O ano de 2015 marcou o retorno de uma família acostumada a fazer das pistas de corrida o seu ponto de encontro. A Associação de Corredores Friburguenses, fundada em outubro de 1988, já recebeu e formou muitas gerações de corredores nos seus 27 anos de atuação. A paixão pela corrida é o principal combustível para ajudar a escrever uma trajetória de absoluto sucesso, recheada por grandes momentos e eventos que movimentam o atletismo em Nova Friburgo.
De fato, a Ascof passou por um processo de reestruturação e conseguiu triplicar o número de filiados. O que era apenas uma equipe de corredores de elite no início do projeto passou a ser um time de atletas comprometidos com a diversão e a qualidade de vida conquistada através da prática esportiva.
“Essa transformação ganhou maior expressão na disputa das Dez Milhas Garoto, onde levamos 43 corredores. Alguns enfrentaram o desafio sozinhos, outros em duplas ou trio, mas todos venceram suas dificuldades e cruzaram a linha de chegada. Por alguns momentos, sentiram-se verdadeiros atletas, enfrentando todas as dificuldades do percurso, o forte calor, o pouco tempo de treino, algumas lesões adquiridas no treinamento, o peso extra, enfim. Se superaram e provaram que são fortes, que são verdadeiros campeões”, destaca o professor José Augusto, fundador e presidente da Ascof.
Para 2016, a expectativa é colocar novamente a fórmula bem sucedida em prática. Para tanto, um calendário de eventos foi divulgado pela Ascof na última semana, para que os atletas do município e de toda a região possam programar as agendas e adaptar a rotina de treinos para os desafios. De acordo com o planejamento, pelo menos oito eventos oficiais vão movimentar a corrida de rua friburguense a partir deste mês.
Do Circuito da Lua à Festa do Corredor
O calendário de provas da Ascof prevê o primeiro grande evento para o próximo dia 30. O tradicional Circuito da Lua, onde são realizadas provas noturnas, terá a etapa Lua Minguante como a última do ciclo iniciado ainda em 2015. São oferecidas as opções de 2,5, cinco ou dez quilômetros de percurso aos atletas, que podem realizar as inscrições pelo site www.ativo.com até a próxima quarta-feira, 27. O percurso terá como base a Avenida José Pires Barroso, a Via Expressa, em Olaria. Os atletas que cruzarem a linha de chegada cumprindo as determinações do regulamento, recebem medalhas. As cinco primeiras pessoas colocadas, de cada categoria, feminina e masculina nas provas de cinco e dez quilômetros receberão troféus.
Na sequência, no dia 13 de março, a Corrida da Mulher e Admiradores será uma das atrações da programação do município em homenagem às mulheres. Realizada pela primeira vez em 2012, a prova reúne dezenas de atletas, de ambos os sexos, em percursos que costumam priorizar o Centro de Nova Friburgo. Já em 24 de abril o desafio será a Eco meia maratona. Os atletas poderão escolher entre as distâncias de cinco ou 21,1 quilômetros. Ano passado, a prova reuniu cerca de 200 atletas, dentre eles representantes de diversas cidades do estado do Rio de Janeiro e de outras partes do Brasil.
Praticamente dois meses depois, no dia 25 de junho, o distrito de Lumiar e suas belezas serão o cenário para o evento Eco Lumiar. Já no dia 24 de julho as Dez Milhas de Friburgo prometem desafiar a resistência dos corredores friburguenses e demais inscritos. A distância será de 16 quilômetros, a mesma percorrida em provas tradicionais como a Dez Milhas Garoto, no Espírito Santo.
O mês de agosto reserva para os corredores a Mini maratona intercolegial. O evento acontecerá em paralelo aos Jogos Intercolegiais, que reúnem centenas de jovens estudantes de colégios públicos e particulares de Nova Friburgo. Novidade, a Mini maratona será mais um atrativo para jovens e adultos no contexto esportivo do município. A Corrida Aniversário será outra novidade no calendário, e está prevista para acontecer no dia 18 de setembro.
Depois do sucesso em 2015, quando reuniu 200 atletas, a Friburgo Night Run terá nova edição no dia 23 de outubro. A realização de uma prova noturna sempre traz uma motivação especial. Ano passado os percursos foram de 2,5 e cinco quilômetros, e tiveram início e fim na Rua Pastor Meyer, no Paissandu. Cerca de 25 atletas de fora da cidade estiveram presentes ao evento.
Encerrando o calendário oficial de corridas com chave de ouro – embora novas competições possam ser inseridas no mesmo -, a Festa Nacional do Corredor está prevista para acontecer no dia 18 de dezembro. Na última edição, no mês passado, 180 atletas de diversos municípios do Rio de Janeiro, além de representantes de outros estados do Brasil, enfrentaram os percursos de cinco, dez e 21,5 quilômetros. Os cinco primeiros colocados nas categorias feminina e masculina receberam troféu, enquanto os primeiros de cada faixa etária da meia-maratona foram premiados. Todos os participantes que completaram o percurso também ganharam uma medalha.
O ano de 2016 marcará a 24ª edição do evento. A primeira foi realizada em 1993, e reuniu 200 atletas (na quadra da escola Unidos da Saudade. Nos três anos seguintes o evento aconteceu no Ciep Glauber Rocha, no Jardim Ouro Preto, em Conselheiro Paulino, e depois passou a ser realizado com o apoio do Sesc. A parceria foi mantida até 2007, quando a prova passou a ser realizada no Clube de Xadrez. Em 2011, o evento não aconteceu por conta do cenário desfavorável criado pelo evento climático no início daquele ano.
O evento atingiu o ápice no ano de 1997, quando a prova foi escolhida para ser equivalente à final do Campeonato Brasileiro de Corridas, em parceria com a Telebras e reuniu pelo menos mil atletas. No ano seguinte chegou a reunir atletas de 17 estados do Brasil e representantes de quatro países da América do Sul.
Deixe o seu comentário