Nova Friburgo é o primeiro município fluminense a incentivar a produção de cerveja artesanal, desde 2015. O principal objetivo é alavancar os negócios na região, estimular o turismo local e principalmente instigar os clientes ao consumo de produtos fabricados por empresas diferenciadas.
Na semana passada, o município serrano ganhou mais uma cervejaria, que trocou a unidade de produção do Rio de Janeiro pela serra friburguense. A nova sede da cervejaria Paquetá fica no distrito de Conselheiro Paulino e, mesmo sem ter tido ainda concluído sua instalação, recebeu a visita do subsecretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Carlos Boueke, que aproveitou a ocasião para realizar o primeiro teste da cerveja fabricada com novo equipamento.
De acordo com um dos sócios da empresa, Gerardo Martins, Nova Friburgo é um lugar favorável para este tipo de incentivo. “É uma cidade que privilegia as empresas locais, principalmente em função da lei de incentivo fiscal, que só agrega. Nosso modelo de negócio é parceiro, de trabalho em conjunto. O estilo de consumo da cerveja artesanal é diferenciado e todos esses elementos juntos fazem com que tenhamos condições de estabelecer aqui uma empresa altamente promissora”, afirma Gerardo.
A visita de Boueke se estendeu a empresa Barão Bier, que está em funcionamento há cerca de dois anos na cidade. A unidade produz mais de 2.500 litros de cerveja divididos em quatro rótulos diferentes. Além da visitação a sua unidade de produção, a Barão Bier também disponibiliza suas marcas para degustação do público. Os visitantes são guiados pelos sócios da empresa. O agendamento deve ser feito no site www.baraobier.com.br.
Para Sérgio Paiva, gerente da representação regional da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) no Centro-Norte fluminense, “o intuito é fazer um grande esforço para unir os produtores artesanais de cerveja e tentar consolidar cada dia mais o polo cervejeiro da serra. Esperamos, assim, ter um polo com, pelo menos, 20 marcas diferentes de cerveja, somente no setor de microcervejarias, o que, certamente, será de grande relevância para a cidade e região”, destacou Paiva.
O acesso a unidade produção da cervejaria Barão Bier já foi finalizado, o que facilita o escoamento da produção e a visitação. Antes a unidade tinha dificuldades para receber a matéria prima para a produção da cerveja. “O acesso é de fundamental importância para o nosso negócio e, com a chegada do asfalto, cessarão todos os problemas, diminuindo, inclusive, o custo produtivo. Portanto, a expectativa é que a curto prazo consigamos dobrar a capacidade de produção”, destacou um dos proprietários, Cosme Leandro da Silva.
As visitas em Nova Friburgo foram consideradas pelo subsecretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Carlos Boueke, um marco importante, sobretudo, em função da facilidade de construção de empresas. A equipe do Barão Bier agradeceu o incentivo local e o subsecretario declarou que “para a equipe da Prefeitura é uma grande alegria saber que todo o esforço resultou no quadro que apresentamos hoje. Já tínhamos as empresas locais, agora temos a Paquetá – na etapa final de legalização – e, em breve, teremos mais três vindas do Rio. Dentro de pouco tempo, a proposta é nos tornarmos referência em produção de cerveja artesanal no país”, concluiu o subsecretário.
Deixe o seu comentário