Colunas
Massimo — 23/01/2016
Regras do jogo
Essa é para todos os interessados em participar de alguma forma das eleições municipais ao fim deste ano.
O plenário da Câmara Municipal de Nova Friburgo será palco para um seminário no próximo dia 20 de fevereiro, um sábado.
O encontro tem início previsto para 15h e irá esclarecer procedimentos como o registro de candidaturas, as novas regras da propaganda eleitoral e a prestação de contas da campanha.
Alívio
Há alguns dias o colunista citou o drama de um jovem paciente do Hospital Raul Sertã que necessita de imunoglobulina.
Pois bem, a notícia que chega é de que o vereador Sérgio Louback foi ao Rio de Janeiro e conseguiu a liberação de 20 ampolas do insumo junto à Secretaria estadual de Saúde.
Por ora, felizmente, o problema parece resolvido.
Alívio (2)
Os leitores mais assíduos devem se lembrar que se encerra no próximo dia 31 o prazo estabelecido pelo mais recente TAC envolvendo a Prefeitura e o Ministério Público para o encerramento dos contratos temporários no funcionalismo municipal.
Alívio (3)
Porém, como o concurso público não terá sido concluído até lá, acaba de chegar a informação de que a Câmara irá realizar sessão extraordinária no dia 1º de fevereiro, às 15h, com a finalidade de aprovar nova prorrogação destes contratos, desta vez por mais 90 dias, até 30 de abril de 2016.
A julgar pelo andamento do concurso, esta deve ser a última renovação.
A conferir.
Requerimento participativo (1)
O Massimo noticiou a realização de reunião entre o gabinete do vereador Ceará, presidente da Comissão de Direito dos Animais na Câmara Municipal, e simpatizantes da causa, na tarde de quinta-feira, 21.
Pois bem, compareceram diversos protetores, e também representantes do grupo “Bom pra Cachorro”.
E o encontro rendeu uma iniciativa que, se não for inédita, é no mínimo incomum.
Requerimento participativo (2)
Ficou combinado que o grupo irá listar diversas perguntas direcionadas à administração pública, que em seguida serão reunidas num requerimento de informação com a chancela do gabinete parlamentar.
Espera-se, obviamente, que todos os demais vereadores aprovem o envio do documento, e também que as repartições envolvidas prestem o devido esclarecimento à sociedade.
A coluna irá continuar acompanhando o caso.
Legislando pela saúde
Os vereadores Ricardo Figueira, Marcelo Verly e Ceará compareceram ao gabinete do secretário municipal de Saúde, Rafael Tavares, na manhã de sexta-feira, 22, a fim de tomar parte em ações planejadas pela pasta neste início de ano.
No encontro foram debatidos temas como o combate à dengue, o financiamento de R$ 12 milhões disponibilizado pelo BNDES através do Pmat, além de medidas pertinentes à Clínica Santa Lúcia e ao Hospital Raul Sertã.
O 1º vice-presidente da Câmara, Marcelo Verly, comentou o resultado do encontro.
Aspas (1)
“Durante o encontro pudemos conhecer as estratégias e ações que estão sendo desenvolvidas pela secretaria em relação aos temas debatidos. Foram apresentadas as ações empreendidas no combate à dengue, que preocupa muito; e as medidas que a secretaria vem adotando para viabilizar concretamente a modernização da gestão em saúde, a partir da aprovação do Legislativo ao projeto BNDES/Pmat”
Aspas (2)
“Também nos foi apresentado o levantamento relativo ao concurso público da área da saúde, que já foi encaminhado à Subsecretaria de Recursos Humanos e agora encontra-se sob análise da Secretaria de Finanças para definir quantitativos. A expectativa é de que isso possa deslanchar ainda em 2016. Além disso Rafael falou também sobre o planejamento desenvolvido, que tem gerado bons resultados com relação ao abastecimento de medicamentos, em especial junto à emergência do Raul Sertã.”
Aspas (3)
“Foi, portanto, um encontro extremamente positivo, e celebro a abertura concedida não apenas aos três vereadores que participamos, mas a todos que desejarem esclarecer dúvidas ou sugerir alternativas e melhorias.”
Crise cruel (1)
Na última quinta-feira, 21, o Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS), através do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgou o número oficial de postos de trabalhos fechados em Nova Friburgo, em 2015.
E o resultado não poderia ter sido pior.
Crise cruel (2)
No somatório dos 12 meses do ano passado a cidade perdeu 1.607 empregos formais, enquanto os demais municípios da região encerraram outros 1.266 postos de trabalho.
A informação é ainda mais alarmante se comparada a 2014, quando 1.302 novas vagas de empregos com carteira assinada haviam sido criadas.
Agricultura Familiar (1)
Termina nesta segunda-feira, 25, a chamada pública para aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar em 2016.
Os produtores e empreendedores familiares rurais que tenham interesse em fornecer seus produtos para a rede estadual de ensino devem se apresentar até esta data a uma das unidades escolares.
Agricultura Familiar (2)
A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae-RJ) e, além de assegurar as necessidades nutricionais dos alunos, também tem o objetivo de incentivar hábitos alimentares mais saudáveis entre os jovens, tais como o consumo de alimentos frescos e da estação.
Ao mesmo tempo, claro, o programa ainda busca estimular o desenvolvimento da agricultura local, ligando todas as pontas para o bem comum.


Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário