Colunas
Estação de Tratamento de Esgoto
sábado, 31 de julho de 2010
Tomo a liberdade de enviar esta foto, que tirei ontem (16/07/2010), sobre o pontilhão que fica próximo à Afape, na Via Expressa.
Estou com uma enorme pulga atrás da orelha, pois inaugurar uma estação como a que fica ao lado do Country Clube é uma coisa; e ela estar funcionando é bem outra!
Com a foto demonstro que, ao menos em meu caso, acho que estão querendo nos empulhar, pois pode-se ver claramente que a tal ‘rede’ coletora do lado esquerdo não segue adiante, rumo à estação, ou mesmo nem é ligada à da direita... então para que o disperdício.
Sobre a rede da direita na foto, aparecem ‘n’ encanamentos despejando dejetos sobre a própria rede, sem no entanto ser ligada a ela! É o fim da picada!
Mais ainda, nós no Cônego veremos tais redes aqui no bairro, pois o Rio Cônego, no qual em meus tempos de moleque pescávamos e tomávamos banho sob a ponte da Rua Deolinda Thurler, está podre, coitado.
Se o interesse da concessionária e da Prefeitura for pretender fazer bonito no centro da cidade, vá lá.
Agora, dizer, neste mesmo AVS, que 30% do esgoto da cidade já está sendo tratado é enganação. Fico triste com o alarde e o “foguetório” que fizeram neste jornal e nas TVs locais acerca de tal inauguração.
Mas torço para que me provem que estou redondamente enganado e mais, que ao menos meus netos possam se debruçar um dia sobre a ponte do Rio Cônego e consigam pescar, coisa que eu o fazia há nem tanto tempo assim.
Grato pela atenção mais uma vez.
Carlos Alberto do Almo
Águas de Nova Friburgo responde
Com relação à foto enviada pelo leitor, a concessionária Águas de Nova Friburgo esclarece que nos trechos onde não existem residências, ou seja, ramais domiciliares de esgoto que desembocam no rio, a rede de interceptores não é estendida. Porém, nesses casos, existe uma ligação submersa entre as redes coletoras, como mostra a foto de baixo.
Sobre as ligações entre os ramais de esgoto domiciliares e a rede de interceptores, elas estão sendo feitas gradativamente. Noventa por cento delas já estão conectadas aos interceptores.
A Estação de Tratamento de Esgoto, ETE-Olaria, está em operação, onde já começou a ser tratado 30% do esgoto da cidade. Até 2011, 60% do esgoto da cidade estará sendo tratado e até 2012, 90%. Um bilhão de litros de esgoto deixarão de ser jogados in natura nos rios da cidade. Rios limpos novamente e mais qualidade de vida para o friburguense.
A Voz dos Leitores
A Voz dos Leitores
A coluna que é feita por você, leitor. Um espaço democrático onde o cidadão pode expressar, através de textos e fotos, sua opinião sobre os mais variados assuntos relacionados à cidade. Envie sua contribuição para leitores@avozdaserra.com.br
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário