Massimo — 19/01/2016

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Chuvas (1)

As fortes e constantes chuvas do último fim de semana representaram o principal teste à estrutura urbanística friburguense desde janeiro de 2011.

De acordo com a Defesa Civil, os pluviômetros registraram nada menos que 162,9mm de chuva no acumulado de 96 horas.

Aos menos iniciados vale frisar: o valor é bastante elevado.

Chuvas (2)

Para efeito de comparação, na tragédia de 2011 as medições registraram 259 milímetros, evidentemente concentrados num período muito menor de tempo.

Ainda assim, as chuvas deste fim de semana foram intensas o bastante para colocar a cidade em alerta máximo, e provocar mais de 40 ocorrências.

Chuvas (3)

O caso mais grave ocorreu no sábado, 16, por volta das 9h, quando uma barreira destruiu uma escola municipal e um posto de saúde em São Lourenço.

O barranco tinha cerca de 30 metros de altura.

Felizmente, um casal que estava no local do deslizamento teve apenas ferimentos leves, e foram conduzidos pelos bombeiros até o Hospital Raul Sertã.

Bola dentro

Há que se destacar ainda a boa iniciativa envolvendo a secretaria de Defesa Civil e a subsecretaria de Comunicação, que no fim de semana criaram um grupo no WhatsApp e adicionaram diversos jornalistas dos principais veículos da cidade, a fim de orientar e dar publicidade ao acontecimentos em tempo real à população.

Um grupo sério, direto, e que foi de grande utilidade num momento delicado.

Parabéns a todos os envolvidos.

Sobre os cavalos

Após cerca de cinco tentativas frustradas de conversar com o veterinário Rodrigo Furlanetto Rossi, proprietário da empresa responsável pelo recolhimento de animais de grande porte em Nova Friburgo, o Massimo teve a boa surpresa de receber uma ligação dele na manhã de ontem, 18.

E a conversa rendeu algumas informações que merecem ser compartilhadas.

Contrato

O que determina o contrato da empresa Rodrigo Furlanetto Rossi com a Prefeitura de Nova Friburgo?

“O contrato consiste na contratação especializada para captura, depósito e guarda de animais de médio e grande porte (equinos, bovinos, suínos, caprinos e ovinos) apreendidos nas rodovias estaduais (116, 130, 142, 150), nos trechos de intervenção urbana e nas vias localizadas no perímetro urbano do município de Nova Friburgo.”

Cuidados (1)

A empresa resgata e presta socorro a animais doentes ou precisando de atendimento veterinário?

“A empresa captura animais soltos ou abandonados, que possam oferecer algum risco à população. Muitas vezes esses animais chegam machucados e bastante debilitados. Os animais apreendidos que se encontram no pátio ficam sob cuidados, inclusive de veterinários da empresa. Mas não dispomos de um serviço de emergência ou médico veterinário de plantão para atendimentos de animais acidentados ou doentes nas ruas.”

Cuidados (2)

“Esta não é função nem responsabilidade da empresa. Mas, mesmo não sendo, procuramos dar todo o apoio necessário em casos como o ocorrido no dia 14. Nossa equipe esteve quatro vezes no local (15h30, 19h, 23h e 6h do dia 15), mas a dificuldade de acesso ao local, a forte chuva e o fato do animal estar caído dificultaram muito a realização de seu resgate a tempo.”

Detalhes (1)

Qual é o valor pago mensalmente pela Prefeitura à empresa?

“R$ 22.300”

De quantos funcionários e caminhões a clinica dispõe?

“A equipe é composta por dois funcionários fixos, responsáveis pela captura dos animais e pela manutenção do pátio, um funcionário só para o pátio e free lancer que é chamado para a otimização do serviço ou sempre que a ocorrência é mais complicada. Todo o serviço é feito sob minha supervisão.”

Detalhes (2)

O serviço é 24 horas?

“Sim, 24 horas, todos os dias.”

Qual a média mensal de animais recolhidos?

“No início do nosso trabalho em Nova Friburgo, a partir de junho de 2014, apreendíamos uma média de 20 animais por mês, mas chegamos a capturar 30 animais. Atualmente temos uma média de 20 ocorrências e dez apreensões por mês.”

Procedimento

O que acontece com esses animais recolhidos?

“Os animais recolhidos ficam sob nossa guarda e cuidados no pátio de apreensão à espera da identificação do proprietário por, no máximo, 60 dias. Após este prazo os animais são disponibilizados para adoção pela Prefeitura de Nova Friburgo.”

Animais com evidências de maus tratos também são devolvidos aos responsáveis?

“Os animais são devolvidos aos respectivos proprietários independentemente de seu estado geral”.

Futuro

Como de hábito em nossa sociedade, parece evidente que o serviço foi contratado e é mantido para dar tratamento a um “problema”, tendo em vista a proteção e o conforto da população.

Mas, dada a crescente representatividade em nossa cidade de protetores e simpatizantes da causa animal, é de se esperar que o próximo contrato assegure a devida assistência veterinária aos animais recolhidos, e que diante de sinais de maus tratos também disponibilize uma perícia capaz de assegurar a necessária proteção à vítima.

Apesar das discordâncias, o Massimo agradece ao veterinário Rodrigo Furlanetto pelos esclarecimentos.

Unanimidade solidária (1)

Qualquer assunto que consiga mobilizar todos os vereadores em tempos de plenário tão dividido merece ser observado com cuidado.

É o caso, por exemplo, da Clínica Santa Lúcia, que vem sofrendo seguidamente com atrasos nos repasses a que tem direito, levando ao desespero profissionais e pacientes.

Unanimidade solidária (2)

Diante da situação, o vereador Cláudio Damião elaborou e enviou ofício ao prefeito Rogério Cabral solicitando “atenção especial ao caso”, no que teve o apoio de todos os demais parlamentares.

O documento acrescenta ainda que “os serviços prestados por aquela unidade são imprescindíveis e de suma importância para centenas de famílias que não podem ficar sem os atendimentos por ela oferecidos”.

A coluna também já foi procurada por profissionais da clínica, e endossa o esforço dos vereadores.

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.