Radar — 03/02/2016

terça-feira, 02 de fevereiro de 2016

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) subiu nas sete capitais pesquisadas pela Fundação Getulio Vargas entre dezembro de 2015 e janeiro deste ano. A maior alta foi observada em Salvador-BA: 1,13 ponto percentual, ao passar de 0,93% em dezembro para 2,06% em janeiro. A segunda maior alta foi registrada em Belo Horizonte-MG (de 0,72% para 1,84%). Também tiveram altas acima da média nacional (0,9 ponto percentual) as cidades de Porto Alegre-RS (de 0,69% para 1,66%), do Recife-PE (de 0,81% para 1,76%) e de São Paulo (de 0,71% para 1,64%). Duas cidades tiveram altas abaixo da média nacional: o Rio de Janeiro (de 1,33% para 2,02%) e Brasília (de 0,97% para 1,55%).

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A produção industrial brasileira fechou 2015 com retração acumulada de 8,3%. Os dados divulgados ontem, 2, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a indústria também registrou queda (0,7%) em dezembro de 2015, na comparação com novembro. Na comparação com dezembro do ano anterior, a pesquisa indica ainda que a produção industrial no país em dezembro do ano passado na comparação com dezembro de 2014 recuou ainda mais (11,9%) e no acumulado dos últimos 12 meses, o parque fabril brasileiro registrou a maior queda desde novembro de 2009, ao fechar o período em 8,3%.

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 A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou na segunda feira, 1º, os novos valores máximos que podem ser aplicados nas tarifas dos aeroportos públicos administrados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e dos demais aeroportos públicos. Os novos valores entram em vigor em 30 dias. Para os aeroportos classificados como categoria 1, os valores máximos para o embarque doméstico passam de R$ 24,64 para R$ 27,68, incluindo o Adicional de Tarifa Aeroportuária (Ataero). Para os embarques internacionais, a tarifa máxima vai passar de R$ 85,99 para R$ 91,41, também já incluído o Ataero. No entanto, a partir do dia 19 de abril, a tarifa máxima internacional vai aumentar para R$ 109,13, por causa da alteração da cotação do adicional em dólar.

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A categoria 1 inclui 14 aeroportos: Belém; Boa Vista; Cuiabá; Curitiba; Florianópolis; Fortaleza; Maceió; Manaus; Porto Alegre; Recife; Santos Dumont (Rio de Janeiro); Salvador; São Luís e Congonhas (São Paulo). Já os 49 aeroportos públicos considerados categoria 2 terão a tarifa de embarque para os voos domésticos reajustada de R$ 19,35 para R$ 21,76.

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A produção de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus no Brasil em 2015 ficou 22,8% menor que a produção e 2014, segundo dados divulgados pela associação de fabricantes (Anfavea). No ano passado, saíram das fábricas instaladas no país 2.429.463 unidades, contra 3.146.386 em 2014. Com o resultado, a produção voltou ao nível registrado em 2006 (2,4 milhões), afirmou o presidente da Anfavea, Luiz Moan. Segundo ele, "a crise em 2015 não teve precedentes em termos de profundidade. As questões políticas acabaram contaminando a economia de uma forma bastante forte, diminuindo a confiança do consumidor e do empresário".

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Moran disse ainda que no final de dezembro, as montadoras de veículos empregavam diretamente 129.776 trabalhadores, o que significa o fechamento de 10,2% dos postos, em relação aos 144.508 empregados no final de 2014. Cerca de 5,1 mil funcionários encerraram o ano afastados de suas funções devido a suspensão temporária dos contratos (lay-off), e outros 35,6 mil podem entrar no Plano de Proteção ao Emprego (PPE), proposto pelo governo federal.

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A Assembleia Legislativa do estado (Alerj) votou segunda-feira, 1º, em primeira discussão, na primeira sessão legislativa do ano, projeto de lei do deputado Dica (PMDB) que define que as empresas que fazem publicidade e propaganda nos veículos de comunicação no estado serão corresponsáveis pelos produtos anunciados. De acordo com o texto, a empresa poderá responder por possíveis danos provocados pelos produtos. O consumidor que sofrer algum dano à saúde e/ou à segurança poderá solicitar reparação dos prejuízos causados a ele, à empresa responsável pela publicidade, independentemente da responsabilidade do fabricante, do produtor ou do construtor daquele produto. A iniciativa busca ampliar garantias, dando responsabilidade à empresa que faz a propaganda ou publicidade do produto. “É fato que, ao estimular o consumo de um determinado produto, a empresa está garantindo a qualidade do que anuncia, garantindo a segurança no uso, tornando-se, assim, responsável juridicamente por ele”, comentou Dica.

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