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Leitores - 03/07/2013
quarta-feira, 03 de julho de 2013
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Hino Nacional
A matéria intitulada "Hino Nacional Brasileiro: lindo, mas difícil de entender” deveria ser emoldurada e fixada em praça pública! Melhor dizendo, deveria ser distribuída de casa em casa, de bar em bar, de escola em escola e assim por diante.
A ideia de aproveitar o ensejo das manifestações de protesto nas ruas e da Copa das Confederações para "traduzir” o Hino numa linguagem a alcance de todos foi mesmo uma ideia e tanto! E esse é mais um "papel” do Jornalismo: o de aprimorar o conhecimento do leitor.
Algumas lideranças da "cultura do menor esforço” costumam dizer que o Hino Nacional deveria ser mais "popular”, menos erudito. Entretanto, a esses partidários da preguiça mental, está aí a grande oportunidade de se tornarem íntimos do nosso Hino, de o saberem em seus "versos rebuscados”, de o entoarem sabendo de sua real importância e de sua beleza poética.
A página explicativa em A Voz da Serra nos trouxe o alento de que não temos de abandonar os dicionários. Não temos que deixar de procurar as palavras mais bonitas, mais expressivas, mais "rebuscadas”, porque as pessoas não as compreendem. Temos, sim, como fez Dalva Ventura, que dar oportunidade para enriquecer o vocabulário do povo. Se não for assim, coitadinho do nosso idioma: tão cheio de recursos literários e tão sacrificado pela apatia dos ditames corriqueiros. Parabéns, Dalva! Parabéns, A Voz da Serra!
Elisabeth Souza Cruz
Cidade-dormitório de carretas e caminhões
Lamentavelmente estamos constatando que Friburgo está se transformando em cidade-dormitório de carretas e caminhões. Ao anoitecer e nos fins de semana, são estacionados veículos de grande porte em ruas estreitas em bairros vicinais da RJ-116, como Varginha, subida para as Braunes e no antigo estacionamento de venda de carros frente à Ypu. Creio que a Autran deveria fiscalizar essa crescente irregularidade, que ocorre após a legislação que obriga pausas para a atividade dos caminhoneiros. Nova Friburgo não merece.
Ronaldo Volle
Mobilidade urbana
O Governo está com verba para projetos de mobilidade urbana. Não seria a hora de pensar no VLT ligando Olaria a C. Paulino? Ou em construir ciclovias, ou ampliar a estrada de Conselheiro Paulino? Parado é que não dá pra ficar!
Bernardo Azevedo
De martelo a prego
Temos assistido, nestas últimas semanas, o povo na rua clamando por melhores condições de vida, onde a saúde, o transporte, a moradia, enfim, a própria dignidade humana vêm sendo desrespeitados pelos órgãos públicos que, através dos seus agentes, insistem a nos tratar como idiotas subservientes a seus interesses no mais das vezes escusos, onde a corrupção parece ser o carro chefe. O povo resolveu dar um basta ao descaso e aos desmandos e diante desse caos um fato me chama a atenção: quase todos os atuais líderes da denominada "esquerda” foram para as ruas reivindicar democracia, liberdade, melhores condições de vida, e, dentre eles, estava a própria Presidente da República, que, como registra a história, até em armas pegou na defesa daqueles interesses que, hoje, parece ter esquecido, uma vez que agora é a expressão máxima do Poder. Há quase doze anos no Poder, parece que os ditos "revolucionários” dos anos sessenta se esqueceram dos "ideais” que os moveram, pois o que se vê é uma corrupção desenfreada, uma saúde combalida, o pobre vivendo de migalhas sociais, uma inflação galopante e as promessas, aquelas mesmas combatidas, serem o carro chefe da mentira e do descaso. De tudo, chego à seguinte conclusão: é muito fácil ser martelo; difícil é ser prego!
Carlos Braga
Acumulação de cargo
É possível ao servidor público municipal, conforme Constituição Federal Art.37, XVI "c”, acumular cargo de provimento efetivo na área da saúde, desde que haja compatibilidade de horário, não havendo qualquer vedação legal. Aos interessados, Processo n° 0014413-62.2013.8.19.0000 TJRJ.
Maycon B. de Almeida
Secom esclarece
Em atenção à mensagem publicada na edição deste dia 2, coluna A Voz dos Leitores On-line, com o título "Lamentável”, de Roberto H. Attademo, o secretário de Obras, José Augusto Spinelli, informa que já visitou o local, constatou o problema e está fazendo uma carta ao Inea para obtenção de licença para refazer a pista (antiga plataforma do trem) com muro de contenção. Após conseguir a licença do Inea a previsão é que a obra fique pronta em 30 dias.
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