A princípio, ele chegou apenas para compor o elenco do Friburguense neste campeonato carioca. Afinal de contas, Ronaldo teria que disputar posição com Sergio Gomes, um dos grandes ídolos da torcida e referência do clube. No entanto, bastou uma oportunidade para o jogador de 25 anos de idade tomar conta da camisa dois tricolor.
Logo na primeira rodada, Ronaldo teve a missão de substituir o experiente lateral, que havia se lesionado. Destaque na vitória sobre o Macaé, foi mantido contra Boavista, Bangu e Cabofriense, sempre sustentado por atuações seguras e convincentes. Novo titular da posição, o jogador brinca sobre a concorrência com o “antigo” amigo Sergio Gomes — que inclusive indicou sua contratação ao Friburguense.
“Pra mim é um momento muito especial. Joguei com o Sergio quando era mais novo, e inclusive fui reserva dele. Eu cheguei para ajudar o Friburguense. Eu e ele somos muito companheiros, nos ajudamos dentro e fora de campo, e o time está bem servido na lateral direita”, garante.
Com o esquema montado por Gerson Andreotti, os laterais possuem liberdade para atacar e exercer a marcação no campo ofensivo, uma vez que, sem a bola, Bidu recompõe como terceiro zagueiro. A velocidade e a força de Ronaldo para chegar à linha de fundo o transformaram em uma importante opção de ataque para o Tricolor da Serra. Adaptado à Nova Friburgo e aos novos companheiros, o lateral avalia o momento da equipe no campeonato carioca e ressalta o comprometimento do elenco.
“Viemos de dois tropeços, mas estávamos num ritmo forte, tanto de jogos quanto de treinamentos. O grupo está muito fechado, e todos os jogadores possuem o mesmo pensamento. A atitude em campo foi outra, e por isso conquistamos a vitória.”
No próximo domingo, 21, o Friburguense vai enfrentar o Resende, às 17h, em Moça Bonita (o estádio do Trabalhador, em Resende, ainda não possui os laudos de liberação). Para derrotar o tradicional adversário no cenário do futebol estadual, Ronaldo pede descanso e manutenção do mesmo estilo de jogo. “O Resende também é uma equipe de muita pegada, que possui o mesmo objetivo que o nosso, que é chegar entre os quatro primeiros dessa fase. Temos que descansar para esse jogo, e repetir o que estamos fazendo dentro de campo.”
Andreotti vibra: “estamos no bolo”
A vitória sobre a Cabofriense no último domingo, 14, foi importante sob vários aspectos. A quebra do jejum de dois jogos e a tabela complicada na sequência da competição são dois deles, mas o salto na tabela de classificação talvez seja o principal fator a ser comemorado. A conquista dos três pontos levou o Friburguense à terceira colocação do grupo B, consolidando a equipe novamente na briga por uma vaga no grupo C (avançam os quatro primeiros de cada chave). Ciente da importância do triunfo, o técnico Gerson Andreotti celebrou o fato de o Tricolor da Serra voltar “ao bolo” na disputa pela classificação.
“A gente vinha de duas derrotas fora, mas os jogos não disseram como foi, era para termos uma sorte maior. Mas a gente veio para casa. Digo que, em casa, a gente é forte também. O importante é mentalizar fora agora contra o Resende, que vai ser uma partida difícil. É irmos lá buscar o resultado, porque a gente precisa muito se quiser estar dentro do bolo.”
Uma das novidades na equipe diante da Cabofriense, o atacante Maycon, de apenas 19 anos, recebeu muitos elogios da crítica, torcida e da comissão técnica. O jovem jogador foi um dos destaques do Friburguense na campanha do vice do Torneio OPG em 2015, e desde então chamou a atenção de Andreotti.
“O Siqueira vem trabalhando já o pessoal do OPG, que foi muito bem no ano passado. O Maycon foi um dos garotos que foram muito bem, assim como o Rafael, o Victor, o João Pedro. Ele entrou bem, só que ele estava mal do estômago antes do jogo, vomitou e tudo. Pensei até que ele não ia para o jogo. Fiz a substituição forçada ali, mas ele foi bem. O mais importante é o grupo.”
Teste para os reservas
De volta aos treinos na tarde de terça-feira, 16, o Friburguense realizou um amistoso contra o Sampaio Corrêa-RJ nesta quarta, no Estádio Eduardo Guinle. Seguindo o planejamento da comissão técnica, o técnico Gerson Andreotti escalou apenas os jogadores que ainda não foram aproveitados no estadual, além daqueles que têm sido pouco utilizados até aqui na temporada. Os titulares ficaram de fora da partida e realizaram um trabalho diferenciado de preparação.
Dentre jovens e experientes jogadores, destaque para a participação do atacante Emerson Carioca. Contratado junto ao Vasco, o jogador terá condições de atuar a partir desta quinta rodada, uma vez que ainda cumpria suspensão por conta de uma expulsão no clube anterior.
Deixe o seu comentário