Colunas
Leitores - 11/09/2013
quarta-feira, 11 de setembro de 2013
Mensagens pela internet sem identificação completa e textos digitados com todas as letras maiúsculas serão desconsiderados para publicação. Em razão do espaço, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal também se reserva ao direito de publicar ou não as cartas dos leitores.
Fundação x Secretaria Municipal de Saúde
Lendo hoje no Jornal A Voz da Serra a intenção do Exm.º Sr. Prefeito em fazer a substituição da Fundação pela Secretaria Municipal de Saúde, me indago por quê. Pois caso o assunto seja "enxugar” a máquina da Saúde é só trabalhar junto Prefeitura, Fundação e Conselho Municipal de Saúde que chegarão a um consenso sobre o assunto. Outrossim, entendo que com a mudança teremos muito mais problema do que imaginamos, haja vista que o dinheiro da saúde é específico para os programas desenvolvidos para a saúde, a Fundação tem autonomia de admissão e demissão de seus funcionários, os cargos da Fundação são providos através de Concursos ou Seleções Públicas. Isto não acontece em Nova Friburgo por falta de conhecimento e entendimento dos Gestores que por lá passaram, mas esta mudança não será boa para Nova Friburgo, uma vez que toda estrutura cadastrada no Ministério da Saúde para verbas, ações e estrutura são voltadas para Fundação e não para uma Secretaria que é diretamente subordinada ao Executivo Municipal e não ao Ministério da Saúde, inclusive financeiramente. Repito, para Nova Friburgo ainda não é momento de termos uma Secretaria. Há muita coisa para entrar no eixo na saúde e a Fundação é a melhor opção. Opinião à parte, acredito que o Conselho Municipal de Saúde deve ser ouvido antes desta mudança. A saúde é a única Pasta que tem o Conselho como parte integrante do Pilar de Sustentação de suas ações, e ele é parte da Sustentação e não apenas apoiador da Fundação.
Ilma Santos
Morro do Barroso
Venho solicitar a colaboração desta coluna para divulgar um fato que já vem ocorrendo há tempos em Nova Friburgo e que a partir de 2011 se tornou mais agravante. O pessoal que mora no morro do Barroso, nas proximidades de um campo de futebol, estão jogando lixo e resto de material de construção para baixo, onde há várias residencias e comércios. Solicitamos a colaboração também dos referidos moradores do Morro do Barroso e adjacências e do poder público municipal encarregado de fiscalizar tais atitudes, pois está muito difícil viver em um lugar que hoje se encontra abandonado e desacreditado politicamente. Peço ao poder público que façam valer os seus direitos mas lembrem-se que nós cidadãos também temos os nossos direitos e que pagamos impostos para sermos bem atendidos. Agradeço a esta coluna pela oportunidade de deixar aqui a minha reivindicação e protesto.
Gilciléia Rodrigues
Acordo entre comerciantes e comerciários
De fato, os comerciantes devem estar se resguardando para o período de Natal. No entanto, vale lembrar que: domingos e feriados o valor da hora trabalhada é pago em dobro. Se fosse só o pagamento do funcionário, vá lá. Porém, não podemos esquecer dos encargos sociais que, também, dobram. Por outro lado, será que o turista que vem a Nova Friburgo vai mesmo querer comprar uma máquina de lavar; um fogão; geladeira; e, etc? Vamos e convenhamos, ele vem para passear; comer; se divertir e visitar locais pitorescos. No máximo, vai comprar uma calcinha ou outra, visto que os sacoleiros que nos visitam para esse tipo de compra o fazem independentemente de ser feriado ou não.
Marcelo Machado
Parque das Flores
Gostaria de chamar a atenção das autoridades municipais para que verifiquem um início de invasão dentro do terreno aqui onde moramos. Disseram-nos quando mudamos para essas casas construídas pelo estado, com o dinheiro do povo, que também teríamos a obrigação de zelar pelo lugar. Estão construindo e cercando com madeira e placas de aço para criar animais e outras coisas. Já esta começando a parecer uma favela. Outra coisa que gostaria que explicassem é quando vão acabar de construir, se já foi pago. Fizeram 50 casas e sumiram.
Ana Leopoldo Suarez
Desilusão
Já repararam que o friburguense está tão desiludido que nem reclamam de mais nada?
Ione
A Voz dos Leitores
A Voz dos Leitores
A coluna que é feita por você, leitor. Um espaço democrático onde o cidadão pode expressar, através de textos e fotos, sua opinião sobre os mais variados assuntos relacionados à cidade. Envie sua contribuição para leitores@avozdaserra.com.br
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário