para empresas envolvidas no município no projeto Minha Casa, Minha Vida, voltado à construção de moradias populares, já expirou o prazo de tramitação na casa legislativa e bloqueou a pauta de votações. Outras matérias também já estão com o prazo praticamente encerrado e devem impedir que os parlamentares municipais consigam destrancar as votações no plenário.
Em Brasília, a situação na Câmara dos Deputados é semelhante à da Câmara de Nova Friburgo. Com a grande maioria dos deputados concorrendo a novo mandato e, por isso, mais dedicado aos compromissos de campanha, a expectativa é de que as votações em plenário só voltem a ocorrer depois das eleições em 3 de outubro. Lá, como aqui, a pauta também está trancada.
OPINIÃO
A campanha eleitoral já está a mil por hora nas ruas e também chegou às emissoras de rádio e televisão.
Enquanto os candidatos vão em busca do voto do eleitor, a Câmara de Nova Friburgo e a Câmara dos Deputados seguem com um ritmo lento de trabalho, quase parando.
Tanto aqui como em Brasília, tramitam projetos importantes e que aguardam uma decisão rápida dos vereadores e deputados. Mas, esperar agilidade da classe política neste período eleitoral, só se for em interesse próprio.
É lamentável, porém verdade: em tempos de eleição, a prioridade é pessoal, e não coletiva.
Fiscalização eleitoral já apreendeu
mais de 120 propagandas irregulares
A fiscalização eleitoral continua nas ruas para coibir a propaganda eleitoral. Segundo o chefe do cartório da 26ª ZE, Roberto Sodré, o número de propagandas irregulares apreendidas em Nova Friburgo, que era de 70 na semana passada, já subiu para 120 até o início da tarde de ontem, 19. A tendência é que esta quantidade já seja um pouco maior, haja vista os fiscais terem realizado uma nova operação na tarde desta quinta-feira, 19, ao longo da RJ-130 (Estrada Nova Friburgo/Teresópolis).
Segundo a fiscalização, a maioria das apreensões feitas até agora aconteceram nas avenidas Comte Bittencourt, Galdino do Valle Filho, Hans Gaiser e Costa e Silva, no eixo rodoviário que corta o município, e que tem sido muito explorada pelos candidatos devido ao grande fluxo de veículos. Segundo Sodré, a fiscalização passará a ser feita pelo menos duas vezes por semana na tentativa de inibir abusos das equipes de cabos eleitorais contratados pelos candidatos.
O juiz eleitoral Marcus Vinícius Gonçalves Miranda, responsável pela 26ª ZE, orientou os fiscais a coibir qualquer tipo de propaganda no interior das praças públicas, locais vedados pela lei que regulamenta a propaganda política. Apenas as extremidades, claro, desde que não atrapalhem o ir e vir dos transeuntes, são permitidas a propaganda eleitoral nas praças.
O material apreendido pela fiscalização está sendo colocado à disposição da Procuradoria Eleitoral, que poderá abrir um processo contra os candidatos que podem ser obrigados a pagar pesadas multas previstas em lei.
OPINIÃO
A Justiça Eleitoral está com o bloco na rua - força de expressão -, e já apreendeu cerca de 120 placas de propaganda política instaladas irregularmente no centro da cidade.
O resultado das operações comprova que as queixas dos cidadãos sobre a poluição visual ocasionada pela propaganda indiscriminada é mais do que procedente.
Os nossos políticos - no caso, os candidatos de 2010 - deveriam entender que, acima de suas pretensões pessoais, está o direito da coletividade.
Será que um candidato que está se lixando para a cidade merece o voto do eleitor?
Será que um candidato que está se lixando para a cidade tem capacidade de ser um bom representante do município caso venha a ser eleito?
Um bom candidato, um bom político de verdade, é aquele que respeita o direito de todos.
O candidato político precisa aprender de uma vez por todas, por bem ou por mal, que o exemplo deve vir de cima.
Até para não ser jogado na lata do lixo pelos eleitores.
TRE: Marcelo Crivella é proibido de usar
imagem e áudio de Lula
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, por decisão do juiz Antonio Augusto de Toledo Gaspar, determinou a retirada da imagem e do áudio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva do programa eleitoral gratuito da chapa do senador Marcelo Crivella (PRB), candidato à reeleição. O candidato deverá recorrer da decisão. A decisão, provisória, proíbe ainda o uso da imagem e a menção do apoio do presidente Lula nas propagandas impressas da chapa encabeçada por Crivella. Após a notificação, caso a irregularidade persista, o senador e o partido podem ser obrigados a pagar uma multa diária de R$ 200 mil. O pedido para retirar o apoio do presidente Lula da campanha de Crivella foi feito por meio de uma representação pela coligação Juntos pelo Rio, da qual faz parte o candidato à reeleição pelo PMDB ao governo do estado, Sérgio Cabral.
Ibope faz pesquisa exclusiva de intenção
de voto para deputados
O Ibope Inteligência lançou na quarta-feira, 18, uma pesquisa que avaliará a intenção de voto da população de 11 estados, inclusive o Rio de Janeiro, para os cargos de deputado estadual e federal. O serviço será disponibilizado por meio do site www.ibope.com/deputados2010 e oferecerá aos assinantes informações como o ranking dos dez candidatos mais citados por estado e os dez candidatos mais citados de cada coligação; assim como a participação da coligação no total de incidências do estado; posição do candidato/contratante no ranking do estado; posição do candidato/contratante no ranking da coligação; e estimativa de cadeiras por partido para cada estado na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados.
Segundo o instituto, as informações serão obtidas por meio de entrevistas domiciliares, face a face, com amostras representativas do eleitorado estadual. O estudo traz a intenção de voto espontânea para os cargos de deputado estadual e federal. Serão realizadas, no mínimo, três mil entrevistas acumuladas em três rodadas de pesquisas em cada estado. Os dados serão atualizados em intervalos de aproximadamente duas semanas. Como a pesquisa não será registrada na Justiça Eleitoral, os resultados não poderão ser divulgados pela mídia.
Eleitor terá que levar documento
de identificação com foto para votar
O eleitor terá que apresentar, para poder votar no pleito de 3 de outubro, além do título de eleitor, um documento de identificação com fotografia. Os documentos oficiais para comprovação de identidade que serão aceitos, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente (identidades funcionais), certificado de reservista, carteira de trabalho e carteira nacional de habilitação, com foto. Certidões de nascimento e de casamento não serão aceitas.
Outras possibilidades, como a apresentação de cópias autenticadas de documentos, serão resolvidas caso a caso pelo mesário ou pelo juiz eleitoral. A exigência foi incluída na minirreforma eleitoral sancionada em 2009 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O objetivo é promover maior segurança na identificação do eleitor e evitar episódios em que pessoas votam por outras, valendo-se do fato de o título de eleitor não conter foto. O uso de telefones celulares, máquinas fotográficas e filmadoras dentro da cabine de votação também foi proibido pela minirreforma eleitoral, a Lei 12.034/2009.
SEGUNDA VIA - Quem perder ou tiver o título de eleitor extraviado poderá pedir segunda via do documento até 23 de setembro, em qualquer cartório eleitoral. A reimpressão do documento é feita na hora. Os três cartórios eleitorais de Nova Friburgo funcionam no prédio do antigo Fórum, na Praça Getúlio Vargas.
O DIA A DIA DOS CANDIDATOS
GLAUBER
O candidato a deputado federal Glauber Braga (PSB) fará caminhada em Conselheiro Paulino neste sábado, 21. O ponto de concentração será no posto de gasolina na entrada do distrito (antes da ponte), a partir das 9h.
HELINHO
Neste sábado, 21, será inaugurado o comitê do candidato a deputado estadual, Hélio Gonçalves (PSC), na Avenida Euterpe Friburguense, 21, Centro.
VERLY
O candidato a deputado federal Marcelo Verly (PSDB) também vai inaugurar seu comitê de campanha na Avenida Alberto Braune, ao lado do Hotel Fabris, neste sábado, 21, às 18h.
CESAR MAIA
O ex-prefeito do Rio e candidato ao Senado Cesar Maia (DEM) fará campanha em Nova Friburgo na próxima segunda-feira, 23, a partir das 10h. Além de caminhada na Alberto Braune, o candidato fará visita a indústrias do município.
NOSSO E-MAIL MUDOU:^
bastidoresdapolitica@avozdaserra.com.br
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Deixe o seu comentário