Nas primeiras semanas de trabalho, a bola, companheira e instrumento principal de trabalho dos jogadores de futebol, por momento torna-se apenas um detalhe. A ênfase na parte física e a preparação para a temporada que está por vir exigem do atleta muito mais do que uma bela jogada ou um chute para balançar as redes. No Friburguense, o ritmo de treinamento é intenso, sempre sob comando e supervisão da comissão técnica.
As atividades da última semana, a segunda de trabalho no clube, avançaram até a manhã de domingo, 20, quando o técnico Gerson Andreotti comandou o primeiro treino coletivo da pré-temporada.
Ainda no sábado, 19, o preparador físico Paulo Cesar Fagundes, em um primeiro momento, fez a parte do aquecimento, com direito a alguns saltos e piques utilizando apenas metade do campo. Também à esquerda das sociais, na sequência, teve início o trabalho com bola. O elenco foi divido em dois grupos: o primeiro com laterais, zagueiros e volantes, e o segundo formado por meias e atacantes. Dentre eles, Bernardo Ribeiro e Jefinho, dois reforços já confirmados pela diretoria tricolor.
Em grupos de três, os atacantes buscavam finalizar ao gol defendido por Afonso e León, que se revezavam. Contra eles, apenas dois zagueiros. Na sequência, houve um mini-coletivo em campo reduzido, com a participação de um coringa e apenas dois toques na bola válidos para cada jogador. Destaque para a participação de todos os jogadores recém-promovidos da base. Bruno, Cadão, Diego Guerra, Flavinho, Jorge Luiz, Bidu, João Victor e Caíque, alguns dos jogadores que compõem a espinha dorsal do Friburguense, também participaram.
Primeiro coletivo no domingo
Depois de duas semanas de trabalho, os jogadores realizaram o primeiro treino coletivo desde a reapresentação. Como é natural, o ritmo foi menos intenso do que de costume, como consequência da preparação física reforçada. A atividade, realizada no estádio Eduardo Guinle, durou pouco mais de uma hora. Diversas alterações foram feitas no decorrer do treinamento, com a utilização dos garotos da base e atletas em fase de observação. Sem poder contar com todas as peças do elenco, Andreotti escalou o time titular com Afonso, João, Cadão, Diego Guerra e Flavinho; Bidu, João Victor, Jefinho e Jorge Luiz; Caíque e Lohan, autor do gol da vitória por 1 a 0.
Romulo, Ziquinha e Sergio Gomes foram liberados ainda no sábado para participarem de um jogo beneficente, em Vitória, e voltaram a treinar em Nova Friburgo nesta segunda-feira, 21.
A rotina de treinos prossegue até amanhã, 23. A expectativa é que o Frizão apresente, pelo menos, mais dois reforços depois do Natal. O goleiro Marcos retorna logo após o Natal, e deve se reapresentar com o restante do grupo no próximo sábado, 26. O campeonato carioca de 2016 terá início no último fim de semana de janeiro. O Friburguense aguarda a definição da data exata do jogo de estreia contra o Macaé, no estádio Eduardo Guinle.
Deixe o seu comentário