Colunas
Leitores - 28/12/2013
sábado, 28 de dezembro de 2013
Mensagens pela internet sem identificação completa e textos digitados com todas as letras maiúsculas serão desconsiderados para publicação. Em razão do espaço, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal também se reserva o direito de publicar ou não as cartas dos leitores.
Ponto de Vista
Elizabeth Souza Cruz tem razão quando compara a monografia a um filho, que requer cuidados especiais, sem, contudo, ser considerado um peso.
Diz-se que a monografia é o estudo minucioso a fim de esgotar determinado tema relativamente restrito. A dedicação aos livros, que pode varar madrugadas, não deve ser relegada a um segundo plano. É necessária toda uma dedicação e de forma incondicional. Quando nos propomos a realizar um trabalho importante, temos que nos oferecer por inteiro à tarefa escolhida, sem medir esforços para levá-la a termo.
Pelo que posso deduzir, Elizabeth tem livros publicados e dedica-se à missão do jornalismo. Parabéns a ela, então, pela bela escolha, com augúrios, nesta oportunidade, para um grande sucesso. São importantes os conceitos antropológicos sobre cultura e considerações teóricas a respeito do jornalismo como forma de conhecimento. Por outro lado, pesquisas que se dediquem a Nova Friburgo, ouvir experiências da cidade, no campo cultural, social e artístico, é fundamental. A região é rica e carrega um extenso passado cheio de surpresas para dedicados pesquisadores. Por fim, são meus desejos sinceros que a escritora Elizabeth seja feliz nesta recente empreitada a qual ela se propõe agora a realizar.
Mário de Macedo Cristino
2013?
Na realidade 2013 foi um prorrogamento de 2012: a saúde pública continua o mesmo caos, o trânsito a mesma arruaça e a educação pública a mesma vergonha. As autoridades municipais deveriam trabalhar dobrado em 2014 para compensar o ano perdido, mas parece que elas são insensiveis ou moram em outra cidade. Não se deve esperar muito de 2014 (ano de Copa e de eleição). Assim, resta aos friburguenses sonhar com melhorias só para 2015 ou 2016.
Ricardo Posenatto
Relembrando
Em junho de 2012 escrevi uma nota com o título "A Matemática dos Vereadores”. Lembram? Pois bem, voltemos ao passado. Escrevi à época que deveria ser melhor o aumento de vereadores, consequentemente também o número de assessores e funcionários já que o Orçamento seria o mesmo, portanto seria mais dividido. Eu tinha razão, pois, apesar do aumento de vereadores, assessores e funcionários, houve também um aumento de devolução para Prefeitura. Isso prova que quando há um Planejamento na Gestão a coisa anda. Nós, Agentes Públicos, temos que acabar com a "cultura” de que os Órgãos Públicos são grandes cabides de emprego com acúmulo de serviços. Temos que fazer a Leitura de que Serviços Públicos são na verdade a maneira mais honesta de atendimento à População, já que o número absurdo de impostos que pagamos é revertido na forma de trabalhos prestados por esses Agentes Públicos. Quero aqui parabenizar ao Exmº Presidente da Câmara Municipal de Nova Friburgo por sua Gestão, bem como a todos S. Ex.as vereadores(a) pelo modo que conduziram seus Gabinetes gastando apenas o necessário, sendo estes da situação ou oposição, uma vez que só se chegou a este resultado com trabalho conjunto. Só para comparar, desde que acompanho as devoluções da Câmara para Prefeitura o que foi devolvido neste ano é no mínimo igual ou mais do que a soma de todas as devoluções anteriores, se eu não me engano. A todas (os) um Feliz 2014.
Ilma Santos
A Voz dos Leitores
A Voz dos Leitores
A coluna que é feita por você, leitor. Um espaço democrático onde o cidadão pode expressar, através de textos e fotos, sua opinião sobre os mais variados assuntos relacionados à cidade. Envie sua contribuição para leitores@avozdaserra.com.br
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário