Artistas e foliões estão cheios de novidades neste carnaval, mostrando criatividade e talento ao abrir mão de fantasias elaboradas para se dedicar a um carnaval mais leve, fresco, solto e barato — neste calorão de 45 graus, de grana curta, mas de muita disposição para ser feliz. Seja como for, o lema é seguir em frente, pois, dizem, quanto mais difícil mais tentador! Então, a ordem é esquecer problema e cair na folia como se não houvesse amanhã.
Com as temperaturas nas alturas, os foliões optaram por alternativas simples, que os libere de acessórios complicados e que atrapalham na hora de acompanhar os blocos. Tal tendência já se consolidou como pôde ser conferida no último fim de semana nas cidades onde já foi dada a largada para o carnaval com o desfile de blocos. Só no Rio, foram cerca de 500 blocos espalhados pelas ruas e avenidas.
Tatuagens, tiaras, silks, adesivos, maquiagem, sejam quais forem os acessórios, eles têm o poder de transformar qualquer visual. São versáteis e dispensam maiores investimentos em trajes. Qualquer peça, de shortinhos, camisetas a corpetes, das sandálias, sapatilhas, às rasteirinhas, tudo pode ser customizado e virar fantasia. Então, não se preocupe com roupas e abuse dos acessórios, incluindo tatuagens e adesivos coloridos nas partes expostas do corpo, como braços, rostos, costas e pernas. As camisetas ainda tem a função de passaportes para o universo carnavalesco vip, na condição do disputado abadá.
Marly Pinel: ela só vai desfilar em três das quatro escolas...
Em Nova Friburgo, o momo vai reinar com toda a pompa. Seus súditos estão confiantes no sucesso de seu reinado neste 2016 que teima em não começar. Os moradores capricham nos ensaios, decoram as letras das marchinhas e dos sambas-enredo das escolas, e cuidam da saúde para enfrentar a maratona que vem com tudo este ano. Ao som das inúmeras bandas que estarão nas ruas misturadas aos blocos de embalo, ao folião friburguense não faltará opção para se divertir: Dos 9 aos 90; Bola Branca; Fato Consumado; Unidos do Imperador; Remexesamba; Tcha tcha tcha; Na Levada; Raio de Luar; Estilo Muleke; Globo de Ouro; Com Você; Bloco das Piranhas; Predial Primus; Maluco Beleza; Sabor de Samba; Blocuzão; Rastafare; Frizão; Se Beber Que Se Dane; H2 Álcool; Otavio e Carolina; Acadêmicos do Paissandu; Dos Malas; Bofe de Elite; e Bloco Elite.
Para a eterna, primeira e única rainha do carnaval de Nova Friburgo, Marly Pinel, a festa começa na manhã da próxima sexta-feira, 5, com o tradicional churrasco na Praça do Viagra. E só acaba com o desfile da campeã, na semana seguinte. “O Eduardinho (o carnavalesco e campeão Eduardo Rodrigues) está dando os retoques finais nas minhas fantasias”, conta Marly, com seu sorriso iluminado. Ela vai desfilar em três das quatro escolas: Unidos da Saudade, Alunos do Samba e Imperatriz de Olaria. “Só não vou sair na Vilage (Vilage no Samba) porque na terceira escola vou estar no último carro e não vai dar tempo de ir em casa trocar a fantasia. Se desse, saía, como faço todos os anos”, afirma, com seu característico alto astral.
Esse é o espírito do carnaval friburguense, considerado o segundo melhor em desfile de escolas de samba, do estado do Rio. A festa vai começar com a Corrida Maluca, na sexta-feira, 5, às 17h; vai contar com bailes populares e desfile de blocos de enredo, no sábado, 6, e escolas de samba, no domingo, 7. Para tudo acabar no dia 13, com o Baile da Ressaca. Entre o começo e o fim do carnaval, desfile dos blocos de embalo e bailinhos para toda a família (sábado a domingo, das 15h às 18h).
Em tempo: Estão abertas as inscrições, gratuitas, para o concurso Gay do Carnaval, a ser realizado na Praça Dermeval Barbosa Moreira, na segunda-feira de carnaval, dia 8, das 21h30 às 23h30. Os interessados têm até a próxima quarta-feira, 3, das 10h às 18h, de segunda a sexta-feira, para se inscrever no Centro de Cidadania LGBT (Avenida Alberto Braune 223, Centro).
Tatuagens temporárias e acessórios com humor
Assim como as tatuagens douradas do verão do ano passado, as tatoos temporárias temáticas prometem virar “febre" durante os dias do reinado de momo. Práticas e divertidas, elas se tornaram uma boa opção para curtir a festa sem precisar de fantasias. E nas camisetas, cabem recadinhos, mensagens tipo “Follow me” com espaço para completar com seu @ e o complemento “Vou pensar se sigo de volta”. Tem também o “It’s a match”, para quem quiser brincar de Tinder ou Happn ao vivo e a cores, direto dos bloquinhos que lotam as ruas durante esse período. Em cartelas diferentes com diversas tatuagens, encontram-se o “Troco likes” e “#Gratidão”, que bombam no Instagram e nem o “Manda nudes”, que virou um bordão na rede, ficou de fora. Vale para adultos e também para crianças (produto atóxico e certificado pelo Inmetro). Já para quem não abre mão de um adereço, as coroas de flores causam um belo efeito, como as guirlandas, usadas por noivas. Além de coroas, o adorno se molda ao penteado, trançando o cabelo ou envolvendo o coque ou o rabo de cavalo. O que é bem adequado para livrar a foliã do calorão.
Deixe o seu comentário