A conteceu na quarta-feira, 28, a instalação da Comissão Municipal do Sistema Firjan em Teresópolis. Diversos empresários de áreas distintas compareceram ao evento que, na opinião de seus participantes, foi um sucesso. A Comissão servirá para criar um fórum de discussão em que seus participantes poderão expor dificuldades para que, ajudados pelo Sistema Firjan e apoiados pela Representação Regional do Centro-Norte Fluminense, com base em Nova Friburgo, encontrem facilidades para a resolução de problemas que dificultam a vida das indústrias.
Estiveram presentes ainda o presidente do Sistema Firjan, Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, o presidente da Representação Regional da Firjan no Centro-Norte Fluminense, Carlos José Ieker, além do prefeito de Teresópolis, Jorge Mário Sedlacek, e de alguns secretários municipais. Eduardo Eugênio lembrou a forte atuação da Firjan nos municípios vizinhos a Teresópolis, e afirmou que, a partir de Nova Friburgo, o Sistema pretende estender o seu apoio à indústria de Teresópolis. Carlos Ieker destacou a importância do associativismo como forma de enfrentar os principais problemas empresariais.
Logo após a apresentação da Firjan para os presentes, feita pelo diretor geral do Sistema Firjan, Augusto Franco, os empresários puderam expor os principais problemas encontrados. A maior parte destacou a inexistência de um espaço para a instalação de um local destinado exclusivamente às indústrias e ainda a falta de capacitação profissional.
Para o prefeito, já estava mais do que na hora a criação de um fórum como esse. De acordo com Jorge Mário, é uma parceria que pode ser muito positiva tanto para a indústria local quanto para o município. “A nossa expectativa com a instalação dessa representação da Firjan em Teresópolis é que a gente possa estabelecer uma estratégia de desenvolvimento econômico para o nosso município. Além disso queremos trazer também ações na área social através do Sesi e do ensino profissionalizante através do Senai para o nosso município. Com isso se inaugura um novo tipo de relação entre o governo municipal e a Firjan para o desenvolvimento de nossa cidade”, disse.
Segundo o empresário Ladmir Carvalho, diretor executivo da Alterdata Tecnologia em Informática, a criação desta comissão é importante para uma maior articulação do setor. Além disso, com essa iniciativa Ladmir crê que haverá uma união maior entre poder público e indústrias. “A iniciativa é fantástica. As empresas daqui da cidade precisam de muito apoio, pois há uma desunião entre elas e o poder público. Uma instituição forte como a Firjan pode ser esse elo”, finalizou.
Após a reunião, autoridades e empresários almoçaram juntos para trocar ideias sobre o início dessa parceria. A Comissão Municipal do Sistema Firjan em Teresópolis deverá se reunir no dia 11 de fevereiro em hora e local ainda a serem divulgados. A fim de encaminhar soluções e articulações para as suas demandas, os empresários de Teresópolis se farão representar na reunião mensal do Conselho Empresarial da Representação Regional, em Nova Friburgo.
Deixe o seu comentário