Os alunos do curso de formação de soldados bombeiros do 6º Grupamento de Bombeiro Militar de Nova Friburgo tiveram a oportunidade recentemente de participar de diversas situações que serão bastante comuns àqueles que seguirão carreira na corporação. Durante dois dias os alunos fizeram um treinamento tático na localidade rural de São Lourenço, no distrito de Campo do Coelho, que reúne as condições ideais para a realização de instruções. A experiência, denominada estágio de sobrevivência, foi supervisionada pelo comandante do Corpo de Bombeiros no município, tenente-coronel João Paulo Mori.
No local a turma recebeu instruções teóricas e vivenciou experiências de sobrevivência na selva, como técnicas para obtenção de água e alimentos de origem vegetal e animal, além de orientação cartográfica, buscas e transporte de vítimas em locais de difícil acesso, técnicas de combate a incêndios florestais, sinalização da terra para o ar, montanhismo e orientação noturna, entre outras. De acordo com Mori, a experiência serviu para os alunos do curso de formação de soldados ampliarem suas capacidades técnica, física e psicológica. No retorno ao quartel, no bairro Vila Nova, os futuros bombeiros foram saudados com o tradicional batismo – um banho de mangueira da viatura de combate a incêndios da corporação.
Participaram do estágio de sobrevivência, além de Mori, os instrutores major Glaucius, capitão Fábio Gonçalves, os primeiros tenentes Sílvia, Raphael Pessoa, Márcio Rosa, Valentim e Cantanhede, o segundo tenente Bruno França e o aspirante Risso. Os monitores foram os segundos sargentos Gravino e Jardim e os cabos Leal, Rogério, Breder, Wellington, Roberto Bom, Caliocane e Nantes. Os alunos que participaram da experiência foram João Paulo, Américo, Mezzavilla, Telles, Flávio, Kroff, André Pinto, Panaro, Serafim, Tunay, Fábio, Veggi, Erlen, Lugão, Hudson, Okasaki, Ferreira Neto, Lembo e Carriello.
Deixe o seu comentário