Massimo — 13/01/2016

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Nota

Como a coluna já havia antecipado, a presidência da Câmara Municipal enviou nota a respeito do levantamento de frequência dos vereadores friburguenses publicado na edição do último fim de semana de A VOZ DA SERRA.

Aspas

“A Presidência da Câmara de Nova Friburgo esclarece e acrescenta aos fatos publicados na matéria veiculada no jornal A Voz da Serra - edição de 09 a 11 de janeiro de 2016 - com o título "Transparência: confira a frequência de cada vereador ao longo de 2015" que grande parte das ausências dos vereadores durante as sessões ordinárias são justificadas, já que diversas vezes os parlamentares estão em compromissos externos representando o Poder Legislativo local, dentre eles viagens à Brasília e ao Rio de Janeiro, buscando verbas, recursos e outros benefícios para o município de Nova Friburgo.”

Fora de contexto

Em essência, a mensagem da nota da presidência já se encontrava no corpo da matéria que acompanhava o levantamento.

Ao que tudo indica, no entanto, houve quem divulgasse apenas parte da matéria, retirando alguns indicadores do contexto em que foram obtidos.

Fica, portanto, mais uma vez o esclarecimento.

Concurso municipal (1)

A comissão do concurso público da Prefeitura de Nova Friburgo informa que aguardou até ontem, 12, pelo término do prazo de recurso à última divulgação de gabarito.

A partir de agora a empresa (Exatus) finalizará a classificação geral da prova objetiva e repassará as informações, inclusive, quanto ao edital de convocação para a prova de títulos e o teste de aptidão física (TAF), que deverão ocorrer antes da prova prática, observando-se a exigência de cada cargo.

Concurso municipal (2)

A comissão do concurso acredita que ainda esta semana seja divulgada a classificação.

Na semana que vem, por sua vez, espera-se que seja expedido o edital de convocação para a segunda etapa.

O Massimo deseja boa sorte a todos os candidatos.

Cidade Limpa (1)

A audiência pública sobre o projeto Cidade Limpa, realizada ontem, 12, na Câmara Municipal, serviu para deixar duas certezas.

A primeira é de que o mérito inicial do projeto - ou seja, a moralização das placas publicitárias e afins na cidade - tem apoio quase unânime nos diversos setores da sociedade.

A segunda certeza é de que é igualmente unânime o sentimento de que a lei apresentada pelo Executivo foi mal preparada e redigida, e em seu formato atual cria mais problemas do que soluções.

Cidade Limpa (2)

O Massimo entende que, diante dos problemas apresentados, a tendência atual é de que o projeto seja retirado de pauta na próxima oportunidade, a fim de que um novo projeto possa ser construído junto aos diversos setores da sociedade em tempo hábil e, aí sim, apresentado como um projeto de lei.

Melhor solução não há.

A conferir

Pagando o pato (1)

Todo mundo reclama em tempos de crise, mas a verdade é que grande parte das pessoas arruma um jeito de repassar os próprios prejuízos, gerando uma bola de neve que invariavelmente explode no colo do consumidor final, que não tem o poder de reajustar as próprias fontes de receita.

Pagando o pato (2)

No estado do Rio de Janeiro, como não é segredo algum, a situação financeira beira a ingovernabilidade, dada a quantidade de reveses em cascata, e também a imprudência administrativa de empenhar as próprias contas como garantia a credores em tempos de vacas gordas.

Ou falsas gordas, como agora, olhando em perspectiva, parece ter sido o caso.

Pagando o pato (3)

O fato é que inúmeros servidores, entre os quais muitos aposentados ou inativos, ainda não receberam seus salários de dezembro - e não estamos aqui falando da segunda metade do décimo terceiro não. É o salário mesmo.

Apesar da data base no início do mês, este pagamento havia sido prometido para o sétimo dia útil, também conhecido como ontem, 12.

Fala-se agora que o depósito será feito no dia 15.

É esperar para ver…

Atrasos eletrônicos

Não param de chegar reclamações à caixa de e-mails do Massimo por parte de empresas que não estão conseguindo emitir notas fiscais eletrônicas a partir do novo sistema disponibilizado na página da prefeitura na internet.

Em alguns casos a página tem saído do ar, noutros surge a alegação que existem diferenças de alíquota, e por aí vai.

Contadores da região estão fazendo fila no Palácio Barão de Nova Friburgo, e o Sebrae tem ajudado a resolver algumas das pendências.

Mas, para muitos, ainda não foi possível emitir uma única nota em 2016.

Superação

Apesar da tristeza do aniversário dos cinco anos da tragédia, ainda há notícias que nos alegram.

Reportagem publicada ontem, 12, pela revista Exame em sua página na internet abordou a história de sucesso da indústria da moda íntima friburguense, que conseguiu se reerguer após 2011.

Uma bela história de superação, que nós conhecemos bem de perto.

Zico na serra?

Arthur Antunes Coimbra, o Zico, é aguardado em Nova Friburgo nesta quinta-feira, 14.

A visita foi divulgada pela ONG Zico 10, que mantém um núcleo esportivo no distrito de Riograndina.

Os detalhes da agenda do craque, contudo, ainda não foram divulgados.

Novidades?

Nos corredores do governo surge a conversa de que pode haver mudanças a caminho do plenário na Câmara Municipal.

É esperar para ver, mas ninguém deve se surpreender se o Legislativo ganhar mais uma representante feminina nos próximos dias.

Foto da galeria
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.