Pelo menos 27 questões das provas objetivas de nível fundamental, médio e superior do concurso público da Prefeitura de Nova Friburgo foram anuladas e oito questões tiveram o gabarito alterado depois que candidatos apresentaram recurso no site da Exatus (www.exatuspr.com.br), empresa organizadora do certame.
Algumas questões foram eliminadas das provas por causa erros nos enunciados; outras porque não apresentavam resposta correta nas alternativas; e também porque o conteúdo cobrado em determinadas questões não estava previsto no edital.
A lista com as perguntas que foram canceladas ou que tiveram o gabarito alterado pela examinadora foi divulgada esta semana no site da Exatus. Veja no link http://goo.gl/o5Yokh.
Alguns candidatos, porém, não conseguiram convencer a banca examinadora. “No dia 23 de dezembro, durante a primeira fase do período de recurso, enviei um pedido de anulação da questão 19 da prova azul do cargo de instrutor de inclusão digital porque ela foi mal formulada. A questão não informava o nome do município, portanto, não estava claro se os dados se referiam ao município de Nova Friburgo. O conteúdo programático do edital constava não só os dados de Nova Friburgo, mas também do estado do Rio de Janeiro e do Brasil. Infelizmente a banca examinadora não anulou a questão”, lamenta o candidato Mayko Ferreira da Silva.
Na última terça-feira, 12, terminou o prazo para que candidatos apresentassem recurso contra as questões que foram anuladas ou que tiveram o gabarito alterado pela banca examinadora. Ainda não há data para a divulgação do gabarito final, mas a comissão do concurso público da Prefeitura de Nova Friburgo informou que a classificação geral dos candidatos que fizeram as provas objetivas de nível fundamental, médio e superior pode ser divulgada nesta semana pela Exatus.
“A partir de então, serão divulgados os editais de convocação para a segunda etapa - prova de títulos e o teste de aptidão física, que ocorrerão antes da prova prática, observando-se a exigência de cada cargo”, esclarece a nota. É importante lembrar que os contratos dos mais de 500 funcionários temporários da Prefeitura vencem no próximo dia 31.
Em setembro do ano passado, o prefeito Rogério Cabral conseguiu autorização do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e da Câmara de Vereadores para prorrogar por mais 120 dias o período de permanência dos comissionados na administração municipal, devido ao atraso na realização do concurso público. O governo municipal precisa cumprir o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado com o MPRJ que exige a substituição dos temporários por funcionários concursados.
Segunda fase do concurso
Depois da etapa de provas objetivas — que foram aplicadas nos dias 13 e 20 de dezembro — os candidatos aos cargos de nível superior poderão acrescentar pontos a nota final se participarem da prova de títulos, que consiste na entrega de certificados e diplomas de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado). Os inscritos no cargo de professor, cujo requisito mínimo é nível médio com formação de professor, poderão participar da prova de títulos se tiverem diploma de graduação.
Haverá também prova prática obrigatória para os candidatos aprovados na prova objetiva para os cargos de calceteiro, carpinteiro, costureira, cozinheira, eletricista, instrutor de artesanato, instrutor de corte industrial, jardineiro, mecânico, merendeira, operador de esteira, operador de máquina rolo compressor, minicarregadeira e retroescavadeira, operador de motoniveladora, operador de usina de asfalto, pedreiro, pintor e serralheiro.
Os candidatos aos cargos de agente de limpeza pública, auxiliar de serviços de sepultamento, auxiliar de serviços gerais, calceteiro, carpinteiro, guarda municipal, jardineiro, servente de obras e trabalhador braçal também farão teste de aptidão física.
A data, o local e horário da prova de títulos, da prova prática e do teste de aptidão física serão divulgados no site da Exatus. Não há um cronograma no edital do concurso da Prefeitura de Nova Friburgo, por isso, os candidatos precisam ficar atentos para não perderem os prazos das próximas fases do certame.
Mais de 30 mil pessoas se inscreveram para concorrer a 868 vagas distribuídas em quatro níveis diferentes de formação, com remuneração variando entre R$ 807 e R$ 3 mil. Além das vagas que serão preenchidas imediatamente, o concurso formará um cadastro reserva de candidatos, cujo prazo de validade será de dois anos a contar da data da publicação do ato de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.
Deixe o seu comentário