Prefeito visita prédio da Oi Telemar, onde pretende instalar nova sede da Prefeitura

sexta-feira, 06 de fevereiro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

A ideia que surgiu no fim do ano passado durante a transição administrativa, no sentido de transferir setores do Palácio Barão de Nova Friburgo para a sede local da antiga Telerj – atualmente Oi/Telemar – poderá se concretizar mais rápido do que se imagina. Depois de algumas conversações desde o início do atual governo com representantes da empresa de telefonia, o prefeito Heródoto Bento de Mello, acompanhado de alguns secretários, na manhã de terça-feira, 3, fez a primeira visita oficial às instalações do prédio localizado na Avenida Alberto Braune, em frente à Prefeitura, para, juntamente com outros engenheiros e arquitetos, estudar as possíveis e necessárias adaptações.

Recebido pelo síndico do prédio, Arturo Lisboa, e por dois funcionários da Oi matriz, Nielsen Muri e Roberto Assis, respectivamente, da gerência predial e da área de patrimônio, o prefeito e comitiva percorreram inicialmente os segundo e terceiro andares, que poderão ser imediatamente ocupados pelas secretarias e setores da municipalidade, além do prédio anexo da parte frontal, com acesso pela Alberto Braune, na antiga loja de atendimento da telefônica.

A princípio os primeiro e quarto andares não poderão ser disponibilizados para a administração pública municipal, em função dos equipamentos para operacionalização do sistema de telefonia ali instalados. No entanto, o engenheiro Heródoto constatou a possibilidade de adaptações para que, a médio prazo, seja feito o uso compartilhado dos demais andares disponíveis.

Com algumas obras, a partir do anexo da frente, incluindo elevador e uma passarela direta do segundo piso da loja ao segundo andar do prédio de trás, será possível criar condições de acesso ao grande fluxo de pessoas, entre servidores municipais e o público em geral. Nas instalações anexas, localizadas na loja da frente do prédio, serão alocados o atendimento ao público, principalmente daqueles setores que demandam maior número de pessoas.

EM FORMA DE CONDOMÍNIO

Atual anexo da Prefeitura será demolido para dar lugar a praça

Na conversa com os dois representantes da empresa, o prefeito Heródoto sugeriu que possa ser constituído um condomínio, no qual a Prefeitura assumiria a parte do edifício que já pode ser disponibilizada a curto prazo. Ele pediu ao representante da área de patrimônio da Oi para agilizar no departamento jurídico da empresa a melhor forma de contrato, solicitando que as medidas fossem imediatas. Inclusive, pediu, se possível, para até esta sexta-feira, 6, uma primeira resposta sobre o assunto.

O prédio da empresa de telefonia atualmente se encontra em boa parte subutilizado, uma vez que em razão da evolução tecnológica os equipamentos atuais exigem muito menos espaços do que na época de sua construção. Cada um dos andares possui mais de 1.700 metros quadrados de área, sendo que os dois que podem ser utilizados pela Prefeitura terão salas moduladas por divisórias.

Com a mudança das secretarias e departamentos da municipalidade para o prédio, que será transformado no novo Centro Administrativo Municipal, o atual anexo à sede da Prefeitura (localizado atrás do prédio em que foi a antiga estação de trem) poderá ser demolido para, juntamente com o pátio interno, dar lugar a uma grande praça, criando, assim, mais uma área de lazer no centro da cidade, segundo idealizou o próprio prefeito.

No caso do prédio principal, o Palácio Barão de Nova Friburgo, que abriga a sede do poder Executivo municipal desde 1969, o que se pretende é que continue a ser utilizado. Carente de restauração, o prédio, que pertence à Rede Ferroviária Federal, deverá ser uma espécie de sede diplomática do governo, com a localização apenas do gabinete cerimonial do chefe do Executivo e da Procuradoria Geral do município. Além disso, a ideia é instalar no prédio também um centro cultural.

Além do secretário Geral, Braulio Rezende Filho, acompanharam o prefeito na visita o engenheiro Antonio Carlos Berbert, secretário de Projetos Especiais; o arquiteto Luiz Cláudio Ferreira, responsável pelo sistema metroviário (trem suspenso); e o jornalista Girlan Guilland, secretário de Comunicação Social.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade