Arquivo de Notícias
Bastidores da Política - 18 de agosto.
terça-feira, 31 de agosto de 2010
por Jornal A Voz da Serra
Vídeo postado no You Tube mostra baixaria durante sessão na Câmara
Um vídeo postado no site You Tube durante o fim de semana, com duração de quatro minutos e 15 segundos, mostra em detalhes o clima de baixaria entre alguns vereadores friburguenses ocorrido no fim da sessão da última quinta-feira, 12. A desavença no parlamento municipal (trecho que não é mostrado no vídeo) teve origem após a leitura de um levantamento feito pela presidência da Câmara em resposta a um requerimento do vereador Cláudio Damião (PT) sobre a utilização da Rádio Câmara. Como a sessão foi encerrada em seguida, o autor do requerimento iniciou uma troca de acusações ainda no plenário com o presidente da Casa, Sérgio Xavier (PP).
O levantamento sobre a utilização da Rádio Câmara pelos parlamentares mostrou que o autor do requerimento, em termos de tempo, foi o segundo que mais teria utilizado o espaço no canal de divulgação do Legislativo. Damião pediu a palavra para fazer suas justificativas e questionamentos, mas foi impedido de se expressar com o término da reunião. Além de Serginho e Damião, ainda se envolveram na áspera discussão os vereadores Marcos Medeiros (PTB) e Marcelo Verly (PSDB). Outros vereadores, como o líder do governo na Casa, Jorge Carvalho (PMDB), aparece no vídeo tentando acalmar os ânimos, àquela altura completamente descontrolados. Até ontem, 17, quando havia a expectativa sobre desdobramentos da sessão anterior – o vídeo já havia sido acessado por centenas de internautas.
Enquanto os vereadores trocam duras palavras no plenário, a Câmara continua sem votar nenhum projeto desde que retomou os trabalhos, no início de agosto, após o recesso de meio de ano. O motivo de não terem ainda votado nenhuma das muitas matérias que aguardam análise em plenário é a obstrução da pauta, originada por um veto do prefeito Heródoto Bento de Mello (PSC) a um projeto de autoria do vereador Pierre Moraes (PDT).
CPI da Educação deve ser concluída até dia 8
Instalada em março de 2009, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) criada pela Câmara está perto de um desfecho. Após inúmeras prorrogações e troca de integrantes, o relatório final sobre as investigações para apurar denúncias sobre a compra de dois imóveis para a instalação de creches públicas no governo passado e as péssimas condições físicas de várias unidades escolares da rede municipal deverá ser lido em plenário até dia 8 de setembro.
Além da leitura do relatório, os vereadores ainda decidirão se encaminham todo o material apurado para eventuais posicionamentos legais do Ministério Público (MP) e do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE). Segundo informações, as investigações teriam descartado a existência de superfaturamento na compra dos dois imóveis, um no centro da cidade e outro no Jardinlândia. Por outro lado, a CPI teria constatado as denúncias sobre o estado precário de vários educandários e, por isso, deverá fazer sugestões para que os problemas sejam resolvidos e não venham a se repetir.
Presidenciável comunista na cidade
O candidato à Presidência da República pelo PCB, Ivan Pinheiro, cumpriu agenda de campanha em Nova Friburgo no último fim de semana. Ele visitou a cidade ao lado do candidato ao governo estadual, Eduardo Serra. Eles participaram de panfletagem em frente ao Ienf, na Dermeval Barbosa Moreira, acompanhados de candidatos a deputado do partido comunista. Os dois majoritários conversaram com populares sobre as propostas do PCB, destacando a luta dos comunistas contra a privatização dos serviços públicos e defenderam uma educação pública de qualidade para todos. Os candidatos do PCB ainda deram palestra na sede do Sindicato dos Trabalhadores Têxteis (foto), onde apresentaram propostas “anticapitalista e anti-imperialista para o Brasil”.
Ibope: presidenciável petista
abre vantagem sobre tucano
Confirmando tendência aferida na pesquisa Datafolha, divulgada no último fim de semana, a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, aparece também em primeiro lugar no Ibope. Ela lidera a disputa com 43% das intenções de voto, contra 32% de José Serra, do PSDB. Marina Silva, do PV, registrou a preferência de 8% do eleitorado. Os demais candidatos não somaram 1%. Votos em branco e nulos tiveram 7%, enquanto 9% dos eleitores mostraram-se indecisos. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
O levantamento ouviu 2506 pessoas entre os dias 12 e 15 de agosto em 174 cidades brasileiras, e foi encomendado pelo jornal O Estado de S. Paulo e pela Rede Globo. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 23548/2010.
Segundo o Ibope, Dilma teria hoje 51% das intenções de voto se fossem considerados apenas os votos válidos, diante de 38% de Serra e 10% de Marina e, portanto, venceria a eleição no primeiro turno.
Vox Populi: governador tem
49% das intenções de voto
As recentes pesquisas Datafolha e Ibope mostram uma vantagem maior, mas a pesquisa Vox Populi – embora tenha um índice menor – também mostra o governador Sérgio Cabral (PMDB) liderando as intenções de voto, com 49%. A pesquisa foi divulgada dia 13 pelo Jornal da Band. Fernando Gabeira, do PV, registrou 15%; Cyro Garcia (PSTU) tem 2%; Fernando Peregrino (PR), Jefferson Moura (PSOL) e Eduardo Serra (PCB) têm, cada um, 1% dos votos.
De acordo com os números da pesquisa, Cabral venceria já no primeiro turno das eleições, já que os demais candidatos não chegam a 50% dos votos. Os votos brancos e nulos somam 12%, enquanto 19% responderam que estão indecisos. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais. A pesquisa foi registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número 22.952/10, ouviu mil eleitores entre os dias 7 e 10 de agosto.
Datafolha: Crivella e Maia
na frente para o Senado
O senador Marcelo Crivella (PRB) continua na liderança na disputa por uma das duas vagas do estado do Rio no Senado. Segundo pesquisa Datafolha feita de 9 a 12 de agosto, Crivella tem 40% das intenções de voto. Em segundo lugar está o ex-prefeito do Rio, Cesar Maia (DEM), com 33%. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Em terceiro lugar aparece Lindberg Farias (PT), com 22% das intenções de voto. O presidente da Alerj, Jorge Picciani (PMDB), tem 14%, seguido por Marcelo Cerqueira (PPS) e Waguinho (PT do B), com 6% cada um. Milton Temer (PSOL), com 4%, Carlos Dias (PT do B), com 3%, e Claiton (PSTU), Wladimir Mutt (PCB) e Heitor (PSTU), com 1% cada um. Brancos e nulos somam 25%, e 45% dos entrevistados estão indecisos. Foram ouvidos 1.246 eleitores em 29 cidades do estado do Rio de Janeiro. A pesquisa, contratada pela Folha de São Paulo e pela Rede Globo, está registrada no TSE sob o número 22769/2010.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Deixe o seu comentário